Segunda-feira , Abril 8 2024

CONFRARIA DO CABRITO E DA SERRA DO CARAMULO XI GRANDE CAPÍTULO

No passado dia 10, realizou-se mais um Grande Capítulo da Confraria, que de ano para ano vem colhendo os frutos do trabalho, dedicação de todos os Confrades Causa.

44 Confrarias de todo o País quiseram marcar presença nesta festa Confrádica de divulgação de usos, costumes, saberes e sabores, ao mesmo tempo que promove a amizade, a confraternização e a partilha de ideais comuns.

E até o dia este ano escolhido esteve à altura do grande dia da confraternização.

Começando pelo “mata-bicho” (saboroso pequeno-almoço) no restaurante Varanda da Serra, no Guardão, a honrar as iguarias do nosso Territórinteriorio, seguiu-se todo o cerimonial da “Agenda de Trabalhos”.

DESLOCAÇÃO PARA A IGREJA MATRIZ DO GUARDÃO, VIA CALÇADA ROMANA

Aconchegados os estômagos, a Comitiva dirigiu-se, a pé, calcorreando a mítica calçada romana para a vetusta Igreja Matriz do Guardão, um dos símbolos da cristandade do Concelho que marcam a nossa identidade.

BENÇÃO DAS INSÍGNIAS E ESTANDARTES

MOMENTO SOMBÓLICO ALUSIVO AO TEMA – CELEBRAR A VIDA

A bênção das novas Insígnias e dos Estandartes das Confrarias presentes, pelo Padre António Duarte, Prior do Guardão, é sempre um momento alto da vida Confrádica nos seus Capítulos.

Mas para além dele, este ano assistimos  também a um Hino à vida por parte de duas jovens e recentes mães Confreiras – Marta e Cidália,  ao quererem envolver os seus filhos naquele Momento.

RETRATO DE FAMÍLIA

As condições atmosféricas permitiram (o que nem sempre tem acontecido), recordar para o futuro de cada Confraria a sua presença no Grande Capítulo da Confraria do Cabrito. E assim, o Retrato de Família, na Escadaria do espaço envolvente à Igreja Matriz, foi mais um momento de encontro vivido entre todos.

RECEÇÃO ÀS CONFRARIAS

 Rumo ao Hotel do Caramulo, foi na Sala Bugatti, que o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, e o Presidente da Junta de Freguesia do Guardão, António Augusto Ferreira, receberam as Confrarias e convidados, totalizando à volta de 200 pessoas.

As boas vindas foram dadas pelo Presidente da Junta do Guardão, que depois de agradecer a todos os que, das mais variadas localidades do País, quiseram estar com a Confraria do Cabrito e no Caramulo, lemprimeirabrou as razões que cada vez mais unem o Movimento Confrádico e desejou as melhores Festas para o Natal que se aproxima.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CARAMULO – A MAGIA DA SERRA E DAS GENTES”

Depois da sua apresentação, recentemente, na Biblioteca Municipal de Tondela impunha-se, pelo contexto da obra na sua ligação com o Caramulo e a Serra, e ser já uma tradição da Confraria marcar também a presença literária nesta “Festa” caramulana, divulgando-a para todos os presentes.

O Dr. Luís Costa (CEIS – Caramulo), coordenador da apresentação, que se revestiu sobretudo da imagem das excelentes fotografias que o livro contém, teceu considerações que valorizarão a sua leitura, até porque ele foi oferecido a todas as Confrarias presentes e, portanto, lembrança do Caramulo.

Zé Beirão, agradeceu às pessoas e entidades que lhe deram o seu apoio (Município à frente), não esquecendo Manuel da Esperança, um serrano que extravasa as fronteiras da Serra do Caramulo e que tanto contribuiu para a riqueza da obra.

INTERVENÇÃO DO PASTOR JUIZ

Para introduzir a Entronização que ia seguir-se, o Pastor Juiz da Confraria, Dr. António Lopes Ferreira, começou por salientar o dia festivo que estava a viver-se neste XI Capítulo da Confraria do Cabrito, lembrando que o Momento “Celebrar a Vida”, há pouco vivido na Igreja Matriz, foi um momento magnífico pelo testemunho de duas jovens mães.

O Movimento Confrádico e o importante papel das Confrarias, através de um constante rejuvenescimento, dinamismo e desafios, foram também aflorados pelo Pastor Juiz, ao mesmo tempo que lembrou que esse rejuvenescimento terá que ser feito principalmente através da juventude, aposta em que a Confraria do Cabrito dava mais um passo, ao entronizar sete jovens efetivos.

ENTRONIZAÇÃO DOS NOVOS CONFRADES

CONFRADES EFETIVOS

Joana Teixeira de Sousa Figueiredo/ Luís Carlos Henriques dos Santos/ Vítor Manuel Cardoso Bernardo/ Jorge Miguel Figueiredo Henriques/ Nuno Miguel Rodrigues Pomar/ António José Mano/ José Virgílio Figueiredo

CONFRADES DE HONRA

JORNAL “FOLHA DE TONDELA”

Na impossibilidade de estarem presentes quer o Diretor, Dr. José Valle de Figueiredo, quer a Administradora, Drª. Maria José Loureiro de Jesus, foi a Insígnia recebida pelo Colaborador e autor desta notícia, Jorge do Amaral Leitão, que a recebeu como tributo a todos os que, semanalmente e com muita dedicação, tornam possível que a “Folha de Tondela” continue a ser uma referência da comunicação social local ao serviço do Concelho de Tondela e o mais antigo semanáriointerior-1 do Distrito de Viseu.

“JORNAL DE TONDELA”

Na impossibilidade do seu Diretor, Manuel Ventura da Costa, não ter podido estar presente por motivos de saúde, que o levaram a internamento hospitalar, foi a Insígnia recebida por Eduardo António Marques, Administrador.

INTERVENÇÕES DA MESA

António Dias, Pastor-Mor, na sua intervenção salientou o gosto de poder partilhar mais um dia de “festa” da Confraria do Cabrito, já que os Grandes Capítulos, pelo que representam e pela partilha de amizades com as restantes Confrarias e amigos, são sempre motivo festivo.

Estamos convictos que o nosso sucesso é o sucesso também do Movimento Confrádico, já que todos irmanados na mesma Causa.

Agradeceu a Joaquim Duarte Pereira (Zé Beirão) o Momento ali partilhado com a apresentação do livro “Caramulo- A Magia da Serra e das Gentes”, já que ele representa, como diz o Autor, um Hino à Serra do Caramulo.

Agradeceu aos novos Confrades a sua adesão, certo de que virão enriquecer a caminhada da Confraria do Cabrito.

Agradeceu ainda a todas as entidades, empresas e a todos os que, de alguma forma, dão o seu contributo.

Dr. Pedro Couceiro, em representação da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, disse da sua satisfação de estar no Caramulo e a partilhar de todo o simbolismo do Grande Capítulo.

Uma palavra de muito apreço pelos novos Confrades e por se terem “metido” neste mundo das Confrarias, de quem se espera empenhamento para bem do Movimento, e muito especialmente das atividades de vária ordem em que a Confraria do Caramulo está envolvida.

Cada um, na Confraria, tem o seu papel. E é esse empenhamento que se espera de quem entra para uma Confraria e quer servir uma Confraria.

E o que se está a passar aqui hoje, desde o “Celebrar a Vida”; depois, celebrar a região, é bem o que é a razão de uma Confraria. E por isso, eu felicito a Confraria do Cabrito por este exemplo que nos dá.

Deu ainda a conhecer a conhecer vários projetos da Federação.

José António de Jesus, que encerrou a Cerimónia protocolar, depois de saudar e agradecer a presença de todos, de cumprimentar os Vereadores presentes, salientou mais um contributo da Confraria com a apreseninterior-2tação do livro de Zé Beirão, que canta as belezas do Caramulo, a exemplo de iguais iniciativas também da Confraria quando da apresentação dos livros de Barros Veloso, António Passos Coelho ou Cónego José Ribeiro dos Santos, a enriquecer o Caramulo e aquilo que é um propósito da Confraria.

Esta é uma Confraria que não se limita à dimensão gastronómica pura, mas tem também uma dimensão patrimonial absolutamente relevante. E na verdade, falar do Caramulo é falar das suas gentes, é falar da sua autenticidade, é falar do sentido genuíno tão profundo daquilo que é esta marca.

É por isso que é importante esta estratégia de promoção daquilo que é a identidade local. E nós precisamos muito de valorizar essa identidade. Por isso, julgo que é nesta identidade e nesta autenticidade que está aquilo que é o ressurgimento da dimensão económica, da dimensão estratégica do Caramulo. E a Confraria tem sido um Parceiro importantíssimo com o Município para a valorização dos produtos locais.

É um forte contributo, também, para a dimensão da valorização económica. Nós não podemos acreditar que é possível fixar pessoas se não houver atividade económica e que dela surja um fator de valorização e de contributo para todos.

Ora, a estratégia que temos mantido com os diversos atores locais, em particular com as Juntas de Freguesia, passa por três pilares claros; desde logo a promoção turística, onde está, entre outros, o desporto de aventura que são, no Caramulo, pilares fundamentais para a projeção dessa realidade.

Em paralelo, o Turismo de Saúde é out370a2038ra das áreas onde importa investir, na valorização daquilo que poderemos considerar a saúde ativa. E nisso estamos a trabalhar com todo o empenho.

Hoje, felizmente que toda esta região do Caramulo está muito próxima de uma importante Zona Industrial do nosso Concelho, no caso concreto, o Lajedo, em Santiago de Besteiros, onde facilmente é possível aceder, onde um importantíssimo investimento “conquistado” numa longa disputa durante mais de ano e meio e que se trata de um valioso empreendimento do ramo automóvel (Eberspaecher) que até 2020 criará 500 postos de trabalho, altamente qualificados, a juntar às outras empresas ali existentes, seja também um forte contributo para que a Serra do Caramulo encontre mais um fator de desenvolvimento e de fixação de pessoas.

O nosso Concelho será assim um Centro de excelência. Com mais atividade económica há mais fixação de pessoas, são mais as iniciativas, é maior o desenvolvimento, é melhor a qualidade de vida.

ENTREGA DE LEMBRANÇAS

Finda a Cerimónia protocolar, houve entre as Confrarias troca de lembranças. Por parte da Confraria do Cabrito, como atrás se refere, o livro “Caramulo –A Magia da Serra e das Gentes” constou das ofertas, “levando” a Serra do Caramulo para todo o País

ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO

E o XI Capítulo encerrou com o habitual almoço de confraternização, onde a amizade foi fortificada e onde o “Cabrito do Caramulo” e o “Ovo à Pastora” foram os reis da variada e gostosa ementa.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

TONDELA COMEMOROU 36 ANOS DE CIDADE COM HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO MUNICÍPIO

Foi em 18 de Dezembro de 1987, na Assembleia da República, que a vila de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *