A Câmara Municipal de Tondela (CMT) comemorou, no passado dia 18 de Dezembro, o 30º aniversário da elevação de Tondela a cidade. A cerimónia, que de início estava agendada para as 18H00 no Auditório do Museu Municipal Terras de Besteiros foi transferida para o Salão Nobre da CMT.
A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente do Município de Tondela, Dr. José António de Jesus, seguindo-se um momento musical, com a Banda Sinfo Dixie, de Águeda.
As celebrações do 30º aniversário da elevação de Tondela a cidade incluíram ainda a bênção de 20 carrinhas pelo Reverendo Padre Flor, devidamente estacionadas no Largo da República, que foi precisamente o que aconteceu depois do momento musical.
As carrinhas foram adquiridas para transporte escolar e apoio ao transporte flexível de passageiros.
O Município de Tondela investiu 690 mil euros na aquisição de 20 novas carrinhas para transporte escolar, que servem também para transportar crianças, jovens, adultos e idosos com dificuldades de mobilidade ou de mobilidade condicionada e portadores de cadeiras de rodas.
Destas 20 carrinhas, oito foram adaptadas para dar resposta a pessoas com mobilidade reduzida ou para portadores de cadeiras de rodas.
Cada Junta ou União de Freguesias foi contemplada com uma carrinha, à excepção da União de Freguesias S. Miguel do Outeiro e Sabugosa, que ficou com duas.
A frota de carrinhas do Município de Tondela foi renovada porque, ao longo deste ano, todas elas completavam os 16 anos, o que não permitia, por razões legais, assegurar o transporte escolar, segundo a informação que recebemos.
O Município de Tondela assinou protocolo de apoio à recuperação de habitações permanentes, no 30º aniversário da elevação de Tondela a cidade.
Os incêndios de 15 e 16 de Outubro percorreram quase 180 quilómetros quadrados do concelho de Tondela, atingindo 223 primeiras habitações. O universo ultrapassa as 400, quando contabilizadas as segundas habitações e as habitações devolutas.
Já a 11 de Dezembro, o Presidente da Câmara Municipal de Tondela tinha reunido com os presidentes das juntas de freguesia do concelho, precisamente para tirar dúvidas e sensibilizar para o célere preenchimento dos formulários.
O Município de Tondela celebrou com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no dia 18 de Dezembro, um protocolo que visa implementar o programa de apoio à recuperação de habitações permanentes.
Tondela tornou-se o primeiro município a assinar este protocolo, numa cerimónia que serviu ainda para comemorar o 30. º aniversário da elevação de Tondela a cidade.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara de Tondela, Dr. José António de Jesus, realçou que é objetivo do Município que as 219 habitações permanentes atingidas pelas chamas sejam “reabilitadas com a maior brevidade”.
“O grau de confiança em nós depositado tem a garantia de que nos empenharemos, até ao limite, para que rapidamente todas as primeiras habitações sejam reabilitadas. Digo-o tal como o assumi a 20 de outubro, na tomada de posse, pois este é o desígnio que nos norteará até que a última casa esteja reabilitada”, referiu.
Já a Presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, destacou a forma diligente como o Município de Tondela enfrentou os incêndios.
“Posso testemunhar que, das relações que tenho com o Sr. Presidente, já há alguns anos, que é uma pessoa atenta, preocupada, muito profissional. É um gosto ter uma reunião com ele, metódica, focada, faz contas como ninguém e, quem trabalha com ele sabe isso”, acrescentou.
Também o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, evidenciou o papel fulcral dos municípios para que se encontrassem soluções.
“Não teria sido possível encontrar soluções que se ajustassem aos locais, se não tivéssemos trabalhado com as autarquias. Não teria sido possível se desenhássemos as nossas soluções algures de Coimbra e muito menos de Lisboa”, salientou.
Finda a Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente do Município obsequiou os distintos visitantes com lembranças de Tondela, não faltando nessas ofertas peças de barro preto de Molelos.
Amorim Lopes