Terça-feira , Abril 9 2024

CANAS DE SANTA MARIA 26º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO A VILA

Canas de Santa Maria está de parabéns, faz 26 anos que foi elevada a categoria de Vila.

Para assinalar esta data a junta de freguesia organizou um dia diferente, que começou bem cedo, com o hastear da bandeira, seguindo depois a missa solene de ação de graças na igreja matriz, celebrada pelo Padre João Pedro.

O ponto alto das comemorações foi o almoço convívio que se realizou na quinta João de Deus, que esteve a cargo da Associação Recreativa e Cultural de Santa Ovaia de Baixo, estava muito bom e contou a participação de muitas pessoas, que se quiseram associar a esta comemoração.

No almoço estiveram presentes a presidente da Câmara, o vice-presidente da Assembleia Municipal, vereadores, membros da Assembleia de Freguesia, presidente e comandante dos Bombeiros Voluntários de Tondela, representantes das associações da freguesia, ex-presidentes de Junta e Padre João Pedro.

No final do almoço o presidente da Junta de Freguesia Fernando Silva tomou da palavra para se congratular pela celebração deste dia que é dedicado à freguesia.

 

FREGUESIA AGUARDA UM PROTOCOLO DA CÂMARA E DA CIM PARA A INSTALAÇÃO DOS SAPADORES FLORESTAIS NO ESPAÇO MULTIUSOS

Começou por agradeceu a todos os canenses o voto de confiança que depositaram neles para os representar.

Referiu que “celebrar o aniversário da nossa freguesia é em primeiro lugar reconhecer e agradecer o contributo de todos, cidadãos, coletividades e associações que dinamizam a nossa freguesia pelo seu contributo na cultura, no desporto e nas ações humanitárias.

Na sua intervenção, Fernando Silva, referiu o que o executivo da junta realizou durante os 17 meses que estão à frente da autarquia “salientamos o processo de legalização da Associação Recreativa e Cultural da Póvoa do Arcediago (já concluída) e o processo da Associação de Santa Ovaia de Cima (em fase final), a legalização da casa mortuária, a requalificação da sede da junta de freguesia, o trabalho de limpeza da freguesia, a pavimentação em calçadas das ruas antigas de Canas, o apoio às escolas EB1 e Infantário frequentados por mais de cem alunos, suportando a junta todas as despesas de limpeza, higiene e expediente, colaboração com o Centro de Saúde, o apoio à ação social muito relevante e necessária na freguesia, e que tem tido a colaboração atenta da Câmara”.

O autarca continuou dizendo que “sabendo que os nossos recursos são escassos, temos exercido a nossa capacidade reivindicativa junto do município para resolver questões que julgamos pertinentes para a nossa freguesia, nomeadamente a questão da casa João de Deus, de forma a poder-se criar um espaço de valências várias a nível cultural”. Demonstrou também a sua preocupação relativamente à requalificação das piscinas, bem como o arranjo dos balneários, que é um anseio de todos os que frequentam aquele espaço. Referiu que aguarda “um protocolo em a Câmara e a CIM para a instalação dos sapadores florestais no espaço Multiusos. Referiu também a sua preocupação devido à falta de saneamento básico em diversos locais da freguesia, nomeadamente no Prado, Santa Ovaia de Cima, Casaínho e Casal do Rei.

 

“TEMOS EXERCIDO A NOSSA CAPACIDADE REIVINDICATIVA JUNTO DO MUNICÍPIO PARA RESOLVER QUESTÕES QUE JULGAMOS PERTINENTES PARA A NOSSA FREGUESIA”

Fernando Silva referiu também as obras que já foram apresentadas ao Município, como o alargamento da rua de acesso à igreja românica e o calcetamento do parque de lazer junto ao Pavilhão Multiusos. Querem ainda potenciar a vertente turística da freguesia, através da instalação de um posto de turismo, evido aos inúmeros turísticas que por ali passam devido à EN2 e ainda a “criação de um parque infantil, espaço inexistente na nossa freguesia”.

Durante o seu discurso, disse que o Município tem ajudado a Junta na resolução de alguns problemas que surgem, continuou apelando à Presidente da Câmara “que os nossos desejos atrás referenciados, possam ser concretizados num futuro próximo”,

Aproveitou para agradecer a “todos os ex-presidente da Junta de Freguesia que contribuíram de forma marcante para o desenvolvimento da nossa terra.”

Terminou agradecendo a presença de todos nas comemorações, bem como à Associação Recreativa e Cultural de Santa Ovaia de Baixo que realizou o almoço.

 

“A POSSIBILIDADE DE ALGUNS PROJETOS PARA A FREGUESIA SEREM APOIADOS NO PRÓXIMO QUADRO COMUNITÁRIO DE APOIO”

Seguiu-se depois a intervenção da presidente da Câmara Eng. Carla Borges que deixou a todos os presentes e habitantes da freguesia uma palavra de solidariedade e de esperança no futuro.

Carla Borges fez referência à assinatura do protocolo com a junta de freguesia, no montante de 17 mil euros, que irá permitir a requalificação de caminhos públicos, mas também vai permitir uma intervenção no cemitério da freguesia.

A autarca deixou em aberto sem se comprometer, a possibilidade de alguns projetos para a freguesia serem apoiados no próximo quadro comunitário de apoio.

Referiu também a execução da rede de saneamento do sistema norte do concelho de Tondela, que vai também permitir resolver algumas situações em Canas de Santa Maria.

As comemorações culminaram com uma tarde cultural, com a participação da Banda Filarmónica Tondelense, e o conjunto musical “os Infantes”, que a todos agradou.

Nuno Miguel

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *