A vila de Canas de Santa Maria pode orgulhar-se de ter uma obra social que, sendo de todos e para todos, promove o desenvolvimento harmonioso das crianças, pensa no envelhecimento ativo e melhor qualidade de vida através das várias valências, de uma estrutura física adequada aos mais modernos requisitos, de um Corpo de Funcionários especializados, de Voluntários sempre prontos a darem o melhor de si e de Órgãos Sociais dedicados a uma Causa, mas também a um permanente desafio.
Visitar o Centro Paroquial de Canas de Santa Maria, é conhecer uma Instituição que se situa nos lugares cimeiros das IPSS do Distrito, onde tudo foi pensado para proporcionar o melhor ambiente ao utente, quer ele seja crianç
a de tenra idade, quer aquele que pela idade, estado de saúde, impossibilidade ou inexistência de cuidados familiares, dificuldades na realização das tarefas diárias ou outras razões, requerem cuidados e atenções redobrados.
Tudo ali se conjuga para ser um ambiente de eleição para quem precisa de acolhimento. Até os quartos de banho dos mais pequeninos, adaptados à sua idade.
Já conhecíamos e acompanhávamos, de algum modo, esta Obra notável no coração de Canas de Santa Maria, mas fomos ali levados por mais uma Valência que recentemente abriu as portas para novos utentes, a “RESIDÊNCIA PARA IDOSOS”, distribuída por quartos triplos, duplos e unipessoais, todos com casa de banho privativa e alguns quase verdadeiras suites, inundados de Sol e com uma vista espetacular para a mais linda Serra, a do Caramulo, a que se junta um ambiente acolhedor e familiar.
São 21 camas disponíveis, das quais 5 já preenchidas, mas
com várias inscrições para as restantes.
Esta vertente, agora aberta ao público, se por um lado vem concretizar um “sonho” dos seus responsáveis, para o qual trabalharam anos a fio, vem por outro responder aos anseios da população, que encontram aqui, na sua Terra, a solução para problemas que afetam ou podem afetar o seu agregado familiar.
Esta importante resposta Social vem, assim, juntar-se às várias respostas que o Centro Paroquial de Canas de Santa Maria vem desenvolvendo já há vários anos. E são elas:
CENTRO DE DIA, que alberga 22 utentes, a quem são proporcionados transporte, refeições, fisioterapia (2 vezes/semana), enfermagem, psicologia, ginástica (semanal), assistência medicamentosa, acompanhamento ao Exterior (consultas e exames médicos, etc), atividades socioculturais (jogos, trabalhos manuais, culinária, passeios, convívios, etc.), atividades religiosas (oração do terço…)
SERVIÇO DE
APOIO DOMICILIÁRIO (prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio), com refeições, higiene pessoal, higiene habitacional, tratamento de roupas e outros serviços previstos no Centro de Dia. Apoia 20 pessoas.
CRECHE – Serviço integral de apoio a crianças dos 4 aos 36 meses. 48 crianças.
JARDIM DE INFÂNCIA – Educação pré-escolar para crianças dos 3 aos 5 anos. 15 crianças, onde os trabalhos didáticos e outras atividades são a componente diária para a sua aprendizagem.
Atualmente, em conjunto com os adultos, estão a trabalhar ativamente no concurso “ Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar”, promovido pela Câmara Municipal de Tondela e de enfeite das rotundas e espaços verdes do Concelho por altura do Natal.
Para que todas estas respostas sociais funcionem, e funcionem com a qualidade que se exige a este tipo de Instituições, há que valorizar a capacidade e conhecimento dos técnicos (Psicóloga, Enfermeiro, Educadora de Infância, Administrativo e outros) que respondem pelas várias equipas e pelos vários serviços, há que garantir que todo o staff corresponda às tarefas diárias, há que promover a melhor gestão dos recursos quer humanos, quer económicos e financeiros, já que é essa rentabilização de meios que permite atingir os objetivos a que o Centro desde a primeira
hora se propôs.
São 25 os diversos funcionários que garantem a vida desta grande obra de solidariedade e bem -fazer. E as Irmãs Religiosas, desde a primeira hora dão à Causa um importante contributo pela dedicação, empenho e sentido cristão que dão às suas tarefas.
Gerir uma Instituição que tem o poder de resposta do Centro Paroquial de Canas de Santa Maria, não é tarefa fácil e obriga a grande “engenharia financeira”, já que os Acordos com a Segurança Social não cobrem a quantidade e a qualidade dos serviços prestados, mas outros apoios, outras formas solidárias e outras iniciativas ajudam a ultrapassar as dificuldades.
E ao falar de iniciativas, não pode deixar de falar-se nos solidários e participados almoços que periodicamente enchem o Salão do Centro, onde para além da participação e contribuição, há todo um espírito de partilha, de amizade e de comunhão.
A missão de gerir o Centro assenta numa Direção de voluntários, que ali dão o seu melhor e acompanham a par e passo a sua vida diária. É ela constituída pelo Padre João Diniz, Presidente da Direção, Drª. Maria José Loureiro de Jesus, Vice-Presidente, Maria Fernanda Natal, 1ª. Secretária, Paula Diniz, 2ª. Secretária e Fernando Natal, Tesoureiro, tendo por sua vez e no acompanhamento das contas um Conselho Fiscal de que fazem parte, o Dr. Felisberto Figueiredo, Presidente e Dr. José Agostinho Marques e Ilda Gomes, Secretários.
“Folha de Tondela”, com o Colega “Jornal de Tondela”, visitaram o Centro e durante umas horas acompanharam a sua vida e atividade. Embora conhecendo desde há muito a Instituição e partilhando algumas atividades, a visita não deixou de ser uma surpresa e uma “descoberta”, que a visita à Residência para Idosos, como a mais recente resposta, tornou ainda mais enriquecedora.
Uma Terra que tem uma Instituição que olha as crianças e os idosos de maneira tão generosa e fraterna, honra-se a si própria, mas honra também todo o Concelho.
Jorge A. Leitão
Folha de Tondela Jornal centenário da região de Viseu