O Posto da Guarda Nacional Republicana de Tondela, juntou-se às comemorações dos 1012 anos de vida com a partilha do bolo e o cantar de parabéns.
O efetivo militar e civil, e reservistas e reformados, que prestaram serviço neste posto, concelho e cidade de Tondela, bem como representantes de instituições com quem a guarda trabalha no dia a dia, pela lei e pela grei e bem-estar das populações, Sr. Dr Delegado Procurador Adjunto do Tribunal Judicial de Tondela, Srª Presidente da Câmara Municipal de Tondela, o Sr. Vereador João Carlos, o Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários de Tondela e em representação do Comando de Viseu, Sr. Capitão Ribeiro, marcaram presença.
Homens e mulheres do efetivo de Posto, e depois uma noite de trabalho, como dizia o comandante do posto 1º Sargento Seixas prepararam toda uma logística, e confecionaram um almoço de chefe. Salienta-se aqui uma sopa de peixe e arroz de feijão, que a mão do tempero do cabo Luís Pereira, mesmo não restabelecido de após uma noite de serviço, estava ao paladar. O presunto no espeto, ficou à responsabilidade do cabo na reserva, Almeida que mostrou astúcia, mas não o segredo do sucesso.
O Sr Comandante do posto 1º sargento Seixas, começou por agradecer a presença dos convidados, dos militares que prestaram serviço no posto de Tondela, que se encontram agora na reserva e reforma, e ao efetivo que comanda, que já passou pelo comando de 14 postos sendo que este, é o que lhe dá menos trabalho, porque tem uma equipa de homens e mulheres que com profissionalismo, não lhe dão trabalho. O serviço e solicitações são cada vez mais, mas com esta equipa tudo se é ultrapassado. Enalteceu também o trabalho do pessoal civil, as duas senhoras: Alice e a Graça, que foram incansáveis que prolongaram em muito, o seu horário de serviço nas lides deste aniversário.
A Srª presidente da Câmara Municipal Carla Borges, deu os parabéns à Guarda e referiu que está disponível para colaborar como sempre, nas necessidades prementes como pequenos arranjos, quer interior e exterior, das instalações, e obviamente em tudo o que tiver a ver com a segurança e bem-estar das populações. O Sr. Capitão Ribeiro em representação do Comando de Viseu referiu ser para ele uma honra aqui estar onde já comandou que é da cidade de Tondela e onde reside, vir ali comemorar os 1012 anos de vida desta instituição que certamente de uma forma ou de outra a Guarda irá fazer sempre anos. Espera cá estar e voltar mais vezes.
No final houve a partilha do bolo e o cantar de parabéns mais ou menos afinado.
A tarefa da partilha, coube ao Sr. Nelson, pois era o que tinha melhor conhecimento, onde deixara os filamentos, para que a faca não emperrasse.
Jaog