Terça-feira , Abril 9 2024

PÓVOA DA CATARINA – FESTA DA SENHORA DAS CANDEIAS

Conforme a tradição, no dia 2 de Fevereiro, realizou-se a Festa em Honra de Nossa Senhora das Candeias.

No quadragésimo dia após dar À luz, (segundo a lei de Moisés), as parturientes deveriam apresentar-se no templo, com o filho e assim purificar-se.

Honrando a data em que Nossa Senhora e S. José, se apresentaram diante do sumo sacerdote, para cumprir o seu dever e apresentar o menino Jesus; os antepassados da Povoação de Povoa da Catarina, fundaram uma Irmandade de Nossa Senhora da Purificação.

È certamente um dos mais importantes motivos de orgulho, desta terra, que tem por Padroeira aquela que mais tarde, passou a ser designada por Nossa Senhora das Candeias.

O Cruzeiro da localidade, tem na almofada da face voltada para a via, uma inscrição, com a seguinte tradução:

“Esta irmandade foi instituída no ano de 1636 “.

A Junta de Freguesia, em colaboração com a Câmara Municipal, levou a efeito obras de requalificação, do espaço envolvente ao cruzeiro, dignificando o importante legado. Foi aplicada uma placa identificativa do monumento.

Apesar das condições atmosféricas desfavoráveis, muitos foram os habitantes e outros forasteiros, que rumaram á Capela para venerarem Nossa Senhora.

O Templo primorosamente decorado pelas mordomas, foi pequeno para acolher tantos fieis.

A celebração foi presidida pelo nosso Pároco Antónios miguel do outeiro sra das candeias (2) Carlos, e contou com a animação musical do grupo coral local.

Após a homilia, foi benzida a nova Imagem de Nossa Senhora das Candeias.

A original, apresenta significativa degradação, não reunindo condições para ser movimentada, daí terem optado por adquirir uma réplica, para poder ser utilizada nas solenes procissões.

Embora com algumas diferenças, mantém a identidade.

Devido à chuva, a procissão com os andores de Nossa Senhora das Candeias, Menino Jesus, Santa Bárbara e S. Macário foi adiada para o próximo domingo, pelas 15H00.

Durante a tarde, os devotos que afluíram à capela, além da veneração, puderam apreciar a beleza da exuberância e singularidade do conjunto de talha que a enobrece e os magníficos arranjos dos andores.

O recinto da festa, tornou-se num agradável ponto de encontro entre as pessoas que ali acorreram, tendo ao seu dispor, vários espaços para comerem e beberem e comércio de vários artigos.

Salomé Almeida

Veja Tamém

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “HISTÓRIAS QUE FICARAM DUM TEMPO QUE SE FOI”

A tarde do passado domingo, dia 24 de Fevereiro, ficará na memória de muitos, pelo …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *