Sexta-feira , Maio 3 2024

CENTRO PAROQUIAL DE CANAS DE SANTA MARIA VINTE E CINCO ANOS AO SERVIÇO DA VIDA

Tendo como herança o Centro Social de S. Vicente de Paulo, que às terras de Canas de Santa Maria tinha trazido o sentido humanitário de servir a comunidade mais necessitada, o Centro Paroquial de Canas de Santa Maria nasceu e desde logo se projetou como grande obra para servir.

Esta “obra de todos e para todos nasceu do generoso apoio e da carinhosa compreensão do coração de quantos foram solicitados e conquistados para esta nobre tarefa”.

De etapa em etapa, de valência em valência o Centro Paroquial veio conquistando espaço, muitas vezes à custa de muito esforço e dedicação, mas alargando sempre os horizontes da sua razão de ser – dignificar a promoção humana, principalmente junto dos mais carenciados de afeto, de amor, de apoio, olhando o presente com olhos no futuro sem esquecer o passado, cujo testemunho de vida representa uma força.centro paroquial

E quer no centro de Dia, no Apoio Domiciliário para idosos, na Creche para as crianças, quer ainda e mais recentemente uma área para Lar de idosos, o Centro Paroquial de Canas de Santa Maria “tornou-se no verdadeiro motor de desenvolvimento da comunidade” e uma resposta social que envolve a população, principalmente os mais isolados de uma vida familiar normal.

Os acordos de cooperação que entretanto foram criados ou alargados vieram de certo modo permitir olhar o futuro com outras perspetivas, ainda que não respondendo inteiramente às necessidades. Mas foi e será sobretudo a dedicação, o voluntariado, o espírito de Missão que continuam a ser as alavancas que fazem rodar as engrenagens.

O passado dia 18 foi dia de festa porque o Centro Paroquial festejava 25 anos de vida ao serviço da comunidade.

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS

O Dia festivo começou com o ato espiritual de uma Missa de Ação de Graças pelas benesses recebidas, mas também de memória por todos aqueles que já partiram e que de alguma forma estiveram ligados ao Centro e à sua Missão.

RECEÇÃO AOS CONVIDADOS

À tarde, pelas 15,30 horas, teve lugar a Cerimónia comemorativa. As muitas entidades presentes, desde logo o senhor Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, o Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, Dr. Telmo Antunes, o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, Vereadores, Presidente da Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria, Dr. João Carlos Figueiredo, o Diretor do Centro de Emprego Dão-Lafões, Dr. Adriano Azevedo, o Responsável dos Serviços de Saúde de Tondela e médico também de Canas, Dr. Jorge Brás, o médico da Instituição, Dr. António Marques, o Presidente do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, o Dr. Júlio Valente, a Drª. Isabel de Sousa Mendes a representar a VÁRIOS, a Drª. Sofia Ribeiro, a representar a ASSOL, o Artista e filho de Canas, Laureano Leitão, o grande Homem da terra e do Concelho, Dr. João Almiro, diversas Associações e outros ilustres convidados que no momento não recordamos, foram recebidas pelo Presidente da Direção, Padre João Dinis, pela Vice-Presidente, Drª. Maria José Loureiro de Jesus, restantes membros dos Órgãos sociais e pessoal do Corpo Técnico e Operacional.

A seguir àcentro paroquial (1) receção dos convidados, o senhor Bispo de Viseu, o Presidente da Direção e a Irmã Rosa (do Corpo ativo do Centro) foram convidados a descerrar a Placa Comemorativa que assinalava “25 anos de existência do Centro Paroquial como IPSS- Instituição Particular de Solidariedade Social – 18 de outubro de 2015”

CERIMÓNIA COMEMORATIVA

No salão de festas, teve depois lugar a Sessão Comemorativa, sendo a Mesa da Cerimónia composta pelo senhor Bispo de Viseu, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Diretor do Centro Paroquial e Presidente da Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria.

A primeira intervenção coube à Drª. MARIA JOSÉ, recordando os passos da caminhada, a dedicação de muitos que, desde a primeira hora estiveram presentes para ultrapassar as dificuldades e criar as possibilidades das respostas que iam nascendo dessas vontades para que todos aqueles que a necessidade obrigava a recorrer ao Centro, tivessem ali o aconchego de que necessitavam, uma nova vida com dignidade e com o amor de quem serve.

E hoje, ao comemorar 25 anos de existência, e de existência onde foram muitas as dificuldades a vencer, sente-se o orgulho de um dever cumprido mas não acabado, porque em cada dia, em cada situação aparecem novos desafios para vencer, novas metas a alcançar e novos caminhos a percorrer.

O número de utentes que de ano a ano tem vindo a aumentar nas diversas valências responde assim às necessidades que vamos detetando e hoje, cuidamos de cerca de 50 crianças dos 4 meses aos 6 anos de idade, 20 idosos em Centro de Dia, 21 em Lar e 33 em Apoio Domiciliário.

SOMOS UMA GRANDE FAMÍLIA, E COM A GRAÇA DE DEUS, SOMOS O CORAÇÃO DA PARÓQUIA.

Temos ainda muito trabalho a fazer, mas com a vontade de todos, conseguiremos.

O PADRE JOÃO DINIS, que falou a seguir, lembrando todas as associações da Freguesia e da Paróquia, disse que Canas de Santa Maria é uma Freguesia onde o associativismo tem uma expressão muito forte. Aqui estão as associações existentes, aqui está também representada a Confraria dos Carolos e Papas de Milho; depois os nossos convidados especiais, outras instituições da área social, a Escola Profissional de Tondela, o Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro e os nossos Amigos muito especiais que não vou mencionar o nome, porque os Amigos estão sempre no nosso coração.

Uma palavra também para a comunicação social presente, Colaboradores da casa e sobretudo os beneficiários da Missão do Centro, os idosos, as crianças, os Amigos de todos os dias e por último, a Direção, unidprimeiraos na mesma tarefa. Estão todos no nosso coração, na nossa amizade.

Este projeto, que hoje é o Centro Paroquial, nasce a 10 de fevereiro de 1959 com a aprovação dos primeiros estatutos e a aprovação canónica por parte do Bispo da Diocese. Entretanto, em 10 de agosto de 1987 recebeu-se a aprovação dos novos estatutos do Centro Paroquial de Canas de Santa Maria. O registo definitivo da sua alteração global para Instituição Particular de Solidariedade Social reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública efetivou-se em 14 de fevereiro de 1990. São os 25 anos deste Centro na sua atual estrutura, e que hoje estamos a comemorar.

Uma Obra de todos, para todos, de acordo com os fins propostos nos estatutos, isto é contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos e outros de proximidade. Espírito de solidariedade humana, cristã e social. É por isso que aqui estamos.

A todos que ao longo destes anos estiveram connosco, o nosso sincero obrigado. A todos os que aqui hoje estão presentes, o convite para que façam desta casa e da sua ação, uma obra vossa. Bem-hajam.

O DR. TELMO ANTUNES, na sua intervenção começou por dirigir uma palavra de reconhecimento pela forma como o senhor Bispo de Viseu encara as questões sociais da Diocese.

Um agradecimento também ao Município de Tondela e ao seu Presidente pelo trabalho desenvolvido nesta área, Concelho exemplo ao nível do Distrito com respostas sociais de grande qualidade, fruto do esforço das instituições, mas também de uma parceria contínua nesta área.

Ao senhor Padre João Dinis agradeço todo o trabalho que tem desenvolvido na Paróquia e toda a sua dedicação e empenho para que esta obra tenha chegado aqui e com a qualidade que tem, permitindo-nos estar a festejar esses 25 anos de caminho para o bem comum. Foi determinante e continuará a sê-lo nos próximos anos.

Vivemos um período conturbado no nosso país, tivemos um resgate internacional, tivemos que pagar aos nossos credores de uma forma que não agradou a todos, período em que todos nós fomos chamados a contribuir.

Por isso, durante os últimos quatro anos as IPSS’s, como esta em que estamos hoje, tiveram um trabalho significativo de resguardo e de almofada em relação aos mais desfavorecidos. Trabalho muito importante, porque mais perto das pessoas e conhecem melhor as suas necessidades, os seus problemas e responder, numa primeira linha, a esse esforço nacional.

Neste momento em que se augura a saída dessa crise, vai ser com as IPSS’s , com a autarquias que vamos continuar a contratualizar, no sentido de ligarmos cada vez mais estes laços que nos unem às famílias dos menos protegidos.

É esta palavra de confiança, de esperança que quero deixar a todos neste dia tão feliz para Canas de Santa Maria.

JOSÉ ANTÓNIO DE JESUS, que falou a seguir, depois de saudar e agradecer ao senhor Bispo D. Ilídio Leandro por mais uma visita ao nosso concelho, deixou presente e realçou que Tondela tem uma das maiores redes sociais de cobertura

Nós temos uma capacidade instalada que permite que todas as Freguesias deste Concelho tenham resposta social, em particular nos domínios nos serviços de Apoio Domiciliário e também na rede de centro paroquial (2)infância.

Temos partilhado com a Segurança Social e concretamente com o Dr. Telmo Antunes as preocupações para dar resposta aos domínios onde ainda precisamos de investir e esperamos com o mesmo propósito e a mesma confiança que possamos encontrar, também aí, instrumentos para alavancar esses desafios.

Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria, Dr. João Carlos de Figueiredo cumprimento, não só nessa qualidade de autarca mas também de pessoa empenhada no desenvolvimento da nossa comunidade, porque verdadeiramente nós só seremos capazes de construir os nossos pequenos castelos se cada um de nós for capaz de contribuir, com essa generosidade e com essa determinação, na construção coletiva e no bem comum.

Senhor Padre João Dinis, julgo que não precisaríamos de escrever nada mais do que sublinhar o testemunho, o reconhecimento solidário e a dimensão humanista que o torna uma Figura de referência do nosso Concelho, com o seu trabalho, com a sua ação, com a sua discrição, sem procurar protagonismo, é um verdadeiro construtor de equipas e aproveito para em si cumprimentar todos os Órgãos deste Centro Paroquial pela capacidade de contribuírem para o esforço coletivo.

E José António de Jesus lembrou que o Concelho de Tondela tem procurado, há vários anos, ter como umas das principais metas o desenvolvimento económico e o crescimento, gerando emprego porque o emprego contribui, naturalmente, para a fixação das pessoas e do seu bem-estar e valorização. Mas tal ação ficaria sempre diminuída se a ela não estivesse associada a dimensão social e a região de bem-estar e de solidariedade.

Hoje aqui e recordando os passos percorridos desde as primeiras horas, é importante olhar para as histórias das pessoas que aqui estão, que aqui estiveram e que aqui estarão.

Um cumprimento final para as demais entidades que quiseram estar presentes no Momento tão especial.

D. ILÍDIO LEANDRO começou por saudar em primeiro lugar os destinatários do Centro Paroquial que a Igreja assume, que a Paróquia como parte da Igreja na sua ação de integrar tudo aquilo que é humano, e portanto o social na plena compreensão da palavra em tudo aquilo que é a ação da Paróquia, ação missionária da Paróquia. Portanto, saúdo os utentes caríssimos, desde as crianças mais pequenas, a Creche, o Jardim de Infância; depois os destinatários menos jovens, saúdo todos aqueles que aqui estão ou deste Centro fazem parte, porque é ao serviço desta Centro Social Paroquial que estão aqui todos os que “servem” e cada um na sua missão de servir, na sua missão de coração, de pessoas sensibilizadas para cuidar, no sentido pleno dos que mais carecem do apoio de todos.

Por isso aqui estamos a celebrar, e celebrar em festa os 25 anos do Centro Paroquial de Canas de Santa Maria, onde hoje e aqui, porque Bispo de Viseu, sou também Bispo de Canas de Santa Maria.

A todos saudando, eu quero invocar este Dia que estamos a celebrar no Calendário da Igreja, porque Dia Mundial das Missões em que o Papa Francisco escreve na sua Mensagem do anúncio da verdade, da justiça, da solidariedade, da paz, do amor é o anúncio do Reino de Deus de que a Igreja não se pode afastar, Reino de Deus que não é meramente de dimensão espiritual, porque seria confinada a uma dimensão importante, mas não total da vida da pessoa, da vida das comunidades, mas sim o anúncio do Reino de Deus no sentido pleno.

E o Sínodo que estamos a viver na Diocese de Viseu, contemplando as linhas fundamentais da ação da Igreja, por um lado estuda a palavra de Deus para vivermos a dimensão cristã, mas depois é também a ação social, caritativa, missionária da Igreja, onde a igreja não realizará a sua Missão na plenitude se não estiver atenta aos mais pobres, aos mais sós, mais distantes e a todas as dimensões que constituem a humanidade.

Por isso, ao celebrarmos os 25 anos do Centro Paroquial de Canas de Santa Maria, eu quero naturalmente dar os parabéns aos fundadores, aos que o ajudaram a nascer e porque ligado a toda a Paróquia, eu quero dar os parabéns à Paróquia de Canas de santa Maria por este espaço que olha, que cuida dos mais necessitados, dos que mais precisam.

Que ele continue a ser uma luz a dizer que nada escapará à preocupação do amor, do serviço da Igreja que está na sua base de ação.

Findas as intervenções, diversas mas ricas no seu conteúdo, Maria José Loureiro de Jesus anunciou o Momento Musical que iria seguir-se. Mas antes, anunciou que o conterrâneo e amigo Laureano qcentro paroquial (3)ueria dizer algumas palavras e que uma utente do Mosteiro de Fráguas tinha também uma oferta para o Centro.

LAUREANO LEITÃO transmitiu ali os passos que deu e os contactos que teve para traduzir numa “Biblioteca” um desejo que o fazia ligar ainda mais à sua terra, ao Centro Paroquial, mercê da sua ligação às coisas e às causas.

Os livros foram tomando o seu lugar. Esta pequena Biblioteca não está acabada, antes vai crescendo e poderá crescer mais pela vontade de cada um de nós. Nela há, também alguns livros meus, de que aqui destacaria um: “Joaninha voa, voa, até Lisboa”, onde muitos bichos do campo, que só as pessoas do campo conhecem, fazem a nossa recordação e o nosso contacto com eles, e onde ressaltam as vivências do autor, que ali deixou vários exemplares emoldurando essa vivência.

Outro Momento enternecedor foi a oferta, por uma utente do Mosteiro de Fráguas, de um bonito Crucifixo que uma filha pintou à mão, que passará a ser também um testemunho de gratidão pelo que de bom tem recebido do Centro

MOMENTO MUSICAL

Rosário Costa e António Nunes, naturais de Canas de Santa Maria, ofereceram à assistência um agradável Momento musical

DÃO DE HONRA

Para remate da festa, foi oferecido um “Dão de Honra”, onde a confraternização aproximou ainda mais as pessoas na partilha da vivência comum que o motivo proporcionou.

Jorge A. Leitão

 

 

Veja Tamém

COMBATENTES DO ULTRAMAR APROVAM CONTAS DE 2023

Numa sessão da Assembleia-geral da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, realizada no dia 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *