Sábado , Maio 4 2024

JOVEM TONDELENSE APOSTA EM TONDELA NA ÁREA DA FISIOTERAPIA MATERNO INFANTIL

Os jovens sempre foram o futuro. Uma nação, um país, uma região e um concelho, progridem quando os seus jovens apostam, consolidam projetos de vida nos seus territórios.
O jornal Folha de Tondela, foi conhecer a Tatiana Matos Almeida Pinto, natural de Tondela e que se licenciou em fisioterapia. Depois fez a especialização, em saúde materno infantil com formação em ATM, acupuntura e também a parte ginecológica, e que abriu uma clinica de fisioterapia.
Começou por trabalhar num lar e mais tarde numa clinica durante três anos, mas o sonho da Tatiana era a fisioterapia em saúde materno infantil, uma área menos conhecida das pessoas.
Com efeito a fisioterapia pediátrica e neonatal não são especialidades tão comuns ou conhecidas pelas pessoas, mas têm extrema importância para garantir a qualidade de vida e o completo desenvolvimento de recém-nascidos, lactentes e crianças na primeira infância.
Esta fisioterapia tem uma característica muito importante que é a presença dos pais, que também precisam de ser orientados, porque o trabalho conjunto é essencial na reabilitação da criança.
Outra particularidade é que, geralmente, a fisioterapia pediátrica necessita de um ambiente mais lúdico e de atividades com um caráter diferenciado da fisioterapia para adultos, pois é preciso deixar a criança confortável e confiante, permitindo que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível.
Os conhecimentos do fisioterapeuta também precisam ser diferenciados, já que as estruturas das crianças são diferentes das dos adultos e as técnicas usadas podem ser completamente distintas, com objetivos únicos.
Relativamente na fisioterapia na gravidez, esta trás benefícios significativos durante a gravidez, no parto e pós parto, nas semanas seguintes ao nascimento do bebé. É que a gestação causa uma séria de alterações no corpo da mulher que são necessárias para o desenvolvimento do bebé. Tais mudanças podem gerar dores, desconforto e limitações nas atividades de vida diária. Por isso, muitas mulheres ao engravidar procuram um fisioterapeuta para realizar a Fisioterapia Obstétrica que tem como objetivo de proporcionar conforto e bem-estar durante o período da gravidez.
A Fisioterapia Obstétrica auxilia as pacientes com queixas comuns de cãibras, falta de ar e inchaço, fazendo com que as grávidas vivam esta fase com melhor qualidade de vida preparando-se para o parto.
Outra área que afeta cerca de 90% de pessoas no mundo são as dores de cabeça, que é uma das principais causas de incapacidade no mundo, e que 14 a 20% têm a cervical como origem. O comprometimento cervical está associado à cefaleia, e por tratar-se de um distúrbio músculo esquelético, a fisioterapia é essencial.
Assim a Tatiana despediu-se, arriscou e seguiu o seu sonho e abriu a clinica a “Com Tato”, em setembro de 2020, em plena pandemia, na Avenida António Tenreiro da Cruz, nº 28 em Tondela, junto ao Estádio João Cardoso, aberta de segunda a sábado.
Aqui, a jovem tondelense oferece variados serviços na área da fisioterapia, nomeadamente como a fisioterapia em disfunções da ATM/enxaquecas e cefaleias, na gravidez e pós parto, fisioterapia pélvica, fisioterapia pediátrica (respiratória, plagiocefalia/torcicolos, cólicas etc.), preparação para o nascimento com cursos mensais, bem como Pilates clinico (condições M.E/ pré e pós parto), massagem no bebé mais flutuação, nutrição e nutrição pré e pós parto, Psicologia, terapia da fala, serviços da PT, medicina estética.
Passado alguns meses da abertura a Tatiana, continua a achar que foi uma boa aposta ter investido no seu concelho e cidade, sobretudo porque oferece serviços diferenciados, respondendo às necessidades de mercado. Realizou o sonho de ter um espaço próprio no domínio da fisioterapia e também porque Tondela tem população para este segmento de mercado.
A Folha de Tondela deseja os melhores sucessos.
MJJ

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *