Segunda-feira , Abril 8 2024

CENTRO SOCIAL DE TONDA

Mais uma Unidade de apoio às crianças e aos idosos vai servir o nosso Concelho, desta vez e Tonda onde no passado dia 11 foi inaugurado o CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE S. SALVADOR DE TONDA.

Também os Centros de Animação Local, a serem inaugurados em algumas Freguesias, são outra forma de dignificar as idades que precisam de mais apoio da Comunidade. E uma Comunidade, um Concelho que dignificam de forma tão envolvente as crianças e os idosos, dignificam o presente e promovem o futuro.

Coube a João Paulo Tavares, Presidente da Junta de Freguesia de Tonda, dar as boas vindas às entidades, convidados e muito público que ali acorreu para a Cerimónia, presidida pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Agostinho Branquinho.

Da Câmara Municipal de Tondela, para além do seu Presidente, Dr. Carlos Marta, o Vice-Presidente, Dr. José António de Jesus, os Vereadores, Engª. Carla Pires e Pedro Adão. Também Joaquim Coimbra, Presidente da Assembleia Municipal e outros deputados municipais, Dr. Joaquim Seixas, Diretor do Centro de Segurança Social de Viseu, Dr. Leonel Carvalho, Coordenador Distrital das IPSS, ComandaDSCF2286nte do destacamento de Tondela da GNR, outros diversos autarcas locais e do Concelho e outros convidados.

João Paulo Tavares, depois de saudar os presentes, deu conta de que a Cerimónia ia decorrer em três tempos; o primeiro com as intervenções, o segundo será a assinatura de um Protocolo com a Segurança Social, a que se segue o descerramento de uma Placa Evocativa, visita das instalações e finalmente um lanche-convívio em que todos participarão com amizade.

ESTAMOS A INAUGURAR UM ESPAÇO DE TODOS E PARA TODOS

A primeira intervenção foi do Padre João Pedro Cardoso, Pároco de Tonda e Presidente da Direção do Centro Social Paroquial de S. Salvador de Tonda.

A presença do Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social nesta Comunidade de Tonda muito nos orgulha. Bem-haja por nos ter visitado.

Há alguns anos a esta parte, um grupo de pessoas pensou em construir esta casa e desde então nunca mais parou de trabalhar para edificar o Centro Social.

Em Fevereiro de 2007 assinámos um Protocolo com a Câmara Municipal de Tondela, o qual permitiu começar a fazer crescer a Instituição. E hoje aqui estamos para marcar uma etapa da nossa construção.

A próxima fase da construção, será a da construção da alma, quando dentro das instalações as pessoas acolhidas beneficiarem da obra construída.

MOSTRAR AQUI A SOLIDARIEDADE PELOS HOMENS E MULHERES QUE MUITO FIZERAM PELA NOSSA TERRA

Carlos Marta, que falou a seguir, começou por salientar que esta digna obra que vai ser uma resposta ativa para a população, é obra de muita gente. Em primeiro lugar, da população de Tonda, que desde a primeira hora acreditou ser possível fazer este investimento, mesmo com alguma dDSCF2289emora na sua concretização, mas sabendo-o fundamental e necessário para o apoio aos mais necessitados.

Mas desde logo, também, o apoio e entusiasmo da Junta de Freguesia de Tonda, em particular do seu Presidente que na dupla função de membro da Comissão e também Presidente da Junta de Freguesia, bem como o anterior Presidente. Sem o seu dinamismo, empenho e participação neste processo, não seria possível estarmos hoje aqui. Naturalmente, também o envolvimento do Padre João Pedro.

Sem promessas ou compromissos, antes em total colaboração com a Comissão Fabriqueira, Junta de Freguesia e outras entidades e instituições, foi possível, pouco a pouco, construir este belo Centro para apoio aos nossos idosos.

A Câmara Municipal conseguiu, no Concelho e através de engenharia financeira e de alguma criatividade assegurar a construção de Centros de Dia, quando a Segurança Social não o fez. E sobretudo quando a Segurança Social tinha recursos financeiros para o fazer.

Com o esforço de todos, conseguimos apoios no PRODER e na ADICES, sem esquecer uma grande família desta Terra, a família Brás, que mais tarde se veio associar, e bem, e por isso reconhecemos o seu importante contributo.

E Carlos Marta lembrou também o empenho, dedicação e os meios logísticos e humanos com que o Dr. José António, também ele natural de Tonda, contribuiu para a concretização deste objetivo de todos nós.

Depois do esforço das instituições do Concelho e da sociedade civil, peço-lhe, senhor Secretário de Estado, que seja o Governo a fazer o complemento necessário para a concretização da Obra.

É ELEMENTAR RECONHECER O TRABALHO ANÓNIMO, MAS DETERMINANTE DA IGREJA CATÓLICA

O Secretário de Estado, na sua intervenção, não deixou de salientar o trabalho anónimo, silencioso, mas determinante da Igreja Católica na sociedade portuguesa. É Justiça de todos nós reconhecer esse trabalho.

É justo reconhecer aqui o trabalho notável da Câmara de Tondela também na área social e reconhecer o mérito do seu Presidente e do seu VDSCF2301ice-Presidente.

A falta de apoio do Poder central, como referiu o senhor Presidente, não impediu que esta e outras obras se realizassem e o trabalho notável que estão a fazer.

Estas obras, este empenho, esta dedicação são, normalmente, fruto do trabalho coletivo, da capacidade e da doação que normalmente as Comunidades têm.

E são as vontades congregadas que levam a bom termos estas iniciativas.

O Estado central deve estar ao lado do poder local e das iniciativas locais e nunca sobrepor-se a essa dinâmica próxima das populações e das instituições.

Bem hajam por este esforço coletivo. Mais do que as palavras, será a visita às instalações o grande momento e uma palavra de esperança para os dias futuros.

As pessoas aqui recolhidas, irão certamente ser mais felizes.

PROTOCOLO/DESCERRAMENTO DA PLACA/VISITA

Como tinha sido anunciