Terça-feira , Abril 9 2024

SANTIAGO DE BESTEIROS REALIZOU, EM GRANDE, O SEU XIX FESTIVAL DE FOLCLORE

Os costumes e as tradições de povos do Minho e das Beiras

Na noite do último sábado, dia 15 de Julho, em ambiente cálido e amistoso, na paisagem do sopé do Monte de S. Marcos e junto à capela da Senhora da Penha, em Muna, o Rancho Folclórico “As Capuchinhas” de Santiago de Besteiros, levou a cabo o seu XIX Festival Nacional de Folclore.

Depois da degustação de um excelente jantar na antiga escola primária, actualmente a sede da instituição, os ranchos convidados desfilaram até ao magnífico recinto de festas, onde se apresentaram perante o público que os aguardava.

Na circunstância, Armando Laranjeira, a um tempo presidente da Junta de Freguesia de Santiago e da direcção do Rancho Folclórico, a todos os ranchos convidados saudou, os quais subiram ao tablado pela ordem estabelecida, Rancho Folclórico de Sortelha (Sabugal), Rancho Folclórico de Vila Nova das Infantas (Guimarães), Rancho Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares e o Rancho anfitrião.

Seguiu-se a entrega das lembranças à Câmara Municipal, aos agrupamentos presentes, à Junta de Freguesia e à Comissão de Culto, com a presença do presidente do Município de Tondela, José António de Jesus e os vereadores Carla Antunes e José Carlos Coimbra e o presidente da Assembleia de Freguesia, Agnelo Laranjeira.

SANTIAGO DE BESTEIROS: “Uma terra onde o folclore está bem enraizado”

Depois do acto, as palavras amigas e de saudação do presidente do Ranho da casa e do Agnelo e, por fim, do presidente do Município, que começou por cumprimentar o autarca local e o dirigente do grupo da casa e todos os outros participantes, salientando o papel do Rancho “As Capuchinhas”, no propagar da cultura e das tradições destas terras de Besteiros e do concelho de Tondela, que se desenvolve a nível sustentado.

José António de Jesus, colocou em destaque a organização de um festival de folclore, que não se resumia a um dia, mas sim a muitos dias, “nos ensaios, nas deslocações, no trabalho e no espírito de grupo”, tendo, na circunstância, deixado um agradecimento pela sua dedicação e, acima de tudo, “a entrega que fazem à defesa da nossa cultura”.

O autarca disse estar sempre disponível “para cooperar, para participar, para fortalecer esta relação de parceria e de proximidade com todos”. Aos grupos, que, naturalmente, tiveram a oportunidade de conhecer o concelho desejaria “um bom espectáculo e que Santiago de Besteiros se afirme mais uma vez, como uma terra, uma freguesia, onde o folclore está tão presente e tão enraizado e acima de tudo, tão ligado à nossa comunidade”.

E os cantares e as danças, foram-se sucedendo, para a muita satisfação de todos os presentes, trazendo usos e costumes de outros povos, de outras gentes, desde o Minho, à raia beirã, à terra dos azeiteiros, até às terras de Tondela, o mesmo que dizer de Besteiros.

Na altura azada, foram cantados os parabéns a D. Alzira, elemento do rancho da casa que, naquele dia, completou a bonita idade de 80 anos.

JOAQUIM DUARTE PEREIRA

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *