Quarta-feira , Abril 10 2024

QUINTAS DE SIRLYN AGROTURISMO DE REFERÊNCIA

Pela fusão das antigas quintas das Cerejeiras e do Linhar, em Santa Ovaia de Cima (Canas de Santa Maria), deram-lhe os seus proprietários o nome de QUINTAS DE SIRLYN (feita a respetiva adaptação por motivos de marketing).

É um extenso espaço agrícola, onde predomina a vinha com castas da região. Mas o pomar e o olival, completam o conjunto em franca expansão.

As Quintas vieram à posse do atual proprietário por herança de sua Mãe, D. Céu Videira, que era natural da localidade.

O Engº. Augusto Teixeira, engenheiro eletrotécnico, nunca teria pensado, certamente, inverter totalmente o caminho da vida profissional corresponcor quintas de sirlync (1)dente à sua formação académica, para vir a ser um empresário agrícola. Mas, depois de ter trabalhado na área, em Portugal mas também nos quatro cantos do mundo, viu aqui um novo chamamento.

Durante alguns anos ainda foi tratando as vinhas para vender a uva, mas coisa trabalhosa e pouco rentável, até pela dificuldade de receber atempadamente o retorno da despesa. Perante isso, duas soluções se apresentavam; ou investir na produção de vinhos e exploração das quintas por conta própria, ou arrancar as vinhas. Optou pela primeira e, ao que nos foi dado ver, o sucesso começa a aparecer no horizonte.

VISITA ÀS QUINTAS DE SIRLYN

O Engº. Augusto Teixeira recebeu-nos simpaticamente na visita que fizemos, motivo para conhecer uma empresa agrícola que se desenvolve no nosso Concelho, mas que muita gente no Concelho não conhece. Mas motivo, também, para conhecer por dentro o que ali sinterior (1)e passa e o que as Quintas oferecem, de modo a levar aos nossos leitores um empreendimento que já pode considera-se de referência.

Para além das vinhas, o pomar de macieiras e o olival são igualmente elementos que ajudam a alargar a comercialização dos produtos ali produzidos, ou até a sua transformação, caso dos doces e compotas, também ali confecionados.

Para além disso, como referiu o Engº. Augusto Teixeira, há também o vasto espaço de mata para exploração de lenhas e outros aproveitamentos das árvores. E lembrou que as matas têm, nosso país, um potencial enorme, mas nem sempre aproveitado e rentabilizado.

Já que as Quintas têm um variado potencial, a preocupação é tirar delas o melhor proveito.

PRODUÇÃO DE VINHO – UMA APOSTA JÁ COM SUCESSO

Feita a opção, definido o projeto e criadas as infraestruturas, o ano de 2012 foi o primeiro ano de em que as Quintas apresentaram ao público o resultado da sua produção. Embora de produção maioritariamente de vinho tinto, com a designação de rótulo de QUINTAS DE SIRLYN, o branco e rosado, com a designação de SANT’ OVAYA, fazem também parte da oferta, e qualquer deles de muita qualidade.

Cada um com as caraterísticas próprias que as castas da região ajudam a enobrecer, dos terrenos e da exposição solar, o Rosado, por exemplo, menos comum entre nós, não ficará atrás de outras marcas já consagradas no país.

Ainda que o tempo decorrido seja pouco, pode adivinhar-se que o fator qualidade irá impor-se no mercado e ganhar o estatuto de vinho do Dão de grande qualidade.

Por outro lado e para dar melhor resposta à produção, interior (2)está em projeto a construção de uma nova adega.

A sua comercialização está ser feita sobretudo para restaurantes e lares (embora com a intenção de alargar a oferta), feita quer em garrafas, quer em boxes de 20 e de 5 litros, sendo esta forma a mais vendida sobretudo para lares.

CASA DO LINHAR

Fazendo parte das quintas e completando o espaço agrícola, a CASA DO LINHAR oferece o conforto, envolvência e bem-estar, requisitos de bem servir que os turistas procuram em espaço de turismo rural.

A procura, principalmente por parte de estrangeiros, faz crer que esta é também uma aposta ganha. Ali, acompanhando ou não a “vida” das Quintas, os clientes, para além da dormida, podem ter refeições completas em ambiente familiar, ou só pequeno-almoço.

A proximidade de locais de referência – Tondela, Caramulo, Viseu, e no verão podendo ainda desfrutar de uma agradável piscina, são motivos acrescidos para procurar aquela unidade para repouso, lazer e descoberta da região.

De regresso, podem ainda levar dali (e levam frequentemente), vinhos, doces, azeite e fruta, enriquecendo assim a sua passagem pelas QUINTAS DE SIRLYN e pelo nosso território.

LOJA DE VENDAS EM TONDELA

Na Rua Comendador Alberto Cardoso de Matos – Centro Comercial Arlema, encontra-se aberta ao público uma Loja de vendas, não só dos produtos das Quintas (vinhos, azeite, doces e fruta da época), mas interiortambém de outros produtos e outras marcas, de que se destaca a exposição variada de louça preta de Molelos.

A ideia da Loja, como nos disse o Engº. Augusto Teixeira, é sobretudo para dar a conhecer o que as Quintas oferecem ao consumidor, aproveitando ao mesmo tempo, para rentabilizar o espaço com outros produtos.

Desta visita, que gostosamente relatamos aos nossos leitores, fica-nos a ideia de mais um empreendimento que, partindo da iniciativa e da criatividade, embora sendo uma empresa familiar, mas empregando diversas pessoas com caráter sazonal, será mais um contributo para o desenvolvimento rural em que o Concelho está apostado.

JAL

Veja Tamém

CENTRO DE SAÚDE DE TONDELA – DOIS ANOS À ESPERA QUE AS OBRAS COMECEM

Em 1 de junho de 2021 a Câmara Municipal de Tondela, anunciava que “tem em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *