Segunda-feira , Maio 6 2024

ENCONTRO DO SENHOR BISPO DE VISEU COM A COMUNICAÇÃO SOCIAL

Como vem sendo hábito, o Senhor Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, reúne anualmente com a comunicação social do Distrito por altura do “Dia Mundial das Comunicações Sociais”, que este ano comemora o seu 50º. Dia.

Por dificuldades de agenda, esta Conferência de Imprensa teve lugar no passado dia 09, no salão nobre da Casa Episcopal.

O DIÁCONO FELISBERTO FIGUEIREDO, Coordenador do Gabinete de Informação da Diocese, saudou os jornalistas presentes e deu a conhecer a “Agenda” de trabalhos, de que resultará, por parte do senhor Bispo, sobretudo uma análise da Mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial dos Meios de Comunicação Social, e à Bula sobre o Ano da Misericórdia, mas ocupando também informações sobre a Diocese e respondendo a perguntas que lhe sejam dirigidas.

COMUNICAÇÃO E MISERICÓRDIA : UM ENCONTRO FECUNDO

O SENHOR DOM ILÍDIO, lembrando estarmos ali a recordar o 50º aniversário das Comunicações Sociais, mas ao mesDSCF5877mo tempo viver também a Mensagem do Ano Santo da Misericórdia em que o Papa Francisco publicou uma exortação apostólica conclusiva dos dois Sínodos que houve sobre a família, inserindo-se no Ano da Misericórdia em que, através de Bula, proclamou este ano começando em 08 de dezembro de 2015 e terminando em 20 de novembro próximo, com o título “O Rosto da Misericórdia”, que estamos viver, e que aqui nos leva a celebrar as 14 Santas Casas da Misericórdia que existem na nossa Diocese. É interessante que sendo 14 as Obras de Misericórdia, são 14 as que existem na nossa Diocese. Por isso, logo no início do ano convoquei essas Santas Casas para o que foram promovidas uma série de iniciativas, concretamente a publicação de um livro, para além de outras atividades.

Mas, como já foi dito, estamos aqui a propósito do “Dia Mundial das Comunicações Sociais” e que é já o seu 50º Dia. A Comissão Episcop
al das Comunicações Sociais da Igreja publicou o volume intitulado “Cinquenta Mensagens de Paulo VI a Francisco” sobre esse  Dia, com uma pequena introdução e as mensagens, naturalmente cada uma sujeita a um tema. O de este ano é “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”.

O Papa Francisco começa por dizer que o Ano Santo da Misericórdia nos convida a refletir sobre esta relação entre a comunicação e a misericórdia.

A Igreja, unida a Cristo é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir. Como filhos de Deus, somos chamados a comunicar, não fosse Jesus Cristo o Comunicador por excelência, que veio comunicar-nos o amor, a misericórdia; no fundo, a vida, a Palavra, o verbo de Deus; Deus tornado linguagem.

E como filhos de Deus, diz-nos o Papa, somos convidados a comunicar com todos, sem exclusão, uma vez que “A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade. E por isso, as palavras e as ações hão- de ser tais que nosajudem a sair dos círculos viciosos de condenações e vinganças.

E queria convidar todas as pessoas de boa vontade a redescobrirem o poder que a Misericórdia tem de restaurar a paz e a harmonia.

Como gostaria, diz o Papa Francisco, que o nosso modo de comunicar e também o nosso serviço de pastores da Igreja nunca expressassem o orgulho soberbo do triunfo sobre um inimigo, nem humilhassem aqueles que a mentalidade do mundo considera perdedores e descartáveis. O Papa não quer fechar a porta da Casa para a qual nos convida como família.

Seja o estilo da nossa comunicação capaz de superar a lógica que separa nitidamente os pecadores dos justos.

Para isso é fundamental escutar. Comunicar significa partilhar, e a partilha exige a escuta, o acolhimento. Escutar é muito mais do que ouvir. Ouvir referDSCF5884e a informação; escutar, ao invés, refere-se à comunicação e requer a proximidade.

Também e-mails, sms, redes sociais, chat podem ser formas de comunicação plenamente humanas. Não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica ou não, mas o coração do homem e a sua capacidade de fazer bom uso dos meios ao seu dispor. A comunicação, os seus lugares e os seus instrumentos permitiram um alargamento de horizontes para muitas pessoas. Isto é um dom de Deus. O ambiente digital é uma praça, um lugar de encontro.

“Num mundo dividido, fragmentado, polarizado, comunicar com misericórdia significa contribuir para a boa, livre e solidária proximidade entre filhos de Deus e irmãos em human
idade”.

A VIDA DA DIOCESE

Terminada a análise ao importante documento Papal, o senhor Bispo, ao jeito de “flache”, deu a conhecer alguns pontos importantes da vida da Diocese.

Começou pelo Sínodo, realizado ao longo de quase 6 anos, isto é, começado em 10/10/10 em célebre Assembleia realizada no Pavilhão Multiusos. A partir daí iniciou-se  a sua concretização. Encerrado em 08 de dezembro de 2015.

Vamos procurar que as constituições sejam apresentadas até ao próximo dia 23 de julho.

Estamos a celebrar o Jubileu da Diocese que encerrará no próximo dia 23 de julho (sábado), onde teremos a celebração da Eucaristia Jubilar, estando a ser convidados todos os Bispos do nosso país. Vamos procurar fazer deste dia um Dia grande, que não seja só do edifício, da Catedral, mas da vida da Diocese e que se aproveitará também para apresentar, de forma solene, a História da Diocese, em 3 volumes.

Teremos também, e antes do Jubileu, o Dia da Diocese, que costumamos celebrar no último domingo de junho ( este ano dia 26) e que vai ter a alegria de ter uma ordenação sacerdotal.

Estou a fazer a vista Pastoral ao Arciprestado Urbano, ontem terminada em Abravezes, de quDSCF5883e já foram efetuadas seis Paróquias, faltando quatro.

E para finalizar, mas terminando por onde comecei, estamos a celebrar o Ano da Misericórdia com diversos atos a dignificarem a data e o envolvimento de todas as Misericórdias da Diocese.

PERGUNTAS DOS JORNALISTAS

Foram colocadas algumas questões ou pedidos de esclarecimento, a que o senhor Bispo respondeu.

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO

O senhor Bispo teve a gentileza de convidar os presentes para uma refeição, motivo de informal confraternização.

MJJ/JAL

Veja Tamém

MUNICÍPIO COMPRA EDIFÍCIO NO CENTRO DA CIDADE

A Câmara Municipal de Tondela comprou por 220 mil euros a privados recentemente um edifício …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *