Domingo , Fevereiro 11 2024

Dia do Padroeiro do Centro Hospitalar Tondela Viseu

O Centro Hospitalar Tondela Viseu aproveitou o dia do padroeiro S. Teotónio, 18 de Fevereiro, para em sessão solene apresentar os números que espalham o bom desempenho desta unidade.

A sessão solene que contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração desta Unidade Dr. Ermida Rebelo, o Secretário de Estado da Saúde Dr. Manuel Delgado que presidiu à sessão, Presidente da Câmara Municipal de Tondela Dr. José António de Jesus, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu Dr. Almeida Henriques, o Presidente da ARSCentro, Dr. José Tereso, realizou-se no auditório desta unidade.centro hospitalar interior (1)

Iniciou a sessão o Dr. Ermida Rebelo que após os cumprimentos referiu que o Centro Hospitalar Tondela Vis
eu é a unidade dentro do Sistema Nacional de Saúde, que fez mais cirurgias de ambulatório em todo o país, e que os serviços de urgência que nas primeiras três quinzenas do ano atendeu uma média de 500 utentes por dia, irá ser ampliado com recurso a fundos comunitários. Aproveitou ainda para informar o Secretário de Estado que o Centro Hospitalar tem vindo a integrar sucessivos rankings de desempenho, “fruto do profissionalismo da equipa cuja a máxima é hoje fazer bem para amanhã fazer melhor.”

Depois falou o Presidente da Câmara de Viseu Dr. Almeida Henriques que elogiou os profissionais do Centro Hospitalar e que âmbito na angariação de fundos levada a cabo pelo Lions Clube de Viseu, para aquisição de um mamógrafo/ecógrafo, aproveitou para anunciar que o Município iria financiar o equipamento com 10.000€.

Seguiu-se depois a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Tondela Dr. José António de Jesus, que começou por dizer “saúdo a forma diligente, empenhada, com enormíssimo sentido de responsabilidade como, ao longo destes anos, o conselho de administração, e em particular o seu Presidente, que têm sabido potenciar aqueles que são os contributos e que correspondem à mais-valia desta instituição.”

Disse ainda “se é verdade que aquando da constituição do Centro Hospitalar Tondela centro hospitalar– Viseu, o princípio estava muito focado em não valorizar a Unidade Cândido de Figueiredo, hoje, com a valorização integral das respostas e dos profissionais, é dada uma grande amplitude no domínio do ambulatório. Naturalmente que uma instituição como esta afirma-se também pelo sentido de elevada responsabilidade de todos os seus colaboradores, pelo seu sentido humanista, pela dedicação, pela forma como desempenham profissionalmente as suas funções.”

“Investimento na Unidade de Radioterapia”

Dr. José António de Jesus defendeu o investimento na unidade de radioterapia “num tempo onde a humanização do serviço, a proximidade, o sentido de acolhimento é tão importante, neste tempo, após vários anos de expetativa conso
lidada, julgo que é imprescindível que este centro hospitalar possa ver satisfeito um dos seus grandes objetivos. Em parte, centra-se esta ambição no investimento na unidade de radioterapia.”

O autarca disse que acredita na qualificação como resposta “porque acreditamos que quão maior for a qualificação da
resposta, maior é naturalmente a diferenciação, o atendimento e o trabalho.”

Defendeu o investimento na rede de cuidados primários de saúde

“Se é verdade que hoje evocamos um dia importante para esta unidade, não é menos verdade que relacionada com esta evocação, a problemática da nossa rede de cuidados primáriocentro hospitalar interiors de saúde não pode ser dissociada de toda a pirâmide de proteção social que é necessária.”

Referiu que é necessário “consolidar a rede de clínicos de medicina geral e familiar. (…) pois investindo-se na rede primária, evitar-se-á a drenagem para unidades mais diferenciadas, onde o custo tem um valor maior, o transtorno para o utente poderá também ser maior e a resposta de proximidade nem sempre está presente.

O que definimos como ideal para as nossas populações terá de estar sempre assente em princípios basilares, onde se salientam os princípios da equidade, da solidariedade, com razoabilidade e responsabilidade na gestão dos recursos humanos e financeiros.”

“O principal ataque ao estado social é fazer acreditar que é possível atribuir aquilo que não se tem.”

Dr. José António de Jesus disse ainda na sua intervenção que o “estado social é estado sustentável. O desequilíbrio da sustentabilidade é o maior ataque ao princípio da solidariedade intergeracional, logo às gerações futuras. Diferir para o futuro as responsabilidades do presente é deixar em cima de outros o benefício que hoje, alguns, ou muitos poucos, possam vir a ter.

Se assim não for, a ilusão em que possamos viver, rapidamente se transformará numa realidade cuja consequência implicará um deficit cada vez maior e isso levará à perda de recursos para investir, sendo que aqueles recursos que são aplicados para pagar dívidas, nunca serão recursos para gerar investimento a favor da melhoria da qualidade de vida das nossas populações.”

Uma causa humanista

O autarca de Tondela defendeu perante o Secretário de Estado da Saúdcentro hospitalar (4)e Dr. Manuel Delgado a causa humanista “acreditamos que o valor elevado da proteção da vida é uma causa humanista, para a qual se defendem políticas partilhadas e capazes de alimentar a esperança, alavanca de um futuro melhor.”

Terminou a sua intervenção manifestando o enorme gosto, prazer e honra em se poder associar a estas comemorações.

Por fim falou o Secretário de Estado da Saúde que na sua intervenção disse que o governo vai analisar os estudos existentes acerca da implementação de uma Unidade de Radioterapia, e que “irá optar pela localização que mais se aproximar das recomendações internacionais”.

Disse ainda que esta unidade há muito reivindicada por Viseu será feita não numa perspectiva local mas sim regional de toda a Beira Interior e conjunto de subregiões envolvidas. Anunciou para breve uma decisão, não se comprometeu com a sua localização na nossa região o que não deixa de preocupar os responsáveis pela saúde do nosso distrito.

Depois a comitiva presidida pelo Secretário de Estado da Saúde visitou o serviço de urgência e inaugurou a unidade técnicas endoscópicas que foi recentemente remodelada.

Nesta sessão solene foram também homenageados 37 funcionários com medalhas de dedicação e mérito, bem como os voluntários do hospital.

L.C.

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *