Quinta-feira , Maio 9 2024

FRESENIUS KABI/LABESFAL VISITA DO MINISTRO DA ECONOMIA

Mais uma vez, e com motivo acrescido, a unidade industrial da Fresenius Kabi/Labesfal, situada no Lajedo, Santiago de Besteiros, teve a presença de um membro do Governo para visita, mas também para serem DSCF3448anunciados novos investimentos dentro da dinâmica que o Grupo continua a impor em Portugal.

O seu crescimento assinalável – 98 milhões de euros de medicamentos exportados em 2013, fazem da Fresenius Kabi/Labesfal uma empresa de referência e grande contributo para a economia nacional.

Na passada segunda-feira, dia 23, o Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima, deslocou-se ao Complexo do Lajedo onde foi recebido pelos Administradores, Dr. Hernâni Sério e Dr. Jorge Amaral e Dr. José António de Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Tondela.

A Fresenius Kabi/Labesfal anunciou um novo investimento na sua unidade industrial do Santiago de Besteiros, no valor de cerca de seis milhões de euros, no decurso dessa visita. “O investimento destina-se ao aumento da capacidade instalada para produção de soluções injetáveis em ampolas de vidro e de formas sólidas orais (comprimidos), através da instalação de novas linhas de produção, a qual se destinará integralmente à exportação”.

EmDSCF3456 seguimento da expansão e até final do ano, espera-se a aprovação de novos projetos que poderão vir a elevar para doze milhões de euros o valor total do investimento a realizar este ano em Portugal, o que permitirá a criação de 100 novos postos de trabalho.

Desde 2005, ano em que a Fresenius Kabi adquiriu a Labesfal, a empresa tem transformado o seu complexo industrial no centro de competências mundial para o fabrico de antibióticos injetáveis, fazendo assim da Labesfal o maior exportador nacional de medicamentos produzidos em Portugal para 77 países, ocupando, por outro lado, a Europa o primeiro lugar em valor.

As 4 unidades de produção e uma central logística fazem da Fresenius Kabi/Labesfal, em Santiago de Besteiros, o maior complexo industrial do seu género em Portugal.

 

PROGRAMA DA VISITA

Após a receção e cumprimentos, o Ministro da Economia teve uma reunião com o Conselho de administração da empresa, finda a qual ficou à disposição dos jornalistas presentes para as informações e esclarecimentos oportunos.

ANTÓNIO PIRES DE LIMA, começando por salientar que a empresa, embora de capitais estrangeiros, tem o seu quadro de pessoal cem por cento português, empresa que, nos últimos anos, tem feito um percurso assinalável, já que mais que dobrou a sua exportação. Este ano vão ainda superar os valores anteriores, já que o número objetivo é de 118 milhões de euros, como foi referido pela Administração.

Vale a pena meditar nesta realidDSCF3460ade. Uma empresa portuguesa, de muito mérito, aqui na zona do interior, em Tondela, e a maior exportadora desta região, que abriu o seu capital a outros acionistas, neste caso alemães, transformando-a em empresa com Know – how, com tecnologia, que está num setor altamente exigente e competitivo que é o setor farmacêutico, não só mantendo-se como uma boa empresa a operar em Portugal, mas acima de tudo transformar-se em plataforma empresarial para se internacionalizar.

É mais uma vez a capacidade de construir, de fazer dos portugueses, neste caso com capital alemão, de estar a chegar a todo o mundo. É a este tipo de exemplo que eu acho que vale a pena dar visibilidade e projeção, quando às vezes o discurso partidário tende para desvalorizar o que se faz bem em Portugal.

As empresas portuguesas, os trabalhadores portugueses merecem que os políticos se centrem no essencial. E o essencial é aquilo o que se faz bem em Portugal, o que se está a exportar e a internacionalizar para todo o mundo.

O que é relevante é perceber que há uma indústria farmacêutica em Portugal que está a competir com empresas tecnologicamente evoluídas em todo o mundo e que vê na exportação e na internacionalização das suas atividades a sua oportunidade. Só concentrada no mercado doméstico, estaria sempre condenada a ser uma empresa pequena.

A grande virtude da LABESFAL é que se converteu numa referência e numa empresa mundial, que exporta para muitos países e diversos continentes e consigo está a exportar também para todo o mundo o talento e a capacidade de fazer dos portugueses.

A internacionalização e a exportação, mais do que um conselho, deve ser uma prática onde isso fizer sentido.

 

HERNÂNI SÉRIO, instado também para dizer algumas palavras, lembrou a Plano que inclui um conjunto de investimentos a realizar entre 2013 e 2020DSCF3452, visando aumentar o valor de produção para 200 milhões de euros no final do período.

Com o aumento da capacidade das linhas existentes, está previsto o alargamento da atividade fabril a novas áreas terapêuticas, que decorrem daquele Plano Estratégico.

De notar que o investimento ora anunciado vai permitir, por outro lado, criar novos postos de trabalho e aumentar o já significativo número dos 575 funcionários atuais, um bem considerável de ordem social.

 

VISITA ÀS INSTALAÇÕES

Seguiu-se a visita à Unidade 4 – Produção de Cefalosporinas e visita ao Complexo Logístico

Esta visita do Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima, foi assim assinalada com mais um passo no Plano de Desenvolvimento Estratégico do complexo fabril de Santiago de Besteiros.

O Concelho de Tondela e a Freguesia de Santiago de Besteiros podem assim orgulhar-se de contribuírem “para o crescimento significativo de medicamentos fabricados em Portugal”.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *