Segunda-feira , Abril 8 2024

Movimento Associativo – Parcerias reforçadas com a Assinatura dos Protolocos de Colaboração

A sessão de assinatura dos protocolos de apoio com o movimento associativo concelhio decorreu no dia 14 de maio no Auditório Municipal, assinalando, desta forma, a determinação da autarquia em valorizar e promover o trabalho preponderante e de proximidade desenvolvido pelas diferentes instituições, nomeadamente nas comunidades onde estão sediadas.

A anteceder o momento de assinatura formal dos protocolos de colaboração com 134 instituições, ocorreu o período de intervenções que teve início movimento associativo1com o testemunho de Gabriela Silva, dirigente do Rugby Clube de Tondela, que deu o seu testemunho enquanto dirigente de uma associação de cariz desportivo.

Seguidamente usou da palavra o Sr. Agostinho Simões, dirigente do Clube Desportivo e Recreativo de Múceres. Nas suas intervenções, ambos os dirigentes focaram a importância dos apoios municipais no desenvolvimento das suas iniciativas, bem como o dinamismo, empenho e capacidade de entrega e solidariedade que são necessários para que as associações se mantenham ativas e atrativas, principalmente na captação da camada mais jovem da nossa população.

O período de intervenções foi encerrado pelo presidente do Município, Dr. José António Jesus, que começou por agradecer as palavras dos seus antecessores, sendo que a autarquia tudo continuará a fazer para dinamizar e valorizar o movimento associativo, pois reconhece que o mesmo”, e em particular as instituições de caráter cultural, desportivo, recreativo, humanitário e social, assumem um papel relevante e essencial na prossecução das políticas locais de desenvolvimento, pelo seu papel de proximidade e envolvimento, pelas respostas às populações nos dmovimento associativoomínios que abarcam.”

Acrescentou ainda que as associações concelhias são “ na sua essência, um pilar de voluntariado intrinsecamente ligado à comunidade, contribuindo e difundindo localmente a nossa identidade, para a afirmação daquilo que são os valores que nos destacam e singularizam e que definem o nosso verdadeiro sentido comunitário. As raízes de sociabilização fortificam-se com a ação local das nossas associações. A nossa identidade, enquanto comunidade e enquanto concelho, ganha novas dinâmicas e novos horizontes sempre que uma instituição concelhia replica nas suas iniciativas os sentimentos e valores caraterísticos das nossas gentes desta Terra de Besteiros.”

Na sua intervenção, o Presidente da autarquia destacou o facto de, este ano, os protocolos concretizarem objetivamente duas formas de apoio que o Município atribui às associações: o apoio financeiro e o apoio em espécie, este último através do apoio logístico que o Município atribui recorrendo aos seus recursos materiais e humanos.

Mereceu igualmente referência o apoio às Associações de Bombeiros Voluntários do concelho que, em 2016, terá um incremento financeiro de 13.807 euros. Tal decorre, além de comparticipações no apoio ou na cedência de recursos humanos para cada associação, também na valorização das dimensões da proteção civil da responsabilidade do Município, acrescendo o apoio às missões de socorro e proteção às nossas comunidades.

No domínio da cultura, há também um aumento das transferências para os ranchos folclóricos, na medida em que se reconhece o custo acrescido que têm com as despesas associadas às deslocações, pelo que este ano será atribuído um incremento extra correspondente ao valor médio de uma deslocação por cada rancho.

No âmbito do desporto, e no atual quadro, todas as instituições desportivas têm um cronograma de transferências do Município que acompanha o calendário desportivo. “Neste momento, estão já a ser projetados os apoios financeiros que irão ocorremovimento associativo2r para a época 2016 / 2017 (pois os da época que agora termina já estão liquidados), o que também é um contributo para a previsibilidade com a qual o nosso tecido associativo se deve organizar, mas também a certeza de saberem que os compromissos que assumimos são cumpridos de forma absolutamente rigorosa”, salientou o Presidente da autarquia.

Neste contexto, e num quadro de grande rigor de gestão financeira e orçamental, foram assumidos novos compromissos com as diferentes instituições e associações contribuirão para a realização das mais variadas iniciativas e projetos, incluindo grandes eventos de dimensão nacional, e que constituem fatores de promoção do concelho.

Estes apoios e compromissos nos domínios social, religioso, cultural, desportivo, recreativo e humanitário atingem um montante global em 2016 de cerca de 871.849 € (mais 125.367€ que no ano anterior).

Um valor desta dimensão expressa bem o alcance desta medida e da importância que assume para o Município o trabalho do movimento associativo, salientando o desenvolvimento sustentado, integrado, coeso e participativo que pretendemos para o concelho de Tondela, nomeadamente nas ações que estas associações promovem e que se sustentam em valores geradores de incremento na riqueza social, a par do personalismo e humanismo, marcas do nosso território e desta Região de Bem-Estar.

C.

Veja Tamém

TONDELA COMEMOROU 36 ANOS DE CIDADE COM HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO MUNICÍPIO

Foi em 18 de Dezembro de 1987, na Assembleia da República, que a vila de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *