Numa votação que contou com 10 heróis, os Bombeiros de Tondela que salvaram crianças na Serra do Caramulo e o pequeno Zé Maria, que salvou os avós, foram os preferidos dos portugueses.
O Correio da Manhã prestou homenagem, no domingo passado, a várias pessoas que arriscaram a sua vida para salvar os outros.
Entre os heróis militares destacaram-se os bombeiros de Tondela, Paulo Loureiro e o seu colega, Renato Nunes, com 57,21% dos votos, que nos grandes incêndios do verão do ano passado na Serra do caramulo arriscaram a vida para salvar duas crianças e a sua avó.
Foi em Fornelo do Monte, no concelho de Vouzela, as chamas já tinham cercado a habitação, o fumo não deixava ver nada, mas estes Bombeiros sabiam que dentro da casa estavam duas crianças e a sua avó e honrando o lema dos Bombeiros “Vida por Vida” arriscaram, entraram dentro da habitação resgataram estas pessoas antes da casa arder por completo.
A simplicidade destes homens e o espírito de bombeiros que trazem dentro de si são bastante significativos porque a maior parte das pessoas ligadas aos Bombeiros não sabiam desta distinção.
Afinal, ser Bombeiro é estar atento para salvar vidas e como referiu o Bombeiro Renato Nunes na edição em directo da televisão do Correia da Manha este prémio é uma homenagem a todos os Bombeiros que deram a vida no incêndio da Serra do Caramulo, no verão passado.
M.J.J.