Quarta-feira , Abril 10 2024

MEIA MARATONA DE TONDELA 2017 CARLOS LOPES APADRINHA A PROVA

No próximo dia 02 de abril a Ecopista do Dão vai servir de palco ao Evento que levará Tondela a mexer-se. Todos os caminhos vão dar à Cidade e desfrutar a beleza da paisagem que o trajeto proporciona.

E Carlos Lopes, esse Homem grande do atletismo português, que levou Portugal ao mundo, vai estar em Tondela e apadrinhar a Prova, o que é uma grande honra para o Evento.

A Meia Maratona, 21 klms, a Mini Maratona, 11 klms. e a Caminhada, 08 klms, virão para a rua para um ambiente diferente, porque a correr ou caminhar, o que interessa é mexer-se.

Para anunciar o acontecimento, que se pretende seja uma marca de referência na região, mas projetando-se para o país, a Câmara Municipal de Tondela em parceria com a AEFDT, realizou uma Conferência de Imprensa, no passado dia 08, junto à antiga estação de Tonda e à Ecopista. E o dia bonito e primaveriprimeiral esteve também presente.

Os Vereadores, Carla Antunes, Miguel Rodrigues e José Carlos Coimbra acompanharam o Presidente da Câmara, José António de Jesus nesta cerimónia, para além dos Presidentes de junta diretamente ligados ao circuito e outros convidados.

 UM PROJETO COM PERNAS PARA ANDAR

MIGUEL RIQUITO, Presidente da AEFDT – Associação de Educação Física e Desporto de Tondela, abriu a sessão, deu as boas vindas e as razões da iniciativa, salientou os objetivos que se pretendem alcançar com uma modalidade que se deseja tenha futuro e seja uma mais -valia para o Concelho. Passou depois a palavra a Pedro Tavares, o Mentor e dinamizador do Projeto.

 PRESSUPOSTOS E OBJETIVOS

Em região com a maior e mais bela ecopista do país, Tondela apresenta-se, assim, como Concelho de excelência para que o desporto e os hábitos salutares preencham cada vez mais a atividade física, começou por salientar PEDRO TAVARES.

A corrida de lazer está em franca expansão pelo mundo fora e Portugal não é exceção.

Promovendo o desporto individualmente, o Projeto está igualmente a promover a região Dão Lafões onde estamos inseridos e, ao mesmo tempo, promover e divulgar a Ecopista do Dão, aumentando e diversificando a oferta desportiva deste território.

Por outro lado, ao criar as infraestruturas necessárias, inserir a Meia Maratona de Tondela – Ecopista do Dão na rede de provas internacionais, quer alargando o número de participantes, quer promovendo uma prova com marca regional.

Daí que associar a Meia Maratona de Tondela à excelente Ecopista que temos entre nós, leva à aproximação das Associações vocacionadas para o desporto, reforça as ligações entre as comunidades locais, dá mais força à “Marca” que se pretende e traduz igualmente uma responsabilidade social.

E Pedro Tavares realçou a seguir a presença de Carlos Lopes, o mítico cammeia-maratona-de-tondela-interior-1peão Olímpico Português, o que só por si demonstra o interesse do acontecimento, já que vai estar também entre nós para nos falar de toda uma vida ligada ao atletismo.

Descrevendo em pormenor os passos mais importantes que suportarão a iniciativa e este grande Evento que todos esperamos para o próximo dia 02 de abril, falou da sua Imagem, da Organização/Gestão, da Plataforma de inscrições online, da Cronometragem por chip – publicação dos resultados online, atribuição de prémios em todos os escalões e Diploma de participação, com registo de marca.

Atribuição de medalha a todos os atletas das corridas; Atribuição de Tshirt a todos os atletas, onde predominam as cores da cidade (o verde e o amarelo); Patrocinadores; Prémio das provas; etc.

E porque Tondela é Terra de bem receber, os atletas serão bem alimentados a partir da EPT (curso profissional de cozinha) e pela Pastelaria Joaninha.

São muitos e de variada valência os Parceiros Institucionais que darão o seu importante contributo. Serão cerca de 90 os Voluntários de apoio, recrutados nas escolas e escuteiros do concelho.

Mas também há animação para alegrar a festa, com pontos de música ao longo do percurso.

 PUBLICIDADE/DIVULGAÇÃO

Redes sociais, Página oficial do Facebook; site de inscrições online; Cartazes/Flyers, Imprensa especializada de atletismo; Emissora das Beiras/ Folha de Tondela/Jornal de Tondela/O Beirão Online/Jornal do Centro/Jornal Record; Site e Mupies digitais nos diferentes Concelhos abrangidos pela CIM Dão Lafões.

 SECRETARIADO

Auditório Municipal de Tondela

31 de março das 15,oo h às 19,oo h

01 de abril das 10,oo h às 20 h

02 de abril das 8,ooh às 9,30 h.

 PERCURSOS

Urbano, passando pelas artérias centrais da cidade; meia-maratona-de-tondela-interiorSegmentos da Ecopista do Dão, estrada Nacional 2 e estradas secundárias.

A organização da Prova fará um seguro desportivo nominal a todos os participantes.

Por outro lado, a assistência médica será colocada à disposição durante o percurso, partida e chegada através dos Bombeiros Voluntários de Tondela.

E só poderão acompanhar as provas as viaturas devidamente identificadas pela organização e as viaturas oficiais da GNR.

 PERCURSOS/DISPOSITIVO DE CONTROLO DA VIA PÚBLICA

Trabalho conjunto entre a organização e a Guarda Nacional Republicana de Tondela com cerca de 70 voluntários no apoio ao controlo da via pública.

No final da Prova, a organização disponibilizará água e fruta para todos os atletas.

Por esta razão, a Ecopista do Dão estará fechada ao público entre as 9,oo h e as 13,oo h entre os kms 21,5 (junto ao cemitério de Sabugosa) e o km. 29,5 (junto ao Lar da Coelheira).

 NÃO SERÁ UM EVENTO CIRCUNSTANCIAL; ANTES UMA PROVA A MARCAR O NOSSO CONCELHO

Após Pedro Tavares ter situado os presentes no grande Evento a que Tondela vai assistir, JOSÉ ANTÓNIO DE JESUS fez uma intervenção, começando por salientar que o número aqui referido de 1.200 participantes é bem revelador da dimensão que a Prova terá.

Ao desenvolvermos este Projeto, em parceria, há uns meses atrás foi desde logo claro que queremos marcar também uma afirmação de notoriedade territorial e, em particular, projetar este Evento aglutinando as diversas iniciativas que vão crescendo no Concelho.

O objetivo é que a Prova se enraíze, que tenha um espaço de crescimento e que a região seja detentora de uma grande Prova a caminho para a Maratona, mas sem perder as provas que agora irão ser levadas a cabo. Chamar mais pessoas para a prática desportiva porque esse, na verdade, é dos grandes objetivos.

Tondela passará, assim, a estar associada aos grandes acontecimentos desportivos através desta marca de referência, valorizando a Ecopista e tendo uma grande Prova focada no Concelho de Tondela.

José António de Jesus deu ainda conta de certas dificuldades com o abastecimento de água da rede pública em zonas da Ecopista.

E a correr ou a caminhar, no próximo dia 02 de abril será o início  de uma MARCA e referência com um futuro que vaticinamos de grande sucesso.

Jorge A. Leitão

 

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *