PROJETO “AMIGOS DA BIBLIOTECA/ ATELIER INCLUSIVO DE LEITURA E EXPRESSÃO PLÁSTICA”

O projeto “Atelier Inclusivo de Leitura e Expressão Plástica”, que resulta da parceria entre a Biblioteca Escolar, o Dep. de Educação Especial e demais alunos e professores do clube dos “Amigos da Biblioteca”, visa contribuir para a construção de uma Escola Inclusiva, em conformidade com os pressupostos enunciado na Declaração de Salamanca (Unesco,1994):

“O princípio fundamental das escolas inclusivas consiste em todos os alunos aprenderem juntos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem. Estas escolas devem reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos seus alunos, adaptando-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir um bom nível de educação para todos (…).”

A Biblioteca Escolar é uma estrutura formativa ao serviço das aprendizagens e da construção do conhecimento, em consonância com os objetivos educativos e curriculares da escola, com um papel fulcral na promoção da leitura e das literacias. Assim, a biblioteca escolar, pela sua constituição, organização e dinamização, deve responder às solicitações de uma escola que se pretende cada vez mais inclusiva, indo ao encontro das necessidades de todos os alunos.

Neste contexto, o projeto “Amigos da biblioteca/ Atelier Inclusivo de Leitura e Expressão Plástica” pretende ser um espaço direcionado para todos os alunos, com particular atenção aos alunos abrangidos pelas medidas adicionais previstas no artigo 10.º do DL 54/2018, promovendo a interação e aprendizagem cooperativa entre alunos com perfis de aprendizagem diferenciados.

Este projeto conta já com 12 anos de existência, na Escola Secundária de Tondela, e ao longo dos anos têm sido desenvolvidas atividades diferenciadas, de forma flexível, acompanhando as alterações legislativas, as orientações curriculares e organizacionais internas e os recursos disponíveis na escola/ biblioteca. Destacamos algumas dessas atividades:

– leituras, dramatizações e construção de adereços, verdadeiros objetos contadores de histórias, para animar a leitura da “Hora do Conto”, para os alunos dos Jardins de Infância, quando os mesmos vêm visitar a Biblioteca da “escola dos grandes” – a Escola Secundária de Tondela.

– realização de exposições temáticas, na Biblioteca, com aplicação de técnicas diversas no âmbito da área das expressões. São utilizados materiais diversificados, levando muito em consideração o aproveitamento e reutilização de materiais residuais.

– participação em projetos da Biblioteca, envolvendo parceiros internos e externos: Miúdos a Votos; Laços de Leitura, Música e Ternura (diálogo e partilha intergeracional entre os alunos e utentes dos lares de idosos do concelho); Workshops de cinema, na Biblioteca, com o Cine Clube de Viseu; outros.

– programa de mentorias: alunos mentores acompanham e apoiam os seus mentorandos na realização das atividades, na Biblioteca ou no Centro de Apoio à Aprendizagem, conjuntamente planeadas pelos alunos, após formação inicial conduzida pela professora bibliotecária e professoras de educação especial.

– tarefas inerentes ao dia-a-dia da organização da Biblioteca Escolar, como por exemplo: atendimento aos utilizadores, colocação dos livros devolvidos, após empréstimo, no sítio correto da estante – o que implica conhecimento da CDU, do sistema ColorAdd e de regras elementares de catalogação: os alunos mentorandos são orientados pelos alunos mentores.

O projeto “Amigos da Biblioteca/ Atelier Inclusivo de Leitura e Expressão Plástica” foi distinguido com o SELO ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA, nos anos letivos de 2022/23 e 2023/24.

Elisa Figueiredo, Paula Machado e Sofia Morgado

Veja Tamém

CARAMULO MAGIC TRAIL PERCORREU A SERRA

O Caramulo Magic Trail decorreu no fim-de-semana 5 e 6 de abril, com cerca de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *