Sexta-feira , Maio 10 2024

1º WORLD CARTOON FESTIVAL NO MERCADO VELHO

A Galeria de Exposições do Mercado Velho acolhe, até dia 6 de Maio, a 1ª Edição do World Cartoon Festival, em Tondela.

Esta é uma iniciativa inédita, de parceria entre o Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo, Município de Tondela e Comissão de Protecção Crianças e Jovens (CPCJ), artistas cartoonistas portugueses e estrangeiros, a que se juntaram alguns alunos da Escola Secundária de Molelos, para promover uma exposição subjacente ao tema “Direitos Humanos”.

A cerimónia de abertura decorreu ao final da tarde de quinta-feira, dia 26 de Abril, tendo sido presidida pela Directora do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo, Dra. Helena Gonçalves, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Tondela (CMT), Dr. José António Jesus.

Na cerimónia de abertura, a Directora do Agrupamento elogiou e agradeceu a colaboração de todos os alunos, professores e demais parceiros do projeto, tendo o Presidente da CMT salientado a importância da estreita colaboração em parcerias como esta, que visam dar visibilidade à expressividade e à veia mais artística dos alunos, neste caso através do cartoon.

No final, foi feita uma visita pela exposição, guiada pelo professor e cartoonista Ricardo Ferreira (mentor do projeto), que contou com a colaboração de alguns dos alunos com obras expostas.

A DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS NO 1.º WORLD CARTOON FESTIVAL

A iniciativa inédita começou no Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo, alargando-se a parceira ao Município de Tondela e à CPCJ, cartoonistas portugueses e estrangeiros. Os alunos da Escola Secundária de Molelos completaram a exposição com a temática dos “Direitos Humanos” a ser o foco inspirador de toda a criatividade.

Na cerimónia de apresentação da exposição a professora Paula Aresta referiu que alunos aderiram de uma forma fantástica ao desafio deles próprios fazerem os seus cartoons: «Temos aqui mensagens de uma qualidade extrema, temos também cartoonistas internacionais (dois brasileiros e um iraquiano) para além do português e professor do agrupamento Ricardo Ferreira». A aposta na arte do lápis e do papel foi boa para os alunos perceberem que se pode refletir e transmitir mensagens de conteúdo fabuloso. Um dos valores maiores também enaltecido foi o facto do cartoon estar ligado à liberdade de expressão e de pensamento.

A Directora do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo, na sua intervenção, começou por dizer que a educação promove o «desenvolvimento, espirito democrático e pluralista respeitador dos outros e as suas ideias». Este está aberto ao diálogo e livre troca de opiniões «formando cidadãos capazes de julgarem o espirito criativo do meio social onde se integram e se empenharem na sua transformação progressiva».

Este pequeno extracto da Lei de Bases do Sistema Educativo datado de 1986 foi lido a todos pela Directora do Agrupamento. Nesta estão plasmados princípios profundamente humanistas e atuais que importa renovar e aplicar a primazia dos valores sociais e da dignidade humana. A Dra. Helena Gonçalves alertou para a necessidade de cultivarmos um pensamento interventivo necessário à construção e preservação de uma sociedade democrática enquanto garante da igualdade da justiça, da equidade, do respeito, da honra e da bondade entre os seres humanos. A escola nesta perspectiva pode dar um contributo essencial, «preparando os jovens para viverem o melhor possível e nele assumirem a responsabilidade pelos seus direitos e deveres».

Na defesa dos direitos humanos alcançam-se práticas efectivas de cidadania, orientações pedagógica e metodologias activas que vão para além da sala de aula e de uma abordagem programática dos conteúdos. A exposição patente até ao próximo dia 6 de Maio na Galeria de Exposições do Mercado Velho está subjacente a tudo isto. «A vontade de reforçar a divulgação dos direitos humanos que se pretendem transversais aos cidadãos e todos os países levou o nosso agrupamento assumir esta temática como aglutinador para este ano lectivo e a partir do qual se desenvolveu um conjunto de actividades centradas nos direitos das crianças». Uma das preocupações foi sensibilizar para as preocupações dos maus tratos e a violência contra a infância e juventude. A Dra. Helena Gonçalves destacou o facto de estarem envolvidas nesta exposição escolas da Turquia, Tunísia e do Brasil tendo também sido possível estabelecer contactos com cartoonistas de renome internacional do Brasil e do Iraque.

No próximo ano lectivo o objetivo é alargar esta rede de contactos a escolas de muitos outros países para além do território nacional a participarem. Os autores dos trabalhos são os alunos da Escola Secundária de Molelos do 7.º e 8.º ano de escolaridade que trabalharam na disciplina de Educação Visual e também do Clube de Artes. Estes trabalhos estarão mais tarde presentes na mostra de prevenção do Encontro Nacional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens que irá decorrer na Figueira da Foz.

A Directora do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo agradeceu o apoio incondicional do Município de Tondela à CCPJ de Tondela, na pessoa da professora, Manuela Aresta, Redes de Bibliotecas Escolares e a todas as pessoas e entidades que tornaram possível a concretização deste projecto. Os agradecimentos particulares foram para a professora Paula Aresta e o cartoonista Ricardo Ferreira.

Na sua intervenção, o Dr. José António Jesus elogiou todos aqueles que produziram os trabalhos expostos, os promotores desta iniciativa, «todos os dias somos chamados a refletir sobre a necessidade permanente de conquistar a democracia porque isso não é um bem eterno». Nesta conduta deve-se reafirmar os valores da igualdade e «que melhor forma poderia haver do que evocar o humanismo como uma acção estrutural para uma sociedade que se respeita e se quer respeitar». Para o Presidente da Câmara Municipal de Tondela «falar de direitos humanos é falar de pessoas, cidadania, da construção de uma sociedade onde sejamos todos capazes de promover ação pedagógica na dimensão que temos da transformação do mundo». O Autarca considera este 1.º World Cartoon Festival importante para a afirmação da escola, ressalvando ainda que “o defender os valores humanistas só se consegue se induzirmos uma transformação na sociedade”.

Seguiu-se a esta intervenção um minuto de silêncio pelas crianças e alunos da Síria dentro do espirito de preocupação da defesa e promoção dos direitos humanos.

No final, foi feita uma visita pela exposição, guiada pelo professor e cartoonista, Ricardo Ferreira (mentor do projeto), que contou com a colaboração de alguns dos jovens alunos com obras expostas, o que realçou ainda mais a valia desta importante e inédita mostra em Tondela.

Amorim Lopes

 

 

 

 

Veja Tamém

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DO CARVALHAL DE TONDELA

Realizou-se no passado domingo, dia 14 abril, a festa do 36º aniversário da Associação do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *