A AFERT faz questão de não deixar cair no esquecimento esta tradição secular na localidade de Tourigo motivo pelo qual, por mais um ano, promove o encontro de grupos de Amentar das Almas, em parceria com a Fundação INATEL.
Este ano decorrerá no dia 19 de março, pelas 21horas na Igreja Matriz do Tourigo e conta com a participação de 4 grupos. A saber:
Grupo de Cantares das Almas Santas de Tourigo – Tondela
Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha “Modas e Adufes” – Idanha-a-Nova
Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio – Covilhã
AquaCantante de Aguada de Cima – Águeda
No Tourigo esta tradição é conhecida por “Cantar as Almas Santas” mas em outros locais era, também, conhecida por “Encomendação das Almas” ou “Amentar das Almas”. Esta é uma tradição que – terá surgido após a Igreja Católica ter assumido, no Concílio de Trento (1545-1563), que havia Purgatório – tem, nos últimos anos, sido recuperada em vários pontos do distrito de Viseu.
Segundo a recolha da própria Fundação INATEL, nos finais da década de 50 ainda era habitual em quase todas as aldeias onde houvesse uma irmandade fazer-se o amentar das almas. A tradição acabou por cair em desuso mas, nos últimos anos, tem sido recuperada.
Esta será, portanto, uma oportunidade única para assistir a uma das mais antigas tradições, com hábitos e costumes que muitos desconhecem.