Quarta-feira , Fevereiro 28 2024

FOLHA DE TONDELA – 112 ANOS – IMPRENSA CENTENÁRIA

O primeiro jornal em papel, Noticias Diversas, foi publicado como um panfleto manuscrito a partir de 713 d.c. em Kaiyuan na China.

Depois em 1440 com Guttenberg, considerado o pai da imprensa, tornou-se possível a “multiplicação” da palavra e da escrita.

O primeiro jornal português foi fundado em 1641 e chamava-se a “Gazeta da Restauração” em Lisboa, e depois ao longo de quase quatro séculos, milhares de jornais foram surgindo e desaparecendo em Portugal.

Mas há publicações periódicas que resistiram a todas as provações, e ultrapassaram múltiplas dificuldades e conseguem manter a publicação ininterruptamente há pelo menos 100 anos.

São 31 títulos que se editam do norte a sul do país e também nas regiões autónomas e que testemunham factos extraordinários da nossa história, contribuindo para manter a história de Portugal, do seu povo e da sua nação.

O jornal “Folha de Tondela” orgulha-se de ser um dos 31 títulos que continua semanalmente a escrever a história do concelho de Tondela e por isso, de Portugal.

É por isso relevante o movimento de reconhecimento dos jornais centenários portugueses como Património Imaterial Cultural pela UNESCO.

Este movimento nasceu em 2011 por ocasião do 120º aniversário do “Correio do Ribatejo”, no qual a Folha de Tondela participou e foi desde o início uma promotora e defensora desta ideia, e por isso o 2º Encontro da Imprensa Centenária realizou-se em Tondela conforme noticia na sua edição nº 1820 de 27 de Abril de 2012, com o apoio da Associação Portuguesa de Imprensa.

Por este facto, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa no dia 25 de Abril, Dia da Liberdade, condecorou com a Medalha de Mérito a Associação Portuguesa de Imprensa e recebeu os 31 jornais centenários, no Palácio de Belém, como uma forma de reconhecimento oficial da importância destes jornais na história contemporânea de Portugal.

A Folha de Tondela representada pela sua administradora há mais de vinte anos, esteve presente nesta importante cerimónia.

O Sr. Presidente da República dirigiu uma palavra de agradecimento a estes jornais centenários que mesmo nos períodos mais conturbados da nossa história souberam cumprir o seu papel, na defesa da liberdade da imprensa e na defesa na liberdade das populações. Referiu que estas publicações foram também importantes na defesa da língua portuguesa, disse que conhece as dificuldades, sobretudo financeiras que estes jornais e revistas estão a passar e que iria promover todos os esforços junto do governo para arranjar formas de apoiar estes jornais tão importantes, no seu entendimento, para o desenvolvimento do país. Com as suas palavras deu alento e motivação a todos os responsáveis destes jornais, para continuarem e não desapareceram no tempo.

O Sr. Presidente da República é assim um parceiro importante na candidatura a Património Imaterial Cultural pela UNESCO destes títulos, onde se inclui o jornal “Folha de Tondela” o único do distrito de Viseu com mais de 100 anos.

Neste encontro, que teve uma parte informal, o jornal “Folha de Tondela” ofereceu ao Sr. Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa três símbolos do nosso concelho a Besta que faz parte do símbolo heráldico do Município de Tondela (que significa a índole guerreira dos antigos habitantes do Vale de Besteiros), a camisola com o nº 12 e com o seu nome do CDT que está na I liga NOS (Clube Desportivo de Tondela) que representa o 12 jogador que são os adeptos, e também porque o Sr. Presidente faz anos no dia 12 do mês 12 (Dezembro), e vários números de exemplares da Folha de Tondela.

O Sr. Presidente desejou muita sorte para o Desportivo de Tondela e para o concelho de Tondela e suas gentes de uma forma simpática e agradável.

De referir que Portugal é o único país da Europa que
tem jornais que se publicam ininterruptamente há mais de 100 anos (exemplo o “Açoriano Oriental” publica-se à 182 anos), e por isso justifica-se a candidatura Património Imaterial Cultural pela UNESCO. A próxima iniciativa neste sentido, será realizado em Julho de 2017 no Parlamento Europeu onde os Eurodeputados portugueses a presentam as publicações centenárias portuguesas.

Como disse o Sr. Presidente da República os jornais centenários são instituições locais e nacionais importantes e o concelho de Tondela deve orgulhar-se, bem como todo o distrito, de ter sabido ao longo dos tempos preservar esta instituição que se chama “Folha de Tondela”.

MJJ

Veja Tamém

TONDELA COMEMOROU 36 ANOS DE CIDADE COM HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO MUNICÍPIO

Foi em 18 de Dezembro de 1987, na Assembleia da República, que a vila de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *