Terça-feira , Fevereiro 13 2024

CIM Viseu Dão Lafões premiou melhores ideias de negócio

Dupla de Tondela assegura 2.º lugar com projeto de climatização eficiente de espaços

 A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão levou a cabo, nos últimos meses, o concurso de ideias de negócio “Wanted Business Ideas”, que contou com 79 candidaturas de todo o país.

Depois de passar por várias fases, com a realização de oficinas de criatividade e geração de ideias, em que os candidatos tiveram a oportunidade de trabalhar as suas ideias de negócio e de gravar um vídeo ‘pitch’, o júri do concurso distinguiu as três melhores ideias, ficando na segunda posição o projeto que visa fazer um aproveitamento eficiente das energias renováveis para a climatização de espaços.

Os mentores do projeto, Miguel Martins e Augusto Teixeira residem no concelho de Tondela, embora sejam naturais dos concelhos de Arouca e Viseu, respetivamente.

Em declarações à Folha de Tondela, Miguel Martins explicou que  esta parceria surgiu após um período de troca mútua de conhecimentos, culminando na identificação e desenvolvimento de um projeto que visa um uso mais eficiente da energia renovável para a climatização.

“Trata-se de um sistema híbrido para a climatização de espaços, que permite o aproveitamento eficaz e eficiente das energias renováveis, nomeadamente a solar, eólica e do ar, de forma a possibilitar um controlo inteligente da temperatura de conforto”, descreveu.

A ideia de negócio serve-se de equipamentos que captam a energia renovável e, através de um sistema híbrido criado, potencia o aproveitamento energético, sem custos de utilização, de uma forma mais eficaz e eficiente.

De acordo com Miguel Martins, esta pode vir a ser uma alternativa às grandes centrais de produção de energia, que implicam grandes infraestruturas, quer para a produção da energia, quer para o seu transporte a longa distância.    “Implicam igualmente perdas de energia, provocando menor eficiência, no transporte a grandes distâncias e impactos ambientais elevados”, acrescentou.

No seu entender, a produção de energia no local de consumo é uma tendência atual e bastante mais racional, com forte redução de custos para o utilizador.

“As características deste sistema de climatização híbrido criado fazem com que seja perfeito para aplicação em entidades institucionais, comerciais e industriais. Museus, bibliotecas, escolas, juntas de freguesia, câmaras municipais, bancos, unidades industriais e muitas mais entidades podem beneficiar deste sistema e ser autossuficientes na sua climatização”, concluiu.

O segundo lugar no concurso “Wanted Business Ideas” – uma iniciativa para captação de ideias de negócio de âmbito nacional, que tem como objetivo criar novas empresas e potenciar novos empreendedores – permite à dupla de Tondela beneficiar de incubação gratuita, numa das incubadoras da Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, com a possibilidade de utilizar os seus serviços.

A estes serão ainda atribuídos serviços de design, desenvolvimento web e audiovisual.

O primeiro prémio foi entregue ao projeto Farmit, de Pedro Gonçalves e Carolina Alves, que visa usar animais para limpar e fertilizar terrenos.

A terceira posição foi entregue a Rui Coutinho e Jorge Leonardo, com o projeto Turn Berry, que utiliza frutos vermelhos da região para produção de bebidas gaseificadas.

C.

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *