Home / Cultura / EMISSORA DAS BEIRA A RÁDIO MAIS ANTIGA DE PORTUGAL VAI SER COMPRADA POR UM GRUPO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

EMISSORA DAS BEIRA A RÁDIO MAIS ANTIGA DE PORTUGAL VAI SER COMPRADA POR UM GRUPO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Rádio Emissora das Beiras, do Caramulo e que se fazia ouvir há 85 anos vai ser comprada por um grupo de comunicação social, conforme comunicado publicado pela rádio.

“A rádio, tal como a conhecemos agora, vai deixar de existir muito em breve”, referiu a fonte, acrescentando que, a partir de 1 de junho, deixará de ter “os serviços habituais, com locutores e jornalistas”.

A partir de 1 de junho e até que seja feita a transição para o novo grupo de comunicação social, a rádio funcionará num formato de “serviços mínimos”.

Os programas que caracterizaram a Emissora das Beiras já não se irão ouvir, explicou a mesma fonte, acrescentando que, neste momento, a prioridade é informar os clientes e os ouvintes sobre a nova situação.

“A decisão, difícil de tomar, acontece porque, na verdade, nada dura para sempre, chegando assim a hora de darmos a voz a outras pessoas e a novos projetos”, pode ler-se num comunicado colocado no site da Emissora das Beiras, que completou 85 anos no dia 13 de maio.

Assim, deixará de se ouvir a voz de Maria Helena Rodrigues, que chegou a esta rádio em abril de 1966, com apenas 13 anos e que em janeiro de 1970, se estreou como locutora.

O marido de Maria Helena, Lopes da Rosa, que começou a dedicar-se à rádio em 1976 por carolice e depois foi seu gerente e diretor de programas, faleceu em agosto de 2023.

“Com ele, partiu também parte da alma desta rádio que foi, durante 85 anos, o orgulho de todos os beirões e que, a partir do próximo mês de junho, deverá seguir um novo rumo”, refere o comunicado.

Joaquim António Seabra foi quem deu início ao projeto radiofónico – na altura com o nome de Emissora das Beiras/Rádio Pólo Norte – em 1939, num quarto de um sanatório.

O concelho vai ficar mais pobre sem a companhia dos profissionais que diariamente se faziam ouvir para uma vasta audiência, que ultrapassava as fronteiras do concelho.

A voz de Maria Helena que para muitos ouvintes fazia parte da família, levava a muitas pessoas, sobretudo as mais idosas a companhia que suavizava a solidão.

Também os artistas locais ficaram a perder, porque nesta rádio deram os primeiros passos na sua atividade artística.

Veja Tamém

TONDELA – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DA EMPRESA URFIC EM LEILÃO

A URFIC, empresa de ferragens, situada na Rua Eduardo António Matos Coimbra em Tondela vai …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *