Terça-feira , Abril 9 2024

ENFERMÉDICA TEM NOVAS INSTALAÇÕES

A Clínica Enfermédica que estava instalada em Tondela há 23 anos na Rua Dr. Teófilo da Cruz (a quem chamam também Praceta das Finanças) mudou agora para novas instalações na Rua Doutor Amadeu Ferraz de Carvalho em frente à Escola Secundária de Tondela.

As novas instalações foram inauguradas no pretérito dia 26 de Abril na presença dos actuais sócios gerentes e alguns convidados ligados à área da saúde, desde médicos, enfermeiros, diversos utentes e algumas forças vivas ligadas à cidade.

O Reverendo Padre João Carlos Gomes, responsável pela Paróquia de Tondela, procedeu à cerimónia da bênção do novo espaço da Enfermédica,

Em que estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, o Vereador da Cultura Pedro Adão e o Presidente de Junta da União dIMG_0003as Freguesias de Tondela e Nandufe, José Manuel Pereira Mendes.

Nos primeiros nove anos de existência a Enfermédica pertencia a quatro enfermeiros, mais tarde, os actuais proprietários, Sónia Marques e Carlos Martins, dois fisioterapeutas assumiram a gerência da Clínica, em 2002.

“Felizmente com a ajuda de todos os nossos colaboradores temos vindo a crescer, um pouco à custa da nossa área, mas também mal seria se assim não fosse. Temos um protocolo do Sistema Nacional de Saúde desde 2009 e isso permitiu-nos dar o passo que agora demos”, referiu Sónia Marques aos presentes.

Sónia Marques aproveitou para agradecer a todos os colaboradores que ao longo destes meses permitiram que a obra fosse concluída da forma como se apresenta, superando as melhores expectativas.

“A nossa finalidade é prestar sempre um bom serviço, a todos os utentes do Concelho de Tondela, mesmo que nenhum de nós seja daqui, eu sou de Nelas, o Carlos é de Guimarães”.

É nesta perspectiva que foi efectuada a mudança das instalações, desejando que a melhoria de prestação de serviços seja uma realidade”.

Carlos Martins reforçou as palavras de Sónia Marques para dizer que a Enfermédica até agora tinha quinze especialidades médicas e agora vai ter mais umas seis ou sete.

A intenção è alargar os serviços ao nível da fisioterapia, nomeadamente, na cardio-respiratória e na neurológica. “Sem dúvida que está aqui um grande trabalho da Sónia e tenho de agradecer-lhe”.

Este sócio da Enfermédica reconheceu as antigas instalações  já estavam no seu limite e que partir de agora se inicia uma nova era com a qual é preciso crescer e servir a população de Tondela e concelhos limítrofes da melhor forma.

A ENFERMÉDICA FOI FUNDADA EM 1993

Após as cerimónias de inauguração houve um período de perguntas e respostas entre a comunicação social presente e a gerência da Enfermédica.IMG_0004 A empresa foi fundada em Tondela por quatro enfermeiros em 1993.

Em 2002, a sociedade foi vendida a Sónia Marques e Carlos Martins. Ambos fisioterapeutas, que fizeram a faculdade juntos e que faz com que esta Clínica tenha como principal actividade a fisioterapia.

Os próprios reconhecem que foi através desta que se conseguiu dar o passo de inovação com a mudança de instalações.

Desde esse período até agora foi possível expandir a sociedade muito dentro desta área, apesar de nunca terem sido descuradas as outras valências médicas e os exames complementares de diagnóstico. A vinda para as novas instalações tem como objectivo, afirma Sónia Marques, dar ao concelho de Tondela novas especialidades e mais serviços.

Esta mudança foi justificada também devido à alteração de funcionamento verificado em 2009, quando foi estabelecido o protocolo no âmbito da medicina física e de reabilitação com o Sistema Nacional de Saúde. A partir dai o volume de utentes aumentou e isso levou que as antigas instalações sofressem uma decadência ao nível de estrutura física.

Perante esta realidade os proprietários da Enfermédica foram obrigados a mudar de instalações. “Estávamos IMG_0020numa cave que traz sempre humidade, para além, da área não ser suficiente para albergar o número de utentes”. O estacionamento também foi um dos problemas, embora, não o principal.

Carlos Martins diz que Sónia Marques já tinha trabalhado antes na Enfermédica e lhe fez o convite para fazer parte da sociedade e foi nessa altura que os dois decidiram adquirir as quotas dos antigos sócios.

Podem usufruir dos serviços da Enfermédica, todos os doentes neurológicos, “queremos tentar ampliar a nossa área de abrangência, mas sobretudo, estes com AVC, traumatismos cranianos, lesões vértebras ondulares, para onde existe um espaço adequado para o tratamento destes doentes”.

Na área da fisioterapia ortopédica dar uma melhor resposta à companhia de seguros e à população em geral, apostar fortemente na fisioterapia cárdio-respiratória e pediátrica e claro dentro das 20 especialidades dar uma melhor resposta para que a população de Tondela não tenha necessidade de se deslocar para Viseu.

Nas novas instalações passam a funcionar novas especialidades como cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia geral, reumatologia e nutrição.

Na fisioterapia são vistos 80 a 100 doentes por dia, ao passo, que nas consultas os números são mais variáveis.

As quintas-feiras são dias com muitas especialidades, consoante a disponibilidade, dos médicos, “mas devemos ter à volta de 50 utentes, entre medicina física, otorrino e urologia, fora as análises clínicas, eletrocardiogramas e ecografias”.

Carlos Martins e Sandra Marques vincaram o enorme investimento efectuado nas novas instalações da Enfermédica, vincando que em relação aos exames complementares de diagnóstico não há nenhuma clínica em Tondela. “Estamos a tentar arranjar parcerias de expandir não apenas para os que já existem, mas também noutros que possam existir no futuro”.

Como exemplo foi dado como objectivo o de ter o eletrocardiograma em esforço, IMG_0025o ecocardiograma, não ter só um tipo de ecografia visceral mas musco-esquelética.

A presença de 14 anos em Tondela permitiu fazer um estudo das carências locais”.

Com as novas instalações foi possível centralizar mais serviços no novo espaço para colmatar essas mesmas carências.

Sónia Marques e Carlos Martins têm o desejo que um dia os doentes que recorram à Clínica para uma consulta da especialidade não sejam obrigados a ter que se deslocar a outra cidade para ter que fazer todos os exames complementares.

Uma mais valia para o nosso Concelho que bem está necessitado disso.

Amorim Lopes

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *