Terça-feira , Abril 9 2024

DIA SOLIDÁRIO – HOJE PELO DUARTE…

Em boa hora o Cruz Maltina Lobanense tomou a iniciativa de organizar um Dia Solidário para ajudar o pequeno Duarte. Em todas as portas que o Cruz Maltina bateu recebeu sempre um gesto solidário para ajudar na causa que esta coletividade abraçou.

As empresas, os Lobanenses e todos quantos se juntaram no domingo no Largo Cândido de Figueiredo demonstraram que, quando unimos as mãos, tudo é possível.

O dia começou cedo, pelas 8:30 horas, os membros da direção do Cruz Maltina, preparam o espaço para as atividades que se iriam realizar durante todo o dia, pelas 10hlobao-da-beira-dia-solidariooras teve inicio a festa da canja, seguidamente rissóis e bôla caseira foram varridos das mesas.

Perto da hora de almoço foram grelhados cerca de 250 frangos, quantidade que superou as expectativas, tal feito só foi possível graças à colaboração do João, amigo lobanense que trabalha na empresa Criz Aves e que se prontificou a aumentar o stock na hora.

A tarde cultural e musical teve início com a brilhante demonstração de Capoeira apresentada pelo grupo Agbara de Tondela.

A Padaria Lopes Pinto e a Padaria Salinas que se juntaram à organização do evento ofereceram um pão gigante e o bolo gigante respetivamente, o Srº Presidente da Câmara Municipal, Dr. José António de Jesus, a Vereadora Engª Carla Antunes e o Vereador José Carlos Coimbra procederam ao corte das duas gigantes ofertas.

O Rancho do Cruz Maltina, vindo das festas de São Miguel na vizinha Póvoa de Rodrigo Alves, onde tinha atuado durante a tarde, encerrou o dia com mais uma magnífica apresentação.

O Cruz Maltina agradece a todas as empresas e a to os aqueles que se juntaram e tornaram possível esta iniciativa.

Alguns dos testemunhos deixados nas redes sociais:

“O dia do pequeno Duarte.

(Domingo, dia 25 de setembro de 2016)

Hoje foi um dia diferente. Este domingo amanheceu sob um Sol envergonhado, mas diferente dos outros domingos e porquê? Hoje foi o dia do pequeno Duarte. Perguntam vocês eventualmente quem é o Duarte? O Duarte é assim tão importante, para ter um dia dedicado a ele?

É. O Duarte é o mlobao-da-beira-dia-solidarioenino mais importante para nós, conjuntamente com outros “ Duartes “existentes e a sofrerem. O Duarte é um menino com 10 meses de idade, vítima de uma doença rara, encontrando-se no hospital da universidade de Coimbra.

O Duarte é filho de um conterrâneo, nascido e criado nesta terra e de uma senhora oriunda de uma terra vizinha, gente de bem, trabalhadora, mas que o infortúnio lhes bateu à porta, à semelhança de outros pais, pais de outros “ Duartes “.

Este povo tocou a reunir. A reunir neste dia em homenagem a este pequeno homem. Sim; porque os homens não se medem aos palmos. A solidariedade humana verifica-se ou pelo menos deveria verificar-se, quanto mais não seja, nos infortúnios da vida. Esta gente é solidária. Esta gente abraçou uma causa, em nome do pequeno Duarte.

Esta gente, desta pacata aldeia, paredes meias com a nossa cidade, sob dizer presente. Demonstrou claramente ter espírito de camaradagem, espírito solidário e altruísta, para levar a efeito um conjunto de atividades, com um objetivo comum, angariar fundos para o pequeno Duarte. Gentes de outros sítios também compareceram, familiares, amigos, gentes imbuídas do mesmo espírito solidário.

O pequeno Duarte, o anfitrião, não esteve presente, a doença impede-o, mas esteve presente no pensamento dos presentes. Vais ficar bem Duarte, Deus é grande e vai ajudar-te. Abraço Duarte.

(By: Amarílio de Almeida Salomão Sobral)”

“Pela causa do pequeno Duarte…

Pela causa do pequeno Duarte, Lobão da Beira juntou-se hoje dia 25 de Setembro, para que sua sorte vá de encontro ao que de melhor a vida tem, a saúde. Os seus poucos meses de vida onde não faltou apoio hospitalar e familiar não lhe têm sido muito sorridentes, mas ele vai vencer. Este povo que nos viu nascer, é rico de amor. Sua colaboração aliada aos promotores dum grande gesto altruísta: Cruz Maltina, forças vivas, Paula Menezes e tantos outros residentes e não residentes podem congratular-se dum dever de cidadania, que urge suceda quando se impõe.” ( António Ferreira)

Miguel Silva

 

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *