INAUGURAÇÃO DO CENTRO LOCAL DE APOIO À INTEGRAÇÃO DE MIGRANTES

Na segunda-feira, dia 7 de junho, a presidente da Câmara Municipal de Tondela Carla Borges juntamente com o presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, Pedro Portugal Gaspar, inauguraram o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Tondela, sendo este o 170.º CLAIM a ser inaugurado no nosso país, sendo neste mesmo dia que esta entidade abriu também portas em S. Pedro do Sul.

Este serviço situa-se no Largo da República, em frente ao edifício dos paços do concelho, onde antigamente era a Farmácia Matos e funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 17horas.

Nesta sessão estiveram ainda presentes os vereadores do executivo, o presidente e membros da Assembleia Municipal e vários presidentes de junta e representantes de outras entidades.

Na sua intervenção a presidente da Câmara fez questão de destacar “a importância do momento” que se estava a viver e que se traduz na criação “pela primeira vez de uma resposta destinada à comunidade de migrantes do concelho”.

A autarca disse ainda que “é uma comunidade muito diversificada, de várias nacionalidades e que, por isso mesmo, tem necessidades diferentes. O nosso principal objetivo, a par de uma resposta muitíssimo importante que conseguirmos dar, é a criação de emprego para esta comunidade”.

Já Pedro Portugal Gaspar explicou que este novo serviço foi criado a pensar na nova realidade da migração em Portugal, com a vinda da população imigrante e que acarreta dois desafios. O primeiro é “a legalização e a regularização documental”.

“Ultrapassada esta fase surge um segundo momento de médio longo prazo que é o desafio da integração, que não se esgota na atribuição de um documento, de uma autorização de residência, de um cartão”, argumentou.

Referiu ainda que essa integração é diferente nos grandes centros e em municípios do interior do país, como Tondela, daí ter defendido a criação de respostas diferenciadas em função do local.

Para terminar esta sessão foi descerrada a placa da inauguração, seguindo de uma visita ao local.

Veja Tamém

IV FESTIVAL DAS SOPAS DE SANTIAGO DE BESTEIROS

A IV edição do Festival das Sopas de Santiago de Besteiros, que se realizou no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *