Sábado , Maio 4 2024

CD TONDELA 87 ANOS – LONGEVIDADE E SUCESSO

A história do Clube Desportivo de Tondela começa com a fusão de dois clubes da então vila de Tondela: o Tondela Futebol Club (fundado em 1925) e o Operário Atlético Clube (fundado em 1932). Havia nessa época um clima de rivalidade entre os dois clubes, mas após algumas conversações, as duas direcções entenderam promover a fusão dos emblemas para dar origem ao “Clube Desportivo de Tondela” em 6 de junho de 1933, que adoptaria as cores verde e amarela do Município, conforme bem relatado nas páginas do jornal “Folha de Tondela” da época.
Desde aí o Clube soube, com altos e baixos, manter a dinâmica desportiva, sobretudo na modalidade do futebol.
Em 2011-2012, o CDT escreve talvez a mais bonita página da sua história, ao conseguir o inédito acesso ao futebol profissional e, especificamente, à Segunda Liga.
Em 2014-2015 é campeão da Segunda Liga e sobe à Primeira Liga do Futebol nacional, tornando-se o único clube da região centro na Primeira Liga, e conseguindo de forma épica continuar neste escalão.
Em 2018 a SAD do Tondela é constituída, acompanhando a necessidade de crescimento do Clube.
Na mesma data, David Belenguer do grupo Houpe Groupe torna-se o novo acionista maioritário da CD Tondela – Futebol SAD que compra 80 por cento das acções desta Sociedade Anónima Desportiva, com o objetivo de manter e promover o clube na I Liga.
O Clube continua a crescer e o Centro de Estágio (Cidade Desportiva) é actualmente o maior projecto do clube, o que vai permitir melhores condições de trabalho aos vários escalões da modalidade do futebol, tornando-se numa oferta de excelência à formação desportiva. É reconhecido como empreendimento com relevante interesse geral.
A denominada cidade desportiva vai localizar-se na Quinta de Nandufe, à entrada da cidade de Tondela e tem uma área de 10 hectares.
Devido à pandemia Covid-19, as comemorações deste dia tão importante para o clube, foram muito limitadas, e apenas se realizou a romagem ao cemitério municipal, onde foi feita a homenagem a todos os dirigentes, treinadores, atletas, sócios e adeptos que contribuíram para o crescimento da instituição.
Nesta ocasião o presidente Gilberto Coimbra, reforçou a mensagem de união em redor do clube, para que todos juntos continuem a fazer História. O presidente “O Obreiro” que lidera o clube há 16 anos, na sua mensagem aludiu ao Covid-19, como um fator de incerteza na vida das pessoas e também do clube, mas disse esperar que a pandemia passe para se voltar ao futebol. Pediu aos sócios para encarar o recomeço do campeonato como se fosse o início, e pediu o apoio dos adeptos para o clube vencer os desafios, e afirmou que a melhor forma de festejar é garantir a manutenção o mais rápido possível” vamos vencer com toda a certeza pelo quinto ano consecutivo e depois esperemos que venha o sexto, o sétimo e o oitavo…”
O presidente da Assembleia Geral, Carlos Amaral, na sua intervenção lembrou todos os dirigentes, sócios e adeptos que já falecidos trabalharam para o sucesso do clube até aos dias de hoje, e que devem estar muito satisfeitos com o que está ser feito pelo clube.
No final houve uma pequena oração e uma salva de palmas em homenagem aos homens e mulheres que contribuíram para a História do clube.
Mas ao longo deste dia, muitos antigos atletas, treinadores sócios e adeptos, manifestaram o seu apreço pelo clube.
Também David Belenguer presidente da SAD, na sua mensagem disse que 87 anos, não são 87 dias. Agradeceu a paixão e o amor dos adeptos ao clube. Um amor que segundo este responsável, não se explica, sente-se.
João Bento, João Cavaleiro, Vítor Paneira, Quim Machado, o treinador que levou o clube á 2 Liga, foram os treinadores que também se associaram a este aniversário mostrando o orgulho de fazerem parte desta história, e que vêm com muita satisfação o crescimento do clube.
Também o treinador Pepa, que treinou recentemente o Tondela e foi protagonista de três manutenções do clube na I Liga, enviou a sua mensagem onde referiu que Tondela é uma terra e um clube, que muito lhe diz, que ficou com a cidade e a região no coração. Endereçou os parabéns especialmente ao presidente Gilberto Coimbra, a todo o staf, jogadores e aos adeptos e cidade. Tondela nas palavras de Pepa, é uma terra de muito brio e uma terra amiga, e deseja ao clube muitos e bons anos.
Muitos adeptos também se associaram como Paulo Miranda, o conhecido jornalista de trânsito da Rádio Comercial, sócio nº 1487, que deu os parabéns pela história do clube. E espera que continue a fazer história, espera também que todos apoiem o clube porque é importante a união de todos.
Samuel Úria, o adepto que festeja os feitos do Clube Desportivo de Tondela, no Marquês de Pombal, cantor e compositor de renome nacional, natural de Tondela, também enviou os parabéns, enviando um abraço ao clube e a todos os que lá trabalham. “Parabéns por o clube levar e a elevar o nome da cidade de Tondela”. Sente-se orgulhoso por “o clube através do desportivismo competitividade ter sido o representante de uma região tão sobejamente esquecida e ignorada”. Disse que tem muitas saudades de passar um domingo no estádio João Cardoso a ver jogar o Tondela.
Antigos jogadores como Tozé Marreco, Cristian Amado, Espanhol, João Pica, Cristian Piojo, e Mário Sousa endereçaram os parabéns ao clube que têm orgulho de terem representado.
Rolando Cruz, o emblemático roupeiro do clube, também deu os parabéns ao clube, lembrando os presidentes e jogadores com que já trabalhou ao longo de tantos anos, enaltecendo o trabalho do presidente Gilberto Coimbra.
Cláudio Ramos o jogador mais representativo da atualidade do clube, guarda-redes de 28 anos e que está na 9º época ao serviço do Tondela, com 102 jogos realizados na I Liga e 9180 minutos batendo o record que pertencia a Rui Patrício, em nome de todos os jogadores disse que por parte do plantel a prenda já foi dada na quinta-feira com o empate no Benfica, deixando uma mensagem de parabéns em nome de todo o plantel e equipa técnica.
A este dia, a Liga de Portugal, os veteranos do CDT, hipismo CDT, ténis CDT, a Associação Futebol de Viseu, E-Sports e a Febre Amarela, também se quiseram associar a este aniversário do “maior das beiras”.
O Clube Desportivo de Tondela, é o único clube da região centro, do Porto a Lisboa a competir no principal escalão de futebol de Portugal.
Parabéns CD Tondela
MJJ

Veja Tamém

PEDRONHE – DOMINGO DE PASCOELA

Decorreu no domingo 7 de abril a tradicional Visita Pascal na povoação de Pedronhe, freguesia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *