Sábado , Maio 4 2024

FESTAS NATALÍCIAS EM S. MIGUEL DO OUTEIRO

A quadra que tem um quê de magia e enche de alegria as crianças e torna mais solidários os corações de todos, viveu-se de forma intensa na nossa aldeia.
Ainda que as noites sejam mais frias e longas, as ruas foram embelezadas com cor e luz.
O acontecimento fundamental do natal, a Encarnação de Deus, foi solenemente celebrada. Seguindo a tradição ancestral, realizou-se a “Missa do Galo” à meia-noite, com grande afluência de fiéis. As crianças e jovens da catequese protagonizaram a representação do nascimento de Jesus, com um presépio ao vivo, e onde a música mereceu especial destaque, como veículo de união de sentimentos em linguagem quase universal.
Para isso, muito contribuiu o excelente desempenho do grupo coral e dos talentosos jovens, Martim e Clara.
O ritual de adoração do Menino Jesus, é um momento muito vivenciado pela assembleia, que em ambiente de alegria se associam ao coro, acompanhando os tradicionais cânticos e se felicitam os participantes.
Depois da celebração religiosa, segue-se a visita á fogueira, realizada por voluntários no largo do Eirô, onde em clima de amizade e partilha reina a alegria e a boa disposição, como é apanágio das nossas gentes.
Em Dia de Reis, a celebração foi animada pelos jovens da catequese, que trajados de acordo com a época, protagonizaram uma representação da visita dos Magos ao Menino Jesus.
Uma forma criativa de transmitir as mensagens do evangelho e que regista importante participação das crianças e jovens assim como dos seus familiares.
Seguindo os escritos do Evangelista São João: “Veio aos seus e não O receberam, mas àqueles que o receberam encheu-os de paz!”, que cada um se esforce por a pôr em prática no seu dia a dia.
Salomé Almeida

Veja Tamém

PEDRONHE – DOMINGO DE PASCOELA

Decorreu no domingo 7 de abril a tradicional Visita Pascal na povoação de Pedronhe, freguesia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *