Terça-feira , Abril 9 2024

PARQUE URBANO RECEBEU O TONDELA BRANCOS

Realizou-se nos dias 1, 2 e 3 de julho, no Parque Urbano de Tondela, o Tondela Brancos, que este ano voltou ao formato presencial, depois de dois anos em formato digital devido à pandemia.

Para além de uma mostra de vinhos dos produtores presentes, no recinto do evento decorreram vários showcookings. O primeiro foi levado a cabo pelo chef e músico Miguel Gameiro, que para além de cozinhar também cantou. Estiveram presentes também enólogos de renome como Carloto Magalhães, Osvaldo Amado, Bruno Valente ou Carlos Silva, este último natural do concelho. No recinto funcionaram ainda dois restaurantes, o da Escola Profissional de Tondela e o Restaurante ACERT – Sabores e Cultura.

Na abertura deste certame, que decorreu no final da tarde de sexta-feira, dia 1 de julho, estiveram presentes, a presidente da Câmara Municipal de Tondela em substituição Carla Borges, vereadores, membros da assembleia municipal, presidentes de junta e outras individualidades, que puderam degustar os diversos vinhos ali presentes.

Nesta edição participam 20 produtores de vinho branco, seis dos quais do concelho de Tondela e os restantes de outras regiões do pais, que mostraram aos visitantes as suas melhores produções dos últimos anos.

Após a abertura deste evento Carla Borges referiu aos jornalistas que “temos 20 produtores de vinhos brancos, seis são do nosso concelho, e os outros são de várias regiões do país, temos uma boa mostra daquilo que é melhor produção dos vinhos brancos nacionais”.

A autarca disse ainda que o Tondela Brancos Dão “é uma aposta bem-sucedida”. Quisemos renovar o conceito do Tondela Brancos, durante os dois anos da pandemia em que tivemos o confinamento a intenção foi manter a afinidade e a ligação de quem queria participar através de edições online, mas este ano quisemos abrir o Tondela Brancos e torná-lo da comunidade”.

Referiu ainda que “trouxemo-lo para o Parque Urbano, abrimos as portas, tirámo-lo da tenda e criámos um evento em que todos aqueles que nos visitam podem participar e conhecer, provar, degustar, comprar e associamos aos vinhos também aquilo que é gastronomia com algumas bancas com produtos locais, nomeadamente os queijos e os presuntos e os enchidos”.

Carla Borges referiu ainda que a presença destes expositores “é o reconhecimento que os eventos anteriores foram eventos de sucesso, para aquilo que é a promoção das suas produções e por isso é que eles querem retomar.”

Concluiu dizendo que “os vinhos brancos cada vez mais são uma presença forte, firme e constante naquilo que é mesa do nosso dia-a-dia, das nossas refeições, mas também não só, naqueles momentos de lazer e descontração.”

 

LANÇAMENTO DE NOVOS VINHOS

A Quinta de Sirlyn, situada em Santa Ovaia de Cima, aproveitou a sua presença neste certame, para lançar um novo vinho.

Augusto Teixeira, proprietário desta quinta, referiu que “estamos a fazer hoje o lançamento do nosso vinho Reserva de 2019 e do Reserva Branco de 2017”.

Disse ainda que “estamos a lançá-los hoje na feira que é para ver o que as pessoas acham, das que têm cá vindo gostam. Este de 2017 é um vinho diferente não é para todos, dado que tem um estágio longo em pipa, é um vinho que dura muitos anos, pode durar à vontade 15 anos. O de 2019 é um vinho de consumo rápido”.

L.C.

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *