Sexta-feira , Maio 3 2024

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO VALE DE BESTEIROS 42 ANOS A SOCORRER AS POPULAÇÕES

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros, celebraram no passado sábado, dia 1 de Fevereiro, 42 anos de existência.

“Numa Corporação de Bombeiros, o passado não pode morrer ou os seus homens serem esquecidos.”
Os anos pas42 anos de existência.sam e muitos dos que estiveram no seu início, já não estão entre nós, sejam dirigentes, elementos do corpo activo ou mesmo auxiliares, voluntários, que ao toque da sirene, se deslocavam ao quartel e que por lá ficavam a ajudar, no que fosse necessário.
No sábado, as comemorações começaram bem cedo, com o hastear da bandeira, logo pela manhã. E porque é obrigatório que não se esqueçam os que já não estão entre nós, depois do almoço, seguiu-se a visita aos cemitérios de Campo de Besteiros, Santiago de Besteiros, Castelões e São João do Monte, prestando a justa homenagem, a quem muito trabalhou pela instituição e já partiu. Com a devida guarda de honra ao portão dos cemitérios, seguiu-se a deposição de palmas de flores, nas campas dos dirigentes, dos bombeiros, em todos os cemitérios referidos.
De seguida, teve lugar, no quartel dos Bombeiros, na nossa freguesia, a receção aos convidados e a sessão solene apresentada pela jornalista, amiga da instituição, Marta Catarina Rosa. Presentes, entre outras entidades, e compondo a mês de honra, estiveram o Presidente da Assembleia Geral da Associação, José Hélder Alves, o Comandante da Corporação, Anacleto Martinho Agostinho, o Presidente da Direcção, Carlos Amaral, o 2º CODIS – Comandante Operacional Distrital, Humberto Sarmento, o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses e, simultaneamente, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, José Amaro, e o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus. Também destacamos a presença de quatro ex-comandantes dos nossos bombeiros, Tito Almiro, Carlos Dias, Alfredo Vieira e Pedro Pacheco, bem como a presença de antigos presidentes da direcção e assembleia-geral, empresários do Campo, o Presidente da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros, pároco da paróquia Padre Felisberto, o Comandante do Posto da GNR de Campo de Besteiros, a deputada da Assembleia da República Carla Borges e Presidentes de Junta do concelho. Esteve também presente o comandante do BVTondela Nuno Pereira, bem como outros comandantes de outras corporações do distrito.
Seguiram-se os discursos das mais diversas entidades convidadas e presentes no evento, do qual destacamos a intervenção do Presidente da Direcção Carlos Amaral e do Presidente da Câmara Municipal de Tondela José António de Jesus.
O presidente da Direcção começou a sua intervenção agradecendo a presença de todos e a homenagear todos quantos desde o início da fundação da Associação deram de si em prol da mesma.
Num discurso duro e realista Carlos Amaral disse que o estado dá com uma mão e tira com as duas “não é admissível que nestas casas se tenha que andar sempre de mão estendida como que se de mendigos fossemos”.
Realçou a forma de gestão que as associações de bombeiros tem de ter para sobreviverem “cada vez mais estas Instituições têm a gestão empresarial subjacente aos atos que praticam e aos serviços que prestam. É disso que se vive, ou melhor, é disso que se sobrevive.”
Criticou o governo que nada tem feito para aliviar os custos dos combustíveis no transporte de doentes, e na resposta às ocorrências por parte dos bombeiros, “é inadmissível que o preço do Km no transporte de doentes, por exemplo, não seja revisto há 9 anos”.

“A nossa Associação necessita urgentemente de reformular grande parte da frota que possui.”
Continuou, mostrando a realidade da sua corporação, pondo a nu as necessidades na renovação da frota e na formação dos bombeiros, e disse “o nosso parque de viaturas, penso ser um problema transversal a tantas outras Associações, está cansado, a cair de maduro, para não dizer obsoleto. O veículo mais novo que temos é de 2013, trata-se de um veículo florestal de combate a incêndio. Temos as prioridades identificadas, necessitando urgentemente de uma ambulância de transporte de doentes não urgentes, uma ambulância de socorro, um veículo ligeiro de combate a incêndios, um veículo de desencarceramento e um veículo de combate a incêndio urbano na sede, e um veículo tanque tático urbano e um veículo florestal de combate a incêndio na seção destacada de São João do Monte.”
Criticou a falta de apoio do Ministério da Administração Interna à Associação Humanitários dos Bombeiros de Vale de Besteiros, e agradeceu ao Município de Tondela por todo o apoio que tem dado à Associação.

“O MUNICÍPIO PREOCUPOU-SE EM RECONHECER O MÉRITO E ALTRUÍSMO DOS BOMBEIROS”
O Presidente da Câmara disse na ocasião que o concelho pode-se orgulhar das corporações dos bombeiros que tem, e sobretudo dos homens e mulheres bombeiros que continuam a trabalhar e a qualificar-se para dar resposta em qualquer sinistro.
O Presidente da Câmara disse ainda que é necessário apoiar os bombeiros, porque no caso do concelho, a maioria é voluntária e por isso devem ter algum benefício social. Estando em análise e em discussão pública o regulamento para a concessão de benefícios sociais para os bombeiros do concelho de Tondela. Esta proposta vem reconhecer o mérito e altruísmo dos bombeiros e o papel do voluntariado nas corporações. Estes benefícios consistem entre outras num seguro de acidentes pessoais, apoio jurídico e administrativo e regalias para quem tenham habitação própria e permanente ou habitação arrendada.
José António de Jesus terminou dando os parabéns a esta Associação, e agradecendo a todos quantos no dia-a-dia dão corpo e alma ao serviço dos outros.
As comemorações terminaram com o jantar/convívio, em que os convidados e os diversos elementos da instituição aproveitaram para conversar, trocar impressões, opiniões e ideias. Foi assim um salutar convívio entre todos.
Para os habitantes da vila, foi mais impressionante, o cortejo dos veículos automóveis que se realizou ao anoitecer, com as sirenes e os semáforos ligados. Impressiona, porque também se torna comovente, sem dúvida. Por isso, os besteirenses saíram à rua e assistiram ao cortejo automóvel.
Os festejos terminaram tardiamente, mas sem dúvida, que o convívio foi muito agradável e todos os presentes passaram uma tarde e noite, bem passadas.
L.L.

Veja Tamém

PEDRONHE – DOMINGO DE PASCOELA

Decorreu no domingo 7 de abril a tradicional Visita Pascal na povoação de Pedronhe, freguesia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *