Terça-feira , Abril 9 2024

Pedro & Peixe, Lda – DE TONDELA PARA MATOSINHOS UM EXEMPLO DE TRABALHO E SUCESSO NO COMÉRCIO DO PEIXE

Quando chegámos à doca de Matosinhos o cheiro a maresia e peixe, e o bando de gaivotas que por ali voavam enquadraram o que iríamos visitar.
A doca de Matosinhos é grande, com muitos armazéns que apresentam o desgaste natural de estar junto ao mar. Mas um armazém destaca-se pela sua cor clara e arranjada e sobretudo pelo mural que dá nas vistas, é o armazém da jovem empresa Pedro & Peixe, Lda, que nasceu em 2013, pelas mãos do Pedro Marques, natural de Molelos e filho de Eduardo Dias Marques e de Ilda Marques e da sua esposa Teresa Peixe especializada na comercialização e distribuição de peixe.
A ligação ao mar está presente na vida do casal há cerca de 25 anos. O Pedro começou a trabalhar na empresa dos Coimbras no Botulho, e aos 18 anos rumou a Matosinhos, continuando na mesma actividade, e ela, como nos disse “foi criada na banca do peixe” com a mãe.
Por isso, com naturalidade e num momento de insatisfação profissional, anos mais tarde Pedro Marques entendeu avançar com negócio próprio, no ano de 2013.
Com cerca de vinte trabalhadores a empresa já apresenta um volume de negócios considerável, e comemorou no mês de Fevereiro, 7 anos, distinguindo-se pela qualidade dos produtos que comercializa, orgulhando-se dos parceiros que escolheu para o decorrer do seu percurso, mas sobretudo da equipa que têm dia após dia a trabalhar ao seu lado.
Foi com curiosidade que o jornal “Folha de Tondela” foi “provar” um pouco do sucesso dos nossos conterrâneos, que abraçam noutras paragens, projectos de sucesso, dando exemplo que com trabalho, humildade e empenho se pode chegar longe.
Aliás, o Pedro tem muito orgulho das suas raízes tondelenses e destaca a “humildade das pessoas de Tondela”, que chegam onde chegam e conseguem fazer alguma coisa “tem haver com os princípios que lhes foram ensinados”, com a capacidade e com a coragem de construir coisas novas nos grandes centros onde a concorrência é maior, frisa ainda “na doca pesca não há nenhum empresário de Matosinhos, todos são empresários de fora”.

ESTA EMPRESA FUNCIONA COM RIGOR, TRANSPARÊNCIA, LEALDADE E CUMPRIMENTO DA PALAVRA
A vida de quem trabalha com o mar não é fácil, mas como diz a frase do mural do armazém da empresa “por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota no mar, mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. Com a concorrência grande no sector, o fator diferenciador da empresa Pedro & Peixe, Lda é a qualidade, o serviço bem prestado, uma equipa empenhada, o rigor, a transparência e o cumprimento da palavra. Pedro disse-nos “a empresa prefere sair prejudicada do que prejudicar o cliente”, são estes valores que Pedro e Teresa defendem para serem diferentes no mercado.
O empresário de Tondela disse-nos que “trabalhamos com salmão vindo directamente da Noruega e peixe que vem do oceano Atlântico, mar mediterrânico e mar báltico”. Todos estes produtos são controlados, como nos disse Teresa Peixe.
Com efeito, uma das áreas em que a empresa se destaca é no controlo sanitário, é uma das poucas que tem um Número de Controlo Veterinário e com um veterinário nos quadros.
É aqui que o jovem casal fala da necessidade dos países controlarem a captura das espécies, dando como exemplo o caso da sardinha “se gastarmos todos os recursos de uma vez, eles vão esgotar-se mais depressa”.
Outra preocupação da empresa é que não haja uma grande oscilação do preço do peixe “temos a preocupação de praticar um preço estável”.
O foco da empresa é procurar a máxima qualidade do produto a um preço competitivo “o nosso cliente quando nos procura sabe de antemão o trabalho de organização, pesquisa e claro, respostas de mercado.”
Pedro & Peixe procura acima de tudo “promover a satisfação do nosso cliente”, e ao mesmo tempo permitir que possam conhecer o circuito e fases de todo o processo até à comercialização do pescado, desde a pesca até que chega a Matosinhos.
Este processo tem sido consolidado nestes sete anos e foi preciso muito trabalho, como realça a Teresa destacando o mérito do seu marido “o ritmo de trabalho que o Pedro tem eu não consigo, não sei onde ele vai buscar energia psicológica e física de segunda a sábado”. Com efeito, o Pedro inicia o seu dia às 2 horas da manhã e terminando pela tarde dentro, exigindo em termos pessoais uma grande dedicação que lhe tira algum tempo para estar com os filhos, mas Pedro destaca que é isto que distingue a empresa, realçando o empenho também de todos os funcionários, que têm sempre mostrado uma grande dedicação “trabalhando todos com a mesma farda, todos por igual”. (talvez por isso todos usem uma farda azul).
O nosso conterrâneo realça ainda que para ele é importante que os seus colaboradores se sintam bem na empresa “eu gosto que os meus colaboradores estejam satisfeitos por estar aqui e prezo diariamente por isso”.

PROJECTOS PARA O FUTURO
Consolidada a confiança dos clientes nestes sete anos, a empresa está preparada para expandir a sua actividade empresarial para outras zonas do país, sobretudo no sector das pescas, como seja Aveiro, Figueira da Foz e Peniche. Para estar mais perto do peixe, primando pela qualidade tão importante neste comércio.
Também tem de mudar o logótipo da empresa de dois peixes para três, porque a Teresa está grávida de um terceiro filho, contribuindo também eles na natalidade, para o progresso do país, afinal o nosso conterrâneo Pedro, que preza muito a família e os conselhos dos pais, tem no seu carácter a honradez, a resiliência e a fé, porque como nos disse é católico e por isso, acredita que tudo vai correr bem, e trabalhar sempre melhor para que o serviço que presta seja cada vez mais de excelência e de qualidade.
Quanto a nós, só nos resta agradecer a simpatia, a amabilidade com que nos receberam, e agradecer o entusiasmo e a esperança transmitida, valores que fazem falta a um país de descobridores e marinheiros.
MJJ

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *