Sábado , Maio 4 2024

CUIDADOS PALIATIVOS

Realizou-se no dia 15 de Outubro, no Auditório Municipal de Tondela, Conferência sobre Cuidados Paliativos.

Esta conferência teve como grande objectivo de desmistificar mitos e preconceitos inerentes a estes cuidados, com intenção de esclarecer a população em geral, sobre o que significa os Cuidados Paliativos.

A mesa de honra foi constituída pelo Dinterior-1r. José António de Jesus, presidente da Câmara de Tondela, Dr. Germano Loureiro em representação da Equipa Coordenadora Local da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Dra. Helen Pinho diretora clínica do Centro Hospitalar Tondela-Viseu e o Dr. Vitor Bettencourt médico da Unidade de Cuidados Paliativos de Tondela.

Na sessão de abertura tomou a palavra o Dr. Vitor Bettencourt que focou a sua intervenção na sua função de médico nos Cuidados Paliativos no Hospital de Tondela, que tem como objectivo aliviar a dor dos doentes e também aliviar a dos seus familiares.

Falou também o Dr. Germano Loureiro que numa linha de interdisciplininaridade (equipa) focou a comunicação do terapeuta que deve ser eficaz no cuidado ao doente, mas também à família.

Por sua vez a Dra. Helen Pinho falou na necessidade de os profissionais e também a comunidade procurarem desmistificar mitos e preconceitos inerentes a estes cuidados de saúde.

Por outro, o Presidente da Câmara Dr. José António de Jesus que referiu o papel do Município nesta importante resposta de saúde, que esteve sempre receptivo e que estaria sempre pronto a ajudar no sentido de melhor este importante serviço, como referiu “este é uma resposta preciosa para quem necessita e a função a Câmara é criar condições de bem estar para todos aqueles que necessitam destes serviços. Terminou agradecendo o trabalho e o empenho de todos os profissionais de saúde que com o seu profissionalismo e empenho pessoal ajudam a minimizar o sofrimento destes doentes e seus familiares.

Iniciaram-se os trabalhos propriamente ditos com o primeiro painel onde foram oradores a Professora Doutora Paula Sapeta, Dr. Vitor Bettencourt einterior Enf. Jorge Paulo que abordaram o tema Filosofia, Princípios e Mitos sobre os Cuidados Paliativos.

Deste painel destacamos a intervenção da Prof. Dra. Paula Sapeta porque reforçou muito bem que os Cuidados Paliativos não são a mesma coisa que a eutanásia. Os Cuidados Paliativos são antes uma resposta aos doentes que apresentam doença avançadas, incuráveis e progressivas e que estão em intenso sofrimento e a função dos Cuidados Paliativos é de aliviar a dor e dar uma dignidade e qualidade de vida a estes doentes de forma confortável. São também uma forma de aliviar a dor e o sofrimento dos próprios familiares.

Neste painel os oradores reforçaram sempre o bom desempenho dos Cuidados Paliativos do Hospital de Tondela e mostraram-se sempre receptivos e disponível para ajudar sempre este serviço, nomeadamente na formação e pessoal especializado.

Após uma pequena pausa, uma segunda mesa constituída por familiares de utentes que passaram pela Unidade de Cuidados Paliativos e utentes que ainda estão na Unidade e que quiseram partilharam vivências e experiências com as todas as pessoas presentes no auditório.

Este foi um momento muito emotivo, porque os utentes que partillharam as suas experiências precisaram de coragem, mas também de muita nobreza para na primeira pessoa desmistificarem estes serviços. Quanto aos familiares dos utenprimeira-2tes que por lá passaram foi recordar a dignidade, o carinho e a humanidade com que os seus familiares foi tratados e cuidados.

No final foi entre pela Câmara Municipal uma lembrança a todos os participantes da mesa e o serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Tondela um ramo de flores.

Durante a tarde, numa perspectiva mais simbólica e de carácter mais privado foi feita uma largada de balões no espaço físico da Unidades de Cuidados Paliativos de Tondela, com o envolvimento dos utentes que estão nestes Cuidados e seus familiares.

L.C.

Veja Tamém

PEDRONHE – DOMINGO DE PASCOELA

Decorreu no domingo 7 de abril a tradicional Visita Pascal na povoação de Pedronhe, freguesia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *