Terça-feira , Abril 9 2024

TONDELA+10

PROJECTO DE (DES)ENVOLVIMENTO PARA O CONCELHO DE TONDELA

No dia 26 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Tondela apresentou o projecto Tondela+10 numa cerimónia que contou com a presença do Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Professor Doutor Miguel Poiares Maduro, e do Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro.

A sessão decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e “este projecto é o de um território que não fica à espera do que acontece. Tondela identifica os seus recursos, as suas necessidades e cria condições para a construção de um futuro colectivo mais apetecível, juntando, em torno desses objectivos, a energia dos empreendedores, a experiência das empresas instaladas, o saber das academias e a vontade dos seus cidadãos, enquanto agentes activos do seu próprio desenvolvimento(…)” Podia ler-se

na informação entregue aos órgãos da comunicação social.

Com este projecto o Município de Tondela pretende abrir uOLYMPUS DIGITAL CAMERAma nova página no desenvolvimento local e regional, potenciando a capacidade empreendedora e de atratividade do concelho, a criação de emprego e a valorização do território.

Este projecto, com a duração prevista de três anos, enfoca sobretudo na criação de um centro de estudos e investigação, localizado na zona reabilitada da cidade, onde estarão 10 estagiários, de diferentes áreas do saber, que trabalharão num projecto individual, amadurecendo 10 ideias, mas contribuindo para aqueles que serão projectos comuns.

As áreas de trabalho, representativas do território e das suas potencialidades, serão as seguintes: biologia e ambiente; arquitetura e design; turismo; agricultura e floresta; saúde e bem-estar; cultura e indústrias criativas; potenciais “clusters” industriais, onde se inclui o ramo automóvel, a avicultura, entre outros; comunicação e marketing territorial.

É um projeto de caráter evolucionário e envolvente, pois é simultaneamente um espaço aberto à comunidade, que será construído através do debate e confrontação de ideias que acrescentem valor ao território.
A este desafio associaram-se 22 parceiros, entre os quais, empresas locais, associações, institutos públicos, e universidades, o que permitiu estabelecer uma rede de parcerias que traçará um novo modelo de desenvolvimento futuro.

Mais do que 10 estágios, o Município de Tondela pretende potenciar 10 oportunidades de realização, 10 modelos de negócio que apontarão ideias empreendedoras e que terão a oportunidade de as implementar durante 6 meses de incubação, após a realização dos mesmos.

 

O FUTURO NÃO SE PREVÊ, PREPARA-SE!!

 O Vereador Pedro Adão, procedeu à abertura da sessão, salientando:

O projecto Tondela+10 surgiu da necessidade de encontrar uma nova dinâmica para o nosso território, num tempo adverso, de dificuldades e de mudanças.

Neste contexto, Tondela reafirma-se, mais uma vez, como um concelho preocupado com o seu território e as suas gentes.

Tondela é um território privilegiado onde existe um conjunto de mais-valias que permitem criar oportunidades de desenvolvimento, que não podem nem devem ser desperdiçadas.

As dificuldades tornam-se desafios que nos fazem ir à procura de novas soluções para continuarmos a crescer.

As características naturais, humanas, sociais e culturais deste concelho, surgem-nos como um espaço de oportunidades, que levaram naturalmente ao projecto Tondela+10.

Este projecto pretende estimular/provocar a criatividade e empreendedorismo dos jovens, envolvendo as insSONY DSCtituições públicas e privadas, assim como as empresas locais.

Pretende ainda atrair e fixar pessoas, procurando atingir níveis de desenvolvimento que resultem na criação de riqueza e simultaneamente alavancar todos os setores da economia local.

O projecto Tondela+10 pretende trabalhar no presente, com os saberes do passado, projetando um futuro mais promissor…

O futuro não se prevê, prepara-se!!

 De seguida, iremos fazer uma apresentação mais pormenorizada do projecto Tondela+10.

Para isso, convido o Miguel Torres…”

 PARA QUE SURJAM 10 NEGÓCIOS

 Miguel Torres, da ACERT, coordenador do projecto, explicou:

“Será lançada uma plataforma para um concurso público para 10 jovens licenciados que queiram apresentar 10 projectos para a criação de negócios e de emprego.

Durante 12 meses, os jovens vão beneficiar de uma bolsa de estágio para desenvolverem as suas ideias de negócios, com o apoio dos 22 parceiros deste projecto, entre os quais empresas de Tondela, Universidades, Instituto Politécnico de Viseu, Juntas de Freguesia, Centros de Investigação, Escolas e Associações.

Além dos projectos individuais, os jovens poderão trabalhar em conjunto, já que vão ficar instalados no centro da Cidade de Tondela(…)”.

O objectivo é que no final dos 12 meses surjam 10 negócios e que haja condições para os implementar. Se um dos jovens não conseguir colocar em funcionamento o seu negócio, terá de deixar a ideia numa bolsa que ficará disponível para os candidatos seguintes. O projecto está pensado para três anos, o que significa que irá abranger 30 empreendedores, 10 por cada ano. Além dos 12 meses de trabalho, vão ter seis meses sem custos para instalarem o seu negócio”.

 Miguel Torres concluiu a sua apresentação afirmando tratar-se de um projecto que parte de Tondela mas que terá impacto em toda a região, sendo um projecto que procura, essencialmente, aproveitar os recursos e mais valias do concelho de Tondela, colocando-os à disposição de novos empresários.

TONDELA + 10

É UM DESAFIO AUDAZ

O Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, na sua intervenção, salientou:

“Tondela revela-se, mais uma vez, como um concelho com uma forte marca inovadora, abrindo, com a apresentação deste projeto, uma nova página no desenvolvimento local e regional. A nossa vontade e ambição é que esta nova estratégia, num tempo novo, potencie a capacidade empreendedora e de atratividade do concelho, a criação de emprego e a valorização do território. O projeto Tondela +10 reveste-se de um carácter arrojado e audacioso, conhecendo o risco de ser pioneiro em projetos desta natureza. Exige um trabalho fortemente colaborativo entre os vários parceiros, envolvendoSONY DSC o tecido empresarial local, os agentes públicos e privados da região, bem como a comunidade local. Esta iniciativa constitui muito mais do que um laboratório de ideias. Pretende-se a realização de “ensaios” empreendedores, criativos e de valor acrescentado ao potencial do território, sustentando em si um centro qualificado de transferência de conhecimento científico e tecnológico.

A génese do Tondela +10 reside na determinação, na capacidade de lutar e agregar oportunidades, valores que caracterizam as gentes de Besteiros e que permitem a afirmação do nosso concelho como território potenciador de investimentos e gerador de riqueza económica, social e cultural.

Assim, este projeto assume uma importância estratégica para o progresso local, em que os nossos setores industriais, económicos, sociais e culturais serão os pilares identitários em que assentará esta nova plataforma agregadora de conceitos e ações empreendedoras. Num quadro de dificuldades, pretendemos corporizar o início de uma nova ação, dinamizando e apoiando soluções sustentáveis e orientadas pelas e para as necessidades e bases específicas do nosso território, valorizando sobretudo os recursos humanos e fazendo-os convergir em esforços e objetivos comuns e agregadores. Trabalhamos no sentido de manter o traço de atratividade do concelho de Tondela, numa parceria assente na visão estruturada que vos apresentamos, contrariando alguma da centralidade vigente, atraindo para o nosso território quadros qualificados e pessoas com elevada capacidade criativa.

Os excelentes indicadores que são evidenciados nas áreas da educação, saúde, bem-estar, desporto, emprego, ação social e cultura, são reveladores e diferenciadores do posicionamento de Tondela face aos concelhos da nossa região.

Queremos continuar a explorar e a investir nas potencialidades da região, nomeadamente no potencial de inovação, que aliado às estruturas económicas, empresariais e produtivas já existentes, nos poderão levar ainda mais longe no desenvolvimento das nossas comunidades.

Este projeto enquadra-se neste desígnio, pois irá permitir uma nova visão sobre os nossos recursos endógenos e infraestruturas, permitindo uma nova e revigorada abordagem ao território e aos agentes locais. Ao apresentar esta iniciativa, o Município de Tondela pretende também potenciar a capacidade de criação de conhecimento, assente em recursos humanos qualificados, e aproximar o sistema científico e tecnológico às atividades económicas, sociais e criativas do nosso território, consolidando-o como espaço inovador, mobilizador, favorecedor do potencial coletivo e individual e gerador de emprego e riqueza.

Tondela +10 é um desafio audaz. É um desafio ao qual o nosso concelho merece que nos dediquemos e trabalhemos, para que possamos reforçar a nossa produtividade, a coesão e a competitividade territorial de Tondela.

Valorizando as potencialidades locais, apoiando-nos nos recursos, garantiremos a qualificação das pessoas e a melhoria da sua qualidade de vida.

O capital humano do concelho de Tondela é e será sempre a nossa maior prioridade.

Queremos continuar a ser capazes de captar, desenvolver e capacitar talento, mobilizando e agregando recursos para os desafios da competitividade, da inovação, da qualidade e do empreendedorismo.

Exmo Senhor Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, prof. Dr. Miguel Poiares Maduro

Olhar para os centros populacionais de média dimensão e para os territórios que não estão localizados no eixo do litoral, é apostar na coesão social e territorial.

Olhar para os recursos locais, num quadro de diferenciação, realçando os traços da unicidade, da autenticidade, da genuinidade, é dar valor aos territórios.

Só criando valor, e reinvestindo esse potencial localmente, poderemos ajudar a promover o desenvolvimento e a qualificação dos territórios.

É por isso que muito nos empenharemos para que o Quadro de Apoios Comunitários que agora se desenha, olhe de forma determinada para esta visão estrutural de desenvolvimento solidário promotor da coesão territorial.Sei que esta visão é acolhida com muito entusiasmo por V. Exa, defensor de um paradigma de aplicação de recursos capaz de gerar valor acrescentadoOLYMPUS DIGITAL CAMERA e de reforçar a competitividade do território. O concelho de Tondela, num tempo de crise, de dificuldades, onde o país é chamado a desenhar um conjunto de mudanças estruturais que enquadrem a disciplina orçamental, implica que todos sejamos mais criativos, para o que torna imprescindível apostar de forma contínua na capacitação das pessoas.

Em Tondela, indústrias do sector automóvel, do sector farmacêutico e do agroalimentar, do design, da cultura criativa e da valorização ambiental, são pilares da exportação regional, geradoras de riqueza e da criação de emprego.

É este ambiente propício, acolhedor e estimulante, que gera uma zona de conforto para que aqui se desenvolva este projeto.

O nosso desejo é que após cada ciclo de estágios, surjam novos empreendedores, capazes de darem vida um projeto de ideias, de negócios, que venha a materializar-se num novo elo na cadeia de valor acrescentado do território.

Mas estamos confiantes, porque cada um dos parceiros enquadra-se nesta visão e neste quadro estruturante de princípios e de motivações.

E maior motivação do que o “apadrinhamento” expresso na presença de V. Exa nesta sessão não poderíamos ter, pelo que muito nos sentimos honrados por este momento, que abre um ciclo de forte compromisso entre todos os parceiros deste desafio.

Sabemos que as boas ideias precisam de bons executores, que não basta a circunstância e o momento, mas que a determinação e a ambição são a força revigorante que alimenta este sonho”.

UM PROJECTO EXEMPLO PARA O PAÍS

Terminou o ciclo de discursos o Ministro Adjunto eOLYMPUS DIGITAL CAMERA do Desenvolvimento Regional, que, depois do Pacto de Desenvolvimento ter sido assinado por todos os parceiros, referiu: que “este projecto é um exemplo para o país (…). É emblemático daquilo que gostaríamos de replicar em todo o país”.
Acrescentou ainda que o Tondela +10 “representa aquilo que deve ser um modelo de gestão autárquica do futuro”, pois é “importante que a gestão autárquica seja dirigida para a capacidade de desenvolvimento do seu território”. Ressaltou também o facto de este projeto ser multidisciplinar, colocando “diferentes pessoas a cooperar”. “Necessitamos de uma sociedade, não só para competir, mas também para cooperar”, acreditando que Tondela “será capaz de gerar emprego e criar riqueza” concluiu o Ministro.

Na Parceria deste Projecto estão envolvidas as seguintes entidades: ACERT, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Juntas de Freguesias do Concelho, Associações locais, Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, ADICES, AIRV, Agrupamentos de Escolas de Tondela, Escola Profissional de Tondela, Conselho Económico e Social de Tondela, Instituto Pedro Nunes, Universidade de Aveiro, UTAD-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico de Viseu, Consórcio Caramulo, empresas do Concelho Avon, Bodum, Brose, Controlvet, HUF Portuguesa e Labesfal.

Amorim Lopes

Veja Tamém

SÃO JOÃO DO MONTE – A FREGUESIA QUE GUARDA A MAGIA DA SERRA DO CARAMULO MAS QUE ESTÁ PRONTA PARA OS DESAFIOS ATUAIS

A freguesia de S. João do Monte, localizada do “lado de lá” da Serra do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *