Segunda-feira , Abril 8 2024

EXPOSIÇÃO NO PARLAMENTO EUROPEU

No âmbito da candidatura dos jornais centenários portugueses a património Cultural Imaterial da Unesco, realizou-se nos dias 12 e 13 de Julho, em Bruxelas no Parlamento Europeu, exposição dos 31 títulos centenários da imprensa portuguesa.

Durante estes dias os representantes dos vários jornais centenários foram recebidos pelo Eurodeputado José Manuel Fernandes que afirmou que estes títulos “dizem muito” das raízes e da “alma” de Portugal.

“Estes jornais contribuem para os valores da União Europeia, para a democracia, para a liberdade, contribuem também para a solidariedade e dão voz aos territórios”, realçou.

A iniciativa de levar a exposição a Bruxelas partiu da Associação Portuguesa de Imprensa, fundada há 57 anos, que representa mais de 300 editores de jornais, revistas e online; e da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, fundada há 25 anos, que representa 200 editores da imprensa escrita e online.

As associações cobrem o território português incluindo os arquipélagos no Atlântico.

José Manuel Fernandes recordou a implantação de muitos jornais na “diáspora” portuguesa, considerando depois que “seria importante ver como é que a imprensa local poderia dar as mãos e unir-se, a nível europeu”, para promover valores e divulgar as “forças” dos vários territórios.

“A imprensa local é um valor acrescentado, em termos de União Europeia”, sustentou.

O projecto das Publicações Centenárias é uma iniciativa das duas associações e tem por objectivo o reconhecimento d

as mesmas, pela UNESCO, como Patr

imónio Cultural Imaterial, iniciativa apoiada pelo presidente da República Portuguesa.

Neste âmbito esteve o título mais antigo do distrito de Viseu e único centenário, o semanário “Folha de Tondela”, que já 

vai nos 112 anos de publicação semanal ininterrupta.

Resistindo ao longo dos tempos e na actualidade às dificuldades financeiras, de recursos humanos, de assinaturas, de publicidade e algumas vezes da pouca valorização do território que serve, continua a fazer a história de Portugal, porque insere na realidade jornalística nacional, as coisas, as pessoas e o território do concelho de Tondela. Mas a força de ser destes jornais que é de aproximar na informação, na divulgação e na defesa dos interesses das pessoas do concelho, espalhados pelo pais e pelo mundo continua a ser a motivação para continuar esta aventura, mantendo vivo o jornal que é centenário, mas que é presente e que quer ser futuro.

MJJ

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *