Sábado , Maio 4 2024

DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS ENCONTRO DE D. ILÍDIO COM OS JORNALISTAS DA DIOCESE

Naquilo que tem vindo a ser hábito por altura do Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano o 52º.  e da Mensagem “A Verdade nos tornará livres” (Jo 8, 32, do Papa Francisco para a celebração dessa data, o senhor D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, teve um Encontro com a Comunicação Social, no passado dia 10 deste mês.

O grande número de jornalistas presentes, mais uma vez teve ensejo de ouvir o senhor Bispo interpretar a Mensagem e, ao mesmo tempo, dar conta de outra notícias que nos transmitiu.

Este terá sido, certamente, o seu último dos muitos Encontros com a Comunicação Social, com a qual, ao longo dos últimos doze anos, manteve uma relação de partilha e amizade.

E isto acontece porque, como é sabido, o senhor Bispo, por motivo de saúde havia solicitado dispensa do desempenho das suas funções, o que lhe foi concedido pelo Papa Francisco, estando para breve a sua sucessão.

NO CENTRO DO PAPEL E DA MISSÃO DOS JORNALISTAS ESTÃO AS PESSOAS

O senhor D. Ilídio, que se encontrava acompanhado pelo Diácono Felisberto Figueiredo, responsável do Gabinete de Informação, depois de saudar com amizade todos os presentes, começou por salientar, a partir da Mensagem do Papa, que “A comunicação é veículo de expressão da própria responsabilidade na busca da verdade e na construção do bem”.

E lembrou que hoje se fala muito das Fake News – as falsas notícias -, razão maior – como diz o Papa Francisco – para redescobrir o valor da profissão jornalística e a responsabilidade pessoal de cada um na comunicação da verdade.

“Toda e qualquer distorção da verdade pode ter efeitos muito perigosos, virais e imprevisíveis “, como na ”lógica da serpente”.

O Papa exorta por isso os jornalistas “a serem educadores para a verdade, ensinando e discernindo, avaliando e ponderando os desejos e as inclinações que se movem dentro de nós para não nos encontramos despojados do bem «mordendo a isca» em cada tentação”.

E o Papa convida-nos a sermos purificados pela verdade.

E lembra que “o melhor antídoto contra as falsidades não são as estratégias, mas as pessoas, porque informar é formar, é lidar com a vida das pessoas”.

Por isso, o Papa deseja que se promova um “jornalismo de paz”, feito por pessoas e para as pessoas, especialmente aquelas – e no mundo são a maioria –  que não têm voz.

E recomenda que “Não nos deixemos manipular por quaisquer interesses económicos, políticos ou ideológicos.

OUTRAS NOTÍCIAS

NOVO BISPO DA DIOCESE

Face ao meu pedido de despensa das responsabilidades da Diocese, não dispensa de trabalho, o Santo Padre quis dotá-la de um novo Bispo, nomeado no passado dia 03 que, como sabeis, é o Padre António Luciano Santos Costa, da Diocese da Guarda, facto já amplamente divulgado.

Fiquei contente por ele vir servir a Diocese de Viseu, que conhece, pois já foi Professor em Viseu, na Universidade Católica.

ORDENAÇÃO E TOMADA DE POSSE

A ordenação terá lugar na Guarda, no dia 17 de junho, tomando posse, em Viseu, no dia 21 de julho, junto do Cabido e Colégio de Consultores, e iniciando o trabalho episcopal no dia 22 de julho, presidindo à Eucaristia na Catedral, precisamente no dia em que se celebra o Dia da Dedicação da Catedral à Padroeira.

DIA DA DIOCESE E PUBLICAÇÃO DE ORIENTAÇÕES PARA A LEITURA DA “AMORIS LAETITIA”.

Foi tema igualmente desenvolvido pelo senhor D. Ilídio, a partir da abertura do Papa para as pessoas a viverem em situações irregulares poderem reencontrar-se com a Igreja, mesmo na comunhão sacramental, mesmo no abeirar-se da reconciliação e da Eucaristia.

Abramos o coração à possibilidade de nos aproximarmos mais de quem falhou. E a nossa Diocese, tal como outras, está a caminhar nesse sentido, com programa já elaborado para execução.

BISPO EMÉRITO

E o senhor Ilídio lembrou que, a partir de 22 de julho passará a Bispo Emérito, com o serviço que com o novo Bispo combinará.

Gostaria, facto que já deu a conhecer ao futuro Bispo, dedicar-se à vida paroquial, ao trabalho de uma Paróquia, desejo que sempre o acompanhou e espera concretizar.

Não quer, disse, viver à “sombra da bananeira”, até porque a parca reforma oficial não lhe daria para isso.

Com o senhor Bispo escolherá uma Paróquia onde possa dedicar a sua atividade, enquanto lhe for possível, dentro do espírito de servir.

EUTANÁSIA

Assunto que está na ordem do dia e proximamente será discutido na Assembleia da República.

Pela sua importância foram elaborados 60.000 desdobráveis para distribuir na nossa Diocese. Muitos milhares por todo o País.

Iremos procurar a melhor forma de os fazer chegar às pessoas.

É um documento muito simples, fazendo uma síntese de uma Nota Pastoral publicada pela Conferência Episcopal na última Assembleia, precisamente sobre o assunto.

E ali se pergunta o que é a Eutanásia; se é lícito provocar a morte de uma pessoa a seu pedido; se é lícito provocar a morte para eliminar sofrimento; se a Vida tem apenas um valor individual; Quais as necessidades do doente em fim de vida; Quais as consequências da legalização da eutanásia?

É assunto de tal modo importante, que não pode ser avaliado sem uma profunda reflexão, sem recurso aos mais avalizados documentos académicos e científicos, sem dar voz aos valores que sustentam a vida humana, sem esclarecer todas as dúvidas (que serão muitas) e sem respeitar os princípios da própria dignidade humana.

“Uma sociedade será tanto mais moderna e avançada quanto melhor trata e cuida dos seus elementos mais vulneráveis, criando leis e normas que impeçam o mais forte de exercer o seu poder sobre o mais fraco”.

JANTAR CONVÍVIO

Como habitualmente, o senhor Bispo reuniu os jornalistas presentes para convívio e partilha à volta de uma fraterna refeição.

O senhor D. Ilídio terminará em breve a sua Missão de Bispo, mas para os jornalistas que o acompanharam ao longo desse ministério, ele continuará na sua Missão de Amigo.

Jorge A. Leitão

 

 

Veja Tamém

PEDRONHE – DOMINGO DE PASCOELA

Decorreu no domingo 7 de abril a tradicional Visita Pascal na povoação de Pedronhe, freguesia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *