Terça-feira , Abril 9 2024

FRESENIUS KABI/LABESFAL INAUGURADA A UNIDADE 5 -UNIDADE DE PENICILINAS

A Fresenius Kabi é a filial portuguesa da multinacional alemã, especializada em medicamentos vitais e em tecnologias de perfusão, transfusão e nutrição clínica”.

Esta Empresa, situada na Zona Industrial Municipal no Lajedo, Santiago de Besteiros, viveu no passado dia 05 mais um dia grande da sua expansão.

Para além da presença do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado, Secretário de Estado da Indústria, Dr. João Vasconcelos, Embaixador da Alemanha, Vice-Presidente da Infarmed, Dr. Rui Ivo, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus e de todos os Vereadores, Presidente da Assembleia Municipal de Tondela, Engº. Carlos Cunha, Presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros, Armando Laranjeira, foram muitas as individualidades da região e dos mais variados setores da vida nacional que quiseram estar presentes em Momento tão significativo que marca mais um passo importante no investimento farmacêutico no nosso país, tendo o concelho de Tondela como motor dessa importância para a nossa economia.

A receber os visitantes, para além do Vice-Presidente da Divisão Farmacêutica da empresa mãe, Mike Newson, a Presidente da Unidade do Lajedo, Montse Planas, o Administrador, Jorge Amaral e todo o vasto staff.

Ao ser oferecido um beberete de “receção”, os convidados tiveram o gosto de ouvir o Grupo Musical dos utentes da VÁRIOS – Cooperativa de Solidariedade Social, de Tondela, que a todos encantou. Significativa presença.

INAUGURAÇÃO DA UNIDADE 5

Descerrada a Placa que assinala a inauguração, teve lugar uma demorada visita guiada às novas instalações, impressionante pela tecnologia aplicada, “equipada com duas linhas de produção em mais de 6000 m2, representando um investimento de cerca de 17 milhões de euros, levando à criação de mais 80 novos postos de trabalho”.

SESSÃO SOLENE

Para dar relevo ao ato, já de si significativo pela inauguração e visita guiada, teve lugar uma sessão em que foram diversas as intervenções a realçar a vida e obra da Fresenius Kabi/Labesfal, mas também o alto Momento do dia de “festa” que estava a viver-se.

MAIS UM MARCO DO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA EMPRESA

Montse Planas, Presidente da Unidade do Lajedo, foi a primeira a intervir. Depois de saudar todos os presentes, destacando individualmente alguns, começou por distinguir o dia em que se assinalava mais um importante marco, ao inaugurar-se a Unidade 5 e com ela concretizar mais uma etapa do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Complexo Industrial do Lajedo, previsto dentro do plano de crescimento, o que permite aumentar o volume dos medicamentos aqui produzidos.

“Mas continuarem

os o processo de expansão dentro do ramo, com novas tecnologias, que nos permita prosseguir a criar valor em Portugal.

Quando em 2004 a Fresenius Kabi tomou a decisão de adquirir a Labesfal, fê-lo com o intuito de criar em Portugal um Centro de Competências para o fabrico de medica

mentos injetáveis.

A Fresenius assumia assim um compromisso com Portugal.

Nestes últimos anos investimos mais de 55 milhões de euros, com a construção da Unidade 4 e a agora inaugurada.

Conseguimos colocar o volume das exportações num patamar sem precedentes.”

E Montse Planas continuou a salientar a “caminhada” da empresa, principalmente desde que a Fresenius veio instalar-se na nossa terra.

A LABESFAL GANHA NOVA DIMENSÃO E NOVOS HORIZONTES AO SER INTEGRADA NA FRESENIUS KABI

José António de Jesus, Presidente do Município de Tondela, na sua intervenção começou por recordar que a Labesfal nasceu há 56 anos fruto de um empreendedor e humanista – João Almiro, mas é com a visão estratégica da década de 80 que se projeta uma nova dimensão com Joaquim Coimbra, um homem com uma visão
estruturadora e audaz que, com os demais familiares, lhe dá um novo impulso

“Esta visão empreendedora e arrojada, tão caraterística das gentes do nosso Concelho, a matriz dos valores da responsabilidade social, o compromisso para com os colaboradores e para com o território, são, de facto, algo que carateriza esta importantíssima indústria, de onde sobressai o sentido de responsabilidade dos colaboradores da Empresa.”

Mas, o crescimento implicou uma nova abordagem. A Labesfal ganha nova projeção ao ser integrada na Fresenius Kabi. Um crescimento que, mais uma vez, se alicerçou com o nosso c

oncelho e com a região.

Esta nova unidade, em muito veio potenciar esta estratégia e este ciclo de crescimento.

“É justo que aqui se faça referência às lideranças. Estas equipas, aqui lideradas pelo Dr. Jorge Amaral e pelos diferentes diretores, são a maior certeza do esforço permanente para que esta Unidade seja a melhor das melhores.”

E José António de Jesus lembrou aos Secretários de Estado que “aqui está um território onde a estratégia de aumentar a captação de investimento no domínio da produção farmacêutica, tem todas as condições para potenciar e alcançar esse objetivo. E nisso, desejamos cooperar para que este território ainda cresça mais.

Por essa razão, estamos a expandir esta Área de Acolhimento Empresarial (AAE), não só para a Labesfal FK, mas construindo novos lotes de geometria variável para novos investimentos, cujos custos rondam um milhão de euros e adquiridos 300 mil metros quadrados de terrenos, o que diz bem da área que estamos a expandir e cuja aquisição já ultrapassou 800 mil euros, para além de 500 mil euros na execução de infraestrutu

ras, tendo em conta até o impacto da nova empresa do sector automóvel a inaugurar no próximo mês de setembro, onde até 2020 são criados 500 postos de trabalho.

A requalificação da ETAR, novas ou requalificadas vias de acesso são decisões já em curso.”

SER AUTARCA É CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL – DE 300 TRABALHADORES NO PASSADO, EM 2020 SERÃO 1.700

E José António de Jesus lembrou que dos 300 trabalhadores do passado (há pouco mais de 11 anos), em 2020 serão 1.700.

Esta é a grande certeza de que ser autarca é contribuir para o desenvolvimento local e tudo o que poderá acontecer com geração de confiança, de credibilidade, refutando demagogias que só conduzem a falso populismo.

E referindo aind
a as acessibilidades, José António de Jesus lembrou aos Secretários de Estado a pergunta que todos nós fazemos sobre o IP 3, concretamente sobre a solução da ligação Aguieira/ Rojão Grande até Tondela (Adiça/ Tondela/Valverde/SM Outeiro).

Tondela, e o seu Concelho, continua a projetar-se como a região com maior atividade industrial. “Investir aqui é ter a certeza de sucesso que se espelha no compromisso da autarquia com os Centros de Competência e com as Universidades com quem cada vez mais estamos ligados.

Por tudo isto, obrigado

por nos ajudarem a construir esta região de bem- estar.”

A IMPORTÂNCIA DA UNIDADE DO LAJEDO NA VIDA E EXPANSÃO DA FRESENIUS KABI

Mike Newson, na sua intervenção e depois de agradecer também a todos os que quiseram partilhar aquele Momento tão significativo, lembrou a importância da Unidade do Lajedo na vida e expansão da empresa mãe.

O contributo da empresa na economia da região e nacional, foi igualmente salientado.

OBRIGADO EM NOME DO GOVERNO PORTUGUÊS A TONDELA POR

 SABER ATRAIR E ACARINHAR INVESTIMENTOS

João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria começou a sua intervenção com uma saudação muito especial ao senhor Embaixador da Alemanha e o seu agradecimento pelo seu contributo pelos investimentos alemães em Portugal.

Parabéns à Labesfal, uma indústria que nos orgulha. Antes deste feliz casamento com a Fresenius, já esta fábrica era uma referência, com João Almiro e Joaquim Coimbra na sua liderança.

Mas um agradecimento também a Tondela. às suas gentes, aos trabalhadores desta Fábrica, à Autarquia, porque não é só nascer aqui uma unidade

fabril, mas nascer e estar aqui tantos anos, sempre a crescer, é porque toda a Comunidade trabalhou para isso.

Por isso, o dia de hoje é um dia feliz para Tondela e toda a região.

Obrigado em nome do Governo Português a Tondela por saber receber e acarinhar os investimentos que cá estão e atrair novos investimentos.

Isto é prova de que Portugal está apto a receber investimento e inovação e tal facto é ainda mais significativo quando uma empresa desta envergadura se situa no Interior do País.

Queria ainda deixar

o meu testemunho pelo contributo que a Empresa tem dado à exportação, na área farmacêutica.

PARABÉNS À LABESFAL/FRESENIUS KABI PELO ESFORÇO E ORGANIZAÇÃO PERMANENTE NESTE TERRITÓRIO

Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde, depois dos cumprimentos protocolares, começou por salientar o esforço de vontades e organização, na inovação e na permanente ampliação de unidades como esta quinta Unidade de produção, desta vez destinada à produção de penicilinas, mas no seu conjunto abrangendo uma vasta natureza de produtos farmacêuticos.

Esta Empresa, como aqui já foi referido hoje, é a maior exportadora de medicamentos produzidos em Portugal. É um excelente contributo para a economia portuguesa; por isso é estrategicamente relevante o seu papel para a economia desta região pelo número de trabalhadores que alberga e o alto nível de formação académica, de nível universitária, muito significativo.

Não podia deixar de referir as causas sociais para que esta Empresa contribui.

Esta Empresa, sempre de ciclo ascensional, mas não só ela, garantem-nos aqui, no Interior, fatores de coesão social e económico de relevância.

O Ministério da Saúde está disponível para o desenvolvimento dos novos projetos que a Labesfal FK pretenda continuar a desenvolver.

É com empresas destas que o País cresce e prospera em prol de uma sociedade mais justa e em benefício de todos os portugueses.

ALMOÇO VOLANTE

A finalizar esta Cerimónia, que marca mais um dia de grande significado para a vida da Labesfal/Fresenius Kabi, teve lugar um almoço volante onde a confraternização e a amizade foram pontos fortes a envolver o gosto de partilhar o Momento.

E no lugar do velho e modesto campo do Catrúpio, ergue-se agora um “Monumento” – o maior Complexo Industrial Farmacêutico do género em Portugal.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *