Quinta-feira , Maio 2 2024

CÂMARA MUNICIPAL DE TONDELA COM SALDO DE GERÊNCIA SUPERIOR A 8 MILHÕES DE EUROS EM 2019

A Câmara Municipal de Tondela aprovou no dia 18 de junho, as contas relativas a 2019, ano que o Município encerrou com um saldo de gerência de 8.696.250,26 euros.
As contas foram aprovadas durante a reunião do executivo que decorreu ao longo da tarde, contando com cinco votos a favor (PSD) e dois votos contra dos vereadores da oposição (PS).
Os indicadores da conta de gerência espelham de forma transparente, clara e detalhada, a confortável situação económica, orçamental, patrimonial e financeira do Município de Tondela, em resultado das opções estratégicas e politicas delineadas por este executivo.
“Atestam a sustentabilidade financeira do Município de Tondela, num quadro de rigor, responsabilidade e transparência”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José́ António Jesus.
A execução orçamental global da despesa, no exercício de 2019, é de 56,60%, enquanto que a execução orçamental global da receita é de 75,30%, sendo que a circunstância de grande parte do primeiro semestre de 2019 ter sido dedicada à conclusão do Programa de Apoio à Recuperação das Habitações Permanentes, em consequência dos grandes incêndios de 2017, veio a evidenciar a deslocação da execução de grandes obras, como é o caso da Zona Industrial de Tondela, da Frente Ribeirinha, do Centro Tecnológico e de Empreendedorismo, 2.ª fase da Escola Secundária de Tondela, que representam mais de 10 milhões de investimento, que se iniciaram no corrente ano.
A 31 de dezembro de 2019, o Município de Tondela apresentava um valor da dívida total dentro dos limites legais, correspondente a 0,34 vezes a média da receita líquida, calculada nos últimos três anos (cálculo provisório), sendo que o limite da dívida total é de 1,5 a média daquela receita.
Na análise à situação económico-financeira, verifica-se que o passivo exigível total é de 6.324.099,33 euros em 2019, tendo reduzido mais de 1 milhão de euros comparativamente com 2018, sendo perto de 645 mil euros referentes à amortização da divida bancária no exercício de 2019.
No que toca ao passivo, este assume um peso reduzido quando comparado com o valor dos fundos próprios, sendo, contudo de realçar a redução de mais de um milhão de euros no passivo exigível global em 2019.
Já́ o resultado líquido do exercício de 2019 ultrapassou os 512 mil euros, um valor que reflete a capacidade do Município em gerar proveitos, para fazer face aos seus custos e criar margem para continuar a consolidar investimento.
Por fim, sublinhe-se que em relação ao prazo médio de pagamentos da Câmara Municipal de Tondela, José́ António Jesus informou que ronda os 15 dias.

Veja Tamém

COMBATENTES DO ULTRAMAR APROVAM CONTAS DE 2023

Numa sessão da Assembleia-geral da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, realizada no dia 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *