Domingo , Março 3 2024

CLÁUDIO TORRES DISTINGUIDO PELO CLUBE ROTÁRIO DE TONDELA

A missão rotária, mundo fora, é vasta e abrange diversas áreas importantes da vida social dos cidadãos.

Entre esse espírito de cidadania, “Os clubes rotários distinguem anualmente o mérito profissional de alguma personalidade relevante da sua comunidade”.

E o Clube Rotário de Tondela assim tem feito, tendo já distinguido diversas personalidades concelhias que são motivo de referência para todos nós.

Este ano, coube ao Professor Cláudio Torres essa distinção. Um tondelense de méritos reconhecidos.

Arqueólogo, dirige o dscf7293“Campo Arqueológico de Mértola, Sítio e Instituição que são grande referência na cultura islâmica em Portugal”, para além de um vasto e rico currículo, e ligado a importantes instituições académicas de cultura e ciência.

Por isso o Clube Rotário de Tondela o quis distinguir no passado dia 25 de março, como Figura a destacar neste ano de 2017, realçando o seu mérito profissional.

Mas Cláudio Torres quis também ali e envolvendo a homenagem, “oferecer” aos alunos da Universidade Sénior de Tondela, aos rotários e aos amigos uma interessante palestra sobre “ Islamismo e terrorismo, realidade ou mito”, que veio a enriquecer a sessão solene que o homenageou.

Muitos foram os amigos e os que admiram a sua Obra que quiseram estar presentes. E diversos clubes rotários da região e do Distrito Rotário 1960, estiveram igualmente presentes em espírito rotário de solidariedade, mas também de apreço pelo distinguido.

DISTINÇÃO

E o espírito rotário esteve ali presente na distinção, que começou com o ato simbólico da saudação das bandeiras.

Felisberto Figueiredo, Presidente do clube local, deu a conhecer um pouco do espírito rotário e do trabalho do clube de Tondela.

E as intervenções do representante do Clube Rotário de Viseu, do Presidente da União de Freguesias Tondela/Nandufe, José Manuel Mendes, e do Presidente do Município, Dr. José António de Jesus, vieram realçar o Momento, quer salientando a vida rotária quer o significado e razão da Homenagem. E José António de Jesus anunciou ali a próxima oportunidade de galardoar CLÁUDIO TORRES com a Medalha de Mérito do Concelho, o que deu ocasião a forte ovação. Justa distinção que a Câmara Municipal quer atribuir.

Depois, Filodscf7316mena Matos, do Protocolo rotário, deu a conhecer um pouco do vasto currículo do homenageado.

E o Clube Rotário, como é hábito, ofereceu ao homenageado uma lembrança, uma linda peça de barro preto de Molelos, e um ramo de flores a sua Mulher.

PALESTRA

Cláudio Torres trouxe à Universidade Sénior de Rotary, mas também a toda a plateia, a visão do seu intenso e já longo trabalho pelas terras alentejanas por onde anda há muitos anos em descobertas de “mistérios” do passado.

Foi um partilhar de saberes que vem acumulando, mas também, em seu entender, o desfazer de alguns mitos que têm percorrido a história. E em face deles, bom seria que Cláudio Torres trouxesse a Tondela uma visão mais alargada das suas descobertas, ou melhor, dos vestígios que encontrou e que não encontrou. Gostaríamos todos, certamente, de o ouvir e de com ele olhar o passado através dessas suas descobertas.

Algumas perguntas da plateia ajudaram a situar a posição do Autor no tema escolhido.

ALMOÇO

No restaurante ACERT – Cultura e Sabores, teve a seguir lugar um almoço de convívio, onde mais de 50 participantes quiseram estar com Cláudio Torres e com ele partilhar o Momento de amizade e confraternização.

Os “sabores”, aliados aos “saberes”, a partilha traduzida em convívio, a “juventude” e boa disposição dos alunos da Universidade Sénior tornaram a Homenagem Profissional rotária em ocasião que marcou bem a iniciativa e ilustra as terras de Tondela.

E no impedimento do Presidente do Município, foi a Vereadora Carla Antunes que ali o representou em apreço pelo homenageado, mas também em reconhecimento pelo trabalho rotário em Tondela, que o Município tem acompanhado sempre.

BOLO DE ANIVERSÁRIO

Porque ainda não tinham sido apagadas as velas dscf7320nem cantados os parabéns pelos 13 anos do Clube, feitos há pouco, a confraternização serviu também para esse ato simbólico.

Mais uma vez o Presidente do Clube Rotário de Tondela, Felisberto de Figueiredo, recordou ali a caminhada da missão rotária do clube.

Mas lembrou, também, dois Companheiros que muito deram à Instituição e que já partiram – Manuel Ventura da Costa, falecido recentemente, sócio fundador, seu Presidente além de outros cargos e que, com sua Mulher Maria Georgete (felizmente ali a partilhar o Momento), foram dedicados e grandes entusiastas da vida rotária, e António Marques Mendes (Ferreirós do Dão), pela grande dedicação, empenho e amizade.

Em espírito rotário Cláudio Torres foi homenageado, o aniversário do Clube saudado e os rotários que partiram recordados.

Jorge A. Leitão

 

Veja Tamém

TONDELA COMEMOROU 36 ANOS DE CIDADE COM HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO MUNICÍPIO

Foi em 18 de Dezembro de 1987, na Assembleia da República, que a vila de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *