Quinta-feira , Maio 9 2024

“DESAFIOS DA EDUCAÇÃO” SEMINÁRIO QUE MOTIVOU GRANDE PARTICIPAÇÃO

Apesar de ser sábado de uma manhã fria e pouco apetecível para sair de casa, o Auditório Municipal de Tondela encheu-se, no passado dia 24, para ouvir falar de “Educação”, Seminário promovido pelo Município de Tondela através do Gabinete de Educação e com o empenho da sua equipa técnica, sinal da importância do assunto, sinal de que “a educação contribui de forma preponderante para a melhoria das condições de vida da população”, sinal de que os novos caminhos e novos desafios que se apresentam à Autarquias, Escolas, Pais e Professores são vetor importante e essencial para o progresso da sociedade e do desenvolvimentos dos territórios.

O Auditório cheio, a qualidade dos Preletores e a presença do interior1Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário mostraram ali que refletir sobre e educação na perspetiva entre a Escola, a Família e a Sociedade e a importância da proximidade e interesse entre os agentes envolvidos, será o caminho para um melhor processo de aprendizagem, que os três Painéis desenvolveram.

 SESSÃO OFICIAL DE ABERTURA

Aberta a sessão em nome do Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. JOSÉ ANTÓNIO DE JESUS, coube a este dirigir as primeiras palavras à assistência, saudando-a protocolarmente e lembrando que os assuntos da educação cada vez mais nos interessam a todos.

A COMUNIDADE EDUCATIVA ESTÁ MUITO PARA ALÉM DO ESPAÇO DA ESCOLA. Foram estas as suas primeiras palavras, recordando que nos últimos anos tem sido cimentada esta estratégia de cooperação, de rede, de partilha, de interação sempre com o único objetivo que é saber como é que todos, conjuntamente, podemos desenhar melhores soluções, formas mais interventivas para que a família, a sociedade, a autarquia e a escola convivam no mesmo objetivo. Esta é verdadeiramente a nossa missão.

ESTA MOLDURA HUMANA MOSTRA QUE AS PESSOAS, EM TONDELA, INTERESSAM-SE PELA EDUCAÇÃO, disse a Drª. CRISTINA OLIVEIRA, DGEsT- Diretora Regional do Centro. E dedicar este dia para a Educação em Tondela, que tem sido uma boa referência para o Ministério, é uma boa iniciativa e uma boa forma de mostrar que o Município, que tem uma vasta comunidade educativa e também uma oferta muito variada, refletindo assim um enorme potencial e a grande aposta que faz na educação é o garante do vosso futuro como comunidade.

A Escola, que é hoje instituição de primeira linha, como todos sabemos, terá que garantir o equilíbrio social e fá-lo promovendo uma cultura que seja de qualidade, que é isso que todos nós queremos.

Os Professores são para mim o elo essencial de uma educação de qualidade e dos recursos disponíveis a que todos estamos obrigados diariamente, mas também pela responsabilidade dos Pais e Encarregados de Educação.

A Organização e o título que deram a este Seminário, mostra bem a envolvência de todos bem e a preocupação de que a Educação deve ter a qualidade que todos desejamos.

Estou certa de que os Oradores de hoje vos deixarão pistas de trabalho para o sucesso dos vossos alunos.

PAINÉIS

Seguiram-se os Painéis que fizeram parte da sessão.

COMO COMBATER O INCUSESSO ESCOLAR – tema do Prof. Doutor Jorge Rio Cardoso/Universidade Técnica de Lisboa, tendo como Moderador o Dr. Júlio Valente Diretor do Agrupamento de Escolas de Tondela interiorTomaz Ribeiro;

AUTORREGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS – Prof. Doutor Pedro Rosário/Universidade do Minho, e como Moderadora a Drª. Helena Gonçalves, Diretora do Agrupamento de Escolas de Tondela – Cândido de Figueiredo

COACHING PARENTAL – Drª. Cristina Valente/Instituto Superior de Psicologia Aplicada, e como moderadora a Drº. Elisa Ferreira, Presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escola Cândido de Figueiredo.

Os temas apresentados, quer pelo seu conteúdo quer pela diversidade e pertinência, foram sem dúvida um manancial de pistas para reflexão e novas vias que levem ao aprofundar de conceitos para a escola do futuro.

Descrever aqui esse manancial de pistas é impossível, o que é pena. Ficam por isso apenas algumas “dicas”, mas muito mais, certamente, foram absorvidas por quem teve a oportunidade de ali ter estado.

