Sexta-feira , Maio 3 2024

IV GRANDE CAPÍTULO DA CONFRARIA DOS CAROLOS E PAPAS DE MILHO

No passado sábado, dia 4 de Outubro, como foi devidamente noticiado, a Confraria dos Carolos e Papas de Milho de Canas de Santa Maria realizou o seu IV Grande Capítulo, tendo as cerimónias sido efectuadas em Tondela.

Todo o ritual inerente foi brilhante, saldando-se todo o cerimonial por elevado sucesso.

A recepção às Confrarias e outros convidados teve lugar no átrio da Câmara Municipal de Tondela, a partir das 10H00,IMG_0002 tendo-se efectuado o “Mata-bicho” no aprazível ajardinado nas traseiras do edifício, com uma ementa onde não faltaram as papas “laberças” com sardinha de escabeche e enchidos da Beira, entre outros mimos da região.

Seguiu-se a visita ao Museu Terras de Besteiros que, pelo que nos foi dado verificar, agradou a todos os visitantes, finda a qual se efectuou o desfile até à Capela de Santa Eufémia, onde procedeu à Bênção das Insígnias o Reverendo Padre João Dinis.

A Foto de Família, para a posteridade, foi feita na escadaria que conduz à Capela do Calvário, seguindo depois a comitiva em desfile até à ACERT, para a Entronização dos novos Confrades, efectivos e de honra, onde seria depois servido o almoço.

 

SAUDAÇÃO DE BOAS VINDAS

Já na ACERT houve lugar às intervenções, cabendo ao Feitor da Confraria anfitriã Dr. João Carlos Figueiredo, dar as boas vindas a todos, salientando:

“Queria dar os parabéns à Direção da Confraria, na pessoa do Sr Moleiro-Mor pela excelente escolha dos espaços onde se realizam este nosso IV Capítulo. Juntar o Museu Terras de Besteiros e a ACERT é mostrar o que de melhor temos no nosso território no aspeto histórico e cultural.

Depois da visita ao magnífico espaço e respetivo espólio que constitui o Museu Terras de Besteiros e após assistirem ao espetáculo “20Dizer” onde o Zé Rui Martins mostra toda a sua garra, estamos certos que muitos de vós vão querer voltar a estes e outros espaços desta bonita região.”

 

ENTRONIZAÇÃO

A Mestre-de-cerimónias, Ana Miroto, iniciou a sua intervenção afirmando:

“Depois da saudação de boas vindas pela feita pelo nosso Feitor-Mor, que na nossa IMG_0041Confraria corresponde a Presidente da Assembleia Geral, a nossa cerimónia é composta por mais duas partes: o cerimonial e as intervenções.Sejam pois bem-vindos à Cidade de Tondela para participarem no IV Capítulo da nossa Confraria.

As insígnias que vão agora ser impostas já foram benzidas pelo nosso Confrade de Honra, Padre João Dinis.

Vamos de seguida dar início à cerimónia de entronização deste IVº Capítulo Vamos hoje entronizar 8 Confrades Efetivos, são eles: Dr. António José da Silva Marques, Armando Cabral Pinheiro, Cecília da Conceição Ribeiro Fragoso, Gracinda Gomes do Carmo Almiro e Castro , José Agostinho Martins Marques, Maria de Fátima de Loureiro Ribeiro Marques, Maria Isolinda Martins Marques Figueiredo e Maria de Lurdes Duarte Marques Pizarro

CONFRADES DE HONRA: Eng. Adelina Maria Machado Martins e José Rui Martins Henriques

 

AMIGO DA CONFRARIA E INTERVENÇÕES

Nos estatutos desta Confraria consta ainda a figura de Amigo da Confraria destinado a pessoas e instituições que por qualquer meio tenham concorrido significativamente para as consecuções deste projeto gastronómico. Assim, para receber o título de Amigo da Confraria chamamos o Sr. José Pereira da empresa Dão-Catering Lda., a Dra. Cecília Fragoso em representação da Escola Profissional de Tondela e Suzana Maria Redondo (empresa Licor Beirão).

Dando seguimento ao nosso programa vamos dar inicio às inIMG_0056tervenções desta cerimónia de Entronização. Para dar inicio às mesmas vai usar da palavra o nosso Moleiro-Mor, João Alberto Martins

Estando nestas funções de moleiro-mor há cerca de meio ano queria, nesta oportunidade, agradecer todo o trabalho realizado pela anterior direção, restantes órgãos sociais e confrades nos três primeiros anos de vida da nossa Confraria. Só conseguiremos levar por diante este projeto se continuarmos a contar com o empenho, dedicação e trabalho de todos. Nesta oportunidade queremos também agradecer o apoio de instituições e entidades que desde a primeira hora acarinharam este projeto.

Desde logo a Câmara Municipal de Tondela e a Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria a que se somam muitas outras com especial destaque para a Escola Profissional de Tondela que, com a participação dos seus alunos/formandos nos têm brindado com uma prestação empenhada e acompanhada de um elevado nível de profissionalismo.”

De seguida a Engª Adelina Martins usou da palavra, fazendo um grande elogio às Confrarias, salientando o alto espírito que envolveu todas as cerimónias deste IV Capítulo da Confraria anfitriã.

O Zé Rui da ACERT, como já era de esperar, focou o tempo em que o Zé Vinagre (um bom tondelense já desaparecido) “lhe dava carolos”, indo um pouco mais atrás com a história até aos remotos tempos de Viriato, que veio a Tondela, por ter recebido uma mensagem que aqui havia carolos mas que o “Guerreiro pastor” compreendeu que havia cá rolos (de madeira) para fabricar béstas.

Quer dizer, transformou a sua intervenção numa pequena demonstração de teatro humorístico.

Em representação da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas usou da palavra o Chefe Lindolfo Ribeiro da Confraria das Papas de São Miguel que, dirigindo-se ao PresidentIMG_0112e do Município, Dr. José António de Jesus, elogiou a Cidade que veio encontrar. Sobre a Confraria dos Carolos e Papas de Milho deu os parabéns por terem enveredado por estes dois elementos que foram o esteio da comida dos pobres, na altura de grandes dificuldades.

Encerrou este período das intervenções o Dr José António de Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Tondela.

O Autarca, focou as passagens do Zé Rui quanto a Viriato, afirmando que “estamos a entrar num tempo em que valorizamos o que existe no nosso território. Estamos a apostar muito nos recursos que aqui existem, que são geradores de postos de trabalho para esta região de bem-estar.” (…)

Foi entretanto anunciado que devido a um certo atraso já existente e para se não alongar mais, a entrega de lembranças seria efectuada na hora do café, imediatamente a seguir ao almoço, que foi servido de imediato. Escusado será dizer que o repasto decorreu na melhor harmonia e boa disposição onde não faltaram as entradas regionais, carolos de bacalhau e carolos de vinha d’alhos, sopa creme de cenoura, bacalhau com broa, vitela à moda da região, assim como doces regionais, fruta laminada, abacaxi, melão, kiwi e laranja.

Uma outra nota agradável em todo este rico cerimonial foi a presença do actor Ruy de Carvalho, que em trabalho se encontrava na ACERT e tomou parte no almoço do IV Grande Capítulo da Confraria dos Carolos e Papas de Milho, de Canas de Santa Maria.

No final do almoço, houve a entrega de lembranças e no Bar da ACERT, a finalizar com chave de ouro, o espectáculo “20Dizer”, por Zé Rui, não sendo necessário afirmar que mereceu os maiores encómios, como se esperava.

Amorim Lopes

Veja Tamém

COMBATENTES DO ULTRAMAR APROVAM CONTAS DE 2023

Numa sessão da Assembleia-geral da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, realizada no dia 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *