Sexta-feira , Maio 10 2024

MUNICÍPIO DE TONDELA VOLTA A APOIAR COMÉRCIO E SERVIÇOS DO CONCELHO

Em conferência de imprensa realizada no dia 16 de novembro, o Presidente da Câmara de Tondela José António de Jesus, acompanhado pelos vereadores Pedro Adão, Sofia Ferreira e Miguel torres, anunciou o apoio ao comércio e os serviços do concelho, em virtude da conjuntura atual que o país atravessa relacionada com a COVID-19. O autarca começou por referir os tempos que atualmente estamos a viver ”vivemos num contexto de angústia e incerteza diária, sem sabermos se no dia de amanhã já vislumbramos a esperança por que todos desejamos.
As prioridades são agora ditadas diariamente pela urgência de fazer face a esta pandemia que nos assola, sem ser possível assentar a nossa intervenção nos pressupostos que nos moveram, nos projetos e nas ambições que nos motivaram para este ciclo autárquico.”
Consciente do risco que o concelho de Tondela pode representar por ser industrial “pela múltipla cadeia de serviços e empresas aqui instalados, pela necessária interação com a troca de mercadoria e bens (à escala da europa), pela mobilidade diária de pessoas, que de outros concelhos aqui encontram trabalho.


Mas igualmente pelos serviços de apoio à população mais idosa, em particular pelas unidades mais concentradas existentes na vila do Caramulo, e pelas interações de famílias que cruzam vários dos seus membros em diferentes unidades de apoio privadas, ou em IPSS” o Presidente José António Jesus, reconheceu o “enorme esforço de todas as entidades para que, havendo casos positivos, de imediato seguem as regras do protocolo da DGS, limitando as cadeias e o risco para terceiros”

MONITORIZAÇÃO DA COVID-19 – MAIS DE 47 MIL TELEFONEMAS
O edil revelou que desde a primeira vaga da pandemia tendo em vista uma maior proximidade dos serviços de saúde e dos utentes, os contactos telefónicos para monitorizar os casos de Covid-19 forma mais de quarenta e sete mil, tendo o Município disponibilizado 17 telemóveis, suportando o custo destas chamadas. Foram até ao dia 12 de novembro efetuadas 29.227 chamadas e recebidas 18.678, a que que correspondem 1250 horas e 34 minutos de comunicações, o autarca salientou ainda, que tem sido “determinante” a rápida intervenção das autoridades de saúde, nos inquéritos para que seja definida a rede de contactos, ou no acompanhamento e monitorização.
O concelho de Tondela, deixou de integrar a lista dos concelhos definidos como de elevado risco, a que se aplicam as regras específicas do estado de emergência o que é positivo para a economia local e por isso José António de Jesus apelou à responsabilidade de todos para não “haver o mínimo de relaxamento! O uso da máscara, a aplicação de desinfetante nas mãos, o distanciamento de dois metros, sempre e por regra, é fulcral para não se inverter este caminho” e ainda “a par disso, o cumprimento dos adequados planos de proteção nas empresas e instituições.
Da nossa atitude e proteção dependerá a saúde de todos.”

APOIO EXTRAORDINÁRIO AO COMÉRCIO LOCAL
A pandemia nas palavras do autarca “está a arrastar o comércio de proximidade e os serviços, para um estrangulamento, com inegáveis implicações financeiras e com reflexos na nossa comunidade.
Já no final de abril, aquando da primeira vaga, o Município de Tondela tinha criado um pacote de medidas de apoio às microempresas de comércio e serviços do concelho, que haviam sido obrigados a encerrar temporariamente, em virtude da COVID-19”, num valor de mais de 40 mil euros.
Por isso o executivo camarário liderado por José António Jesus entendeu renovar e “alargar estes apoios para continuarmos a minimizar os impactos negativos da pandemia na atividade económica do concelho e, consequentemente, da população”.
Assim, será concedido apoio para o pagamento de 50% da renda mensal dos meses de novembro e dezembro de estabelecimentos comerciais, serviços e retalho até a um limite de 200 euros por mês. Estes apoios são concedidos a microempresas que tenham registado quebras de rendimentos nos seus negócios, por força da pandemia.
Será concedido apoio semelhante, 50% até ao limite de apoio de 200 euros para o mês de novembro, às microempresas de comércio, serviços e retalho, que tenham contrato de empréstimo bancário para aquisição de instalações próprias.
Estas medidas não podem ser cumulativas com igual apoio obtido junto de instrumentos de outros organismos da Administração Central.
Recorde-se que, já no final de abril, o Município de Tondela tinha criado um pacote de medidas de apoio às microempresas de comércio e serviços do concelho, que foram obrigados a encerrar temporariamente, em virtude da COVID-19.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, estes apoios visam continuar a minimizar os impactos negativos da pandemia na atividade económica do concelho e, consequentemente, da população.
“Estes são apoios extraordinários para fazer face às consequências da Covid-19. São uma ajuda para a preservação do comércio local e dos serviços, contribuindo para a manutenção de postos de trabalho”, sustentou.

APOIO ÀS FAMÍLIAS – DEVOLUÇÃO DE 20% DO IRS
José António Jesus avançou também que neste quadro absolutamente excecional, será proposta a devolução de 20% da contrapartida do IRS que cabe aos municípios, no sentido de atenuar a perda de rendimentos das famílias do concelho,” É indiscutível a perda de rendimentos das famílias, quer por força de situações de lay off, quer pelas restrições à atividade económica, quer aos maiores custos inerentes ao quadro restritivo do confinamento”
“Esta medida tem um caráter extraordinário, pelas razões evocadas. É um ato de solidariedade e de partilha”, considerou, acrescentando que o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) será mantido na taxa mínima.
“Tudo isto, inevitavelmente, trará menos receitas próprias para o orçamento municipal, com consequências na capacidade financeira para suportar alguns investimentos.
Saberemos, com muita persistência e diligência, explorar até ao limite, os fundos comunitários para financiar os grandes investimentos que estão em curso e os que se seguirão.
Mas esta é a hora de apoiar, ainda mais, principalmente e em primeiro lugar as famílias e a economia local” concluiu o autarca.

“TODOS ÀS COMPRAS NO CONCELHO DE TONDELA”
A par destes apoios, o Município de Tondela criou também uma iniciativa direcionada para o comércio tradicional, intitulada “Todos às compras no concelho de Tondela”, que irá decorrer de 01 a 31 de dezembro, nas lojas aderentes.
Com esta iniciativa, os comerciantes aderentes irão atribuir durante o período da campanha um voucher de desconto ao cliente, consoante o valor da compra efetuada.
Assim, para as compras de 5 a 40 euros será concedido um voucher de desconto de 5% e um voucher de desconto de 10% a quem fizer compras num valor superior a 40 euros.
Os descontos não são acumuláveis, podendo o cliente utilizar o voucher na compra seguinte, no mesmo estabelecimento comercial ou noutra loja aderente.
O cliente que fizer compras superiores a 40 euros terá ainda direito a um cupão de acesso a um sorteio, a colocar em tômbolas localizadas no Caramulo, Campo de Besteiros e Tondela, onde poderão ganhar dez tratamentos nas Termas de Sangemil ou uma refeição para duas pessoas num restaurante do concelho de Tondela.
José António Jesus referiu que se “pretendemos que as pessoas façam as suas compras em segurança e no comércio local, evitando aglomerações, no estrito cumprimento das normas de saúde da DGS”.

ILUMINAÇÃO DE NATAL
O presidente também informou que durante a quadra natalícia está também prevista a colocação da iluminação de Natal, bem como várias iniciativas de animação de rua para o comércio local.

APOIO AOS RESTAURANTES
Na eventualidade de Tondela voltar a integrar a lista de concelho de risco em estado de emergência, José António Jesus garantiu que “o município está disponível para financiar uma rede de ‘take away’, a desenvolver pelos restaurantes, ou por empresa que pretenda prestar esse serviço” para entregas ao domicílio.
MJJ

Veja Tamém

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DO CARVALHAL DE TONDELA

Realizou-se no passado domingo, dia 14 abril, a festa do 36º aniversário da Associação do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *