No passado dia 17, no Edifício Social da INTERECYCLING – Sociedade de Reciclagem, SA, na Zona Industrial do Lajedo, Santiago de Besteiros, decorreu a Cerimónia de entrega de prémios às Escolas que participaram na 2ª. Edição da Campanha de Recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE,s) – ESCOLAS INTERECYCLING durante o ano letivo 2013-2014.
Nesta 2º edição participaram escolas dos distritos de Viseu, Aveiro, Guarda e Coimbra, cujos alunos e professores estiveram presentes na Cerimónia.
A receber os convidados esteve a Drª. Fátima Reis, do Staff da empresa.
ENTREGA DOS PRÉMIOS
Iniciada a sessão, coube à Drª. Fátima Reis dar as boas vindas a todos os presentes e realçar a razão da Cerimónia, mais uma vez levada a cabo pelo empenho de diversas escolas na Campanha da melhoria do ambiente, lembrando que todos os equipamentos recolhidos na tiveram já o adequado tratamento e devidamente encaminhadas todas as frações finais para uma nova vida.
Para percebermos melhor todas essas operações, disse, vamos ter oportunidade de ver dois vídeos, o primeiro de sensibilização ambiental e o outro mais ligado à ação da INTERECYCLING para defesa do meio ambiente.
Entretanto, anunciou que a partir desta data está lançada a 3ª. Edição da Campanha de Recolha, a que as escolas presentes já aderiram, mostrando assim a continuidade do seu contributo.
Fica também o convite para nos visitarem outras escolas que pretendam conhecer a realidade da nossa empresa e a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida.
Por outro lado, as escolas que não tenham a possibilidade de deslocarem até nós, estaremos à disposição para nos deslocarmos até elas e promover ações de sensibilização.
Finda a apresentação dos vídeos e antes de anunciados os vencedores da Campanha, o Dr. RICARDO VIDAL, Diretor-Geral da INTERECYCLING, proferiu algumas palavras, começando por saudar todos os presentes e lembrar que o contributo dos participantes, independentemente dos prémios, é enorme nas várias vertentes que esse contributo abrange. Basta falar na problemática dos sacos de plástico, com o consumo português per capita anual de 465 sacos, o que é um número enorme se comparado com outros cidadãos europeus e se nos lembrarmos que um saco de plástico, se não for tratado, tem 100 anos de “vida”.
O nosso caminho será sempre o da recuperação dos resíduos. Temos que nos habituar todos e ficar conscientes desse caminho. Por isso, o vosso contributo é tão louvável, mas tem que ser feito todos os dias para não voltarmos à estaca zero.
Está aqui também connosco o Engº. Jorge Vicente, da AMB3E, empresa que promovia este Concurso e que tem estado a colaborar com a INERECYCLING ainda que de forma indireta e que vos irá deixar aqui a sua mensagem.
Quanto a nós, aqui estamos mais uma vez. Acredito que tenham visto mudanças, porque mudar é sempre importante e nossa preocupação.
Contamos daqui a um ano estar de novo aqui com os vossos contributos.
O Enº. JORGE VICENTE, começou por referir que é com muito orgulho que vê projetos que foram lançados no passado pela AMB3E que têm seguido embora por outros caminhos, mas com um objetivo comum, que é por um lado sensibilizar para as realidades presentes e futuras e, por outro, termos que tentar recuperar os materiais para as respostas futuras para além da questão meramente ambiental em risco, já que se põe hoje a questão das matérias primas estratégicas ao desenvolvimento.
Daqui a uns anos vocês estão na vida ativa com todas as necessidades tecnológicas que isso comporta. Se não nos precavermos, hoje, as dificuldades irão ser maiores.
Finda a intervenção, a Drª. Fátima Reis anunciou então as escolas premiadas, que foram: Mariana Seixas (Viseu); Agrupamento de Escolas de Mortágua; Agrupamento de Escolas de Castro Daire; Agrupamento de Escolas da Anadia (que não puderam estar presentes).
Renovando os agradecimentos da INTERECYCLING pela colaboração e pelo empenho ao longo da Campanha, Fátima Reis convidou para um lanche que a todos os presentes ia ser servido, e que serviu também para as escolas partilharem o momento em conjunto.
Jorge A. Leitão