Como foi sendo anunciada, decorreu no passado sábado, à tarde, a XXVII prova de perícia automóvel, este ano a contar para o campeonato nacional.
Campo de Besteiros foi conhecida durante muitos anos pelas provas de perícia, que decorriam
todos os anos e integravam a classificativa para o campeonato nacional. O gosto pelo desporto automóvel era também uma caraterística de todos os besteirenses. Era sempre organizada com muito gosto e empenho. Havia alguns besteirenses que se dedicava à sua organização, colocando todo o seu tempo e disposição, para que tudo corresse pelo melhor e assim acontecia. Há um nome, entre outros, que se destacava, o Sr. Salafranca. Era um grande entusiasta e ao mesmo tempo, amigo da sua terra e dos bombeiros voluntários, uma vez que os lucros das provas (não da primeira, que foi efetuada em 1960), destinava-se aos BVVB.
No passado dia 30, o público acorreu em grande número e os inscritos para a prova também foram bastantes, tornando a tarde de sábado muito agradável para todos. Ver a perícia das máquinas e dos seus condutores, contornado obstáculos e fazendo o percurso sem faltas ou falhas, é sempre um espetáculo imperdível.
Mais uma vez,
os lucros da prova reverteram para os BVVB, o que é também um bom objetivo, um fim que é importante para todos pois a Associação Humanitária dos BVVB, presta um importante e imprescindível serviço, em todo o Vale de Besteiros e na serra do Caramulo.
Durante quase 30 anos, deixou de haver provas de perícia, para grande tristeza dos besteirenses. No ano passado voltou a realizar-se, para grande alegria de todos e a continuidade este ano, já integrada no campeonato nacional, enche-nos de orgulho. No entanto, temos que agradecer a quem tornou isto possível. Devemos e temos que apresentar os nossos agradecimentos ao Caramulo Racing Team. Tudo se deve a estes homens, também amantes do desporto automóvel e que tudo fazem, para que no Caramulo, em Campo de Besteiros e no concelho de Tondela, o desporto automóvel continue e traga cada vez mais amigos deste tipo de modalidade, ao nosso concelho e em particular a estes lugares referidos, Caramulo e Campo de Besteiros. Muito obrigada. Sem vocês nada seria possível.
C.
Folha de Tondela Jornal centenário da região de Viseu