Desde logo, essa “máxima” importante de que nenhuma criança consegue estudar se não estiver feliz- Pais e Professores têm aqui um ponto para “estudar” o que está para além do comportamento da criança, principalmente o seu insucesso;

As crianças felizes podem mais facilmente ter sucesso escolar;

Mais que uma cabeça cheia de conhecimentos, interessa uma cabeça bem cheia, que saiba pensar, que saiba decidir;

Ensinar para aprender a decidir;

A avaliação formativa dará um contributo essencial às crianças. É nesse sentido que se caminha;

Valorizar os professores, é absolutamente fundamental. Se uma criança não valoriza o seu Professor, amanhã não estará a valorizar outra pessoas;

Não podemos esquecer que os miúdos precisam de modelos de referência;

Um “mau” aluno pode ser um grande desafio, não para o Professor A. B, ou C, mas para o conjunto, em cooperação;

A Nota não deve ser importante; o importante é o que leva à Nota;

O único lugar onde o êxito vem antes do trabalho, é no dicionário;

É importante acompanhar e saber como cada um gere o seu próprio processo;DSCF4397

A autonomia promove-se pela responsabilidade;

Não há nada mais prático que uma boa teoria;

O coaching parental ajuda a criança a sentir-se importante e pertença de alguém, respeita e encoraja, convida a criança a descobrir que é capaz (encoraja o uso do poder pessoal e da autonomia);

As crianças são seres sociais;

Uma criança mal comportada, é uma criança desencorajada.

Apenas alguns itens de muito, valioso e pertinente que ali se ouviu.

SESSÃO OFICIAL DE ENCERRAMENTO

A Mesa foi composta pelo Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário – Prof. Doutor Fernando Reis e pelo Presidente da Câmara Municipal de Tondela-Dr. José António de Jesus.

NÃO HÁ ESCOLA SE NÃO HOUVER UMA SOCIEDADE MOBILIZADA, CENTRADA NAS SUAS RESPONSABILIDADES E NAS DE CADA FAMÍLIA

José António de Jesus, na sua intervenção ao encerrar o motivador Seminário, começou por salientar que a educação está na base do desenvolvimento sustentado e integrado da sociedade, contribuindo de forma preponderante para a melhoria das condições de vida das nossas gerações. Podemos afirmar que a educação é o investimento mais estruturante e com maior alcance na transformação social, económica e pessoal de cada um.

O conhecimento é o maior capital de uma pessoa e consequentemente de um País. A capacidade de pensar, idealizar, equacionar, questionar, programar e planear são indispensáveis para que se possa executar, construir, realizar. E para que se possa desenvolver a autocrítica assente num espírito crítico, reformista mas simultaneamente assente na responsabilidade pessoal e institucional. A Escola, para além de toda a dimensão e varáveis que comporta, é a resposta da nossa organização enquanto sociedade. O sucesso da escola resulta de diversas variáveis, mas a mais determinante é a que está na dimensão humana e na interação centrada no processo de ensino/aprendizagem. É por isso que cada vez mais se pode afirmar que “não há Escola se não houver uma sociedade organizada, centrada nas suas responsabilidades e na família”. É este o grande paradigma que importa valorizar.

O nosso nível de compromisso e a excelente articulação com os Agrupamentos, com as diferentes Associações de Pais permitem que num futuro próximo possamos acolher, se esse for o desejo, novas abrangências que contribuam para maior autonomia e descentralização de competências e que tenham respostas e soluções, incluindo o ajustamento do plano curricular próximas da realidade do nosso território social e económico e também cultural, em perfeita articulação entre as competências e as necessidades da região.

A EDUCAÇÃO É UM DESAFIO PERMANENTE.

Foi esta a mensagem que o Secretário de Estado deixou na sua intervenção.

Estes Encontros, esta partilha parecem essenciais para nós sentirmos que há mais pessoas com as mesmas preocupações que nós, com os mesmos problemas que nós, com quem nos identificamos e com quem refletimos e, ao fim e ao cabo, pensamos na forma como nós atuamos, isto enquanto Pais; enquanto Professores, uma profissão extremamente complexa, mas na mesma linha que é uma parte essencial da educação. Como Professores também temos o problema de encontrar as melhores soluções para os inúmeros dificuldades com que nos deparamos no dia a dia.

E nós, de facto, como também já foi frisado, na nossa educação enquanto crianças e jovens, enquanto estudantes e cidadãos todos os dias aprendemos, todos os dias tentamos melhorar a nossa ação, o que não quer dizer que consigamos sempre concretizar as melhores soluções. Uma aprendizagem até com os erros é um elemento fundamental tanto para Pais como para Professores. Por isso temos que dar a volta para nDSCF4425ão encarar os erros sempre de uma forma negativa.

É importante identificar os erros para que se tente ultrapassá-los.

Por isso, reforço, estes Encontros são essenciais e são também emotivos, porque nos tocam interiormente e naturalmente sinto essa emoção enquanto Professor e enquanto Pai.

Os olhares cruzados destes especialistas que aqui estiveram e da Autarquia que promoveu este Encontro, e das Escolas, permitem uma reflexão muito frutuosa em torno das temáticas cruciais da educação.

E deixando ainda pistas, considerações e reflexões, o Secretário de Estado mais uma vez felicitou o Município de Tondela pela iniciativa e realçou o interesse de tantos para debater temática tão complexa, mas ao mesmo tempo de tanto desafio.

 

Apesar do tempo frio da manhã de sábado, o interesse pelo tema e a participação encheram de calor humano o espaço do Auditório.

Jorge A. Leitão/Inês Sofia

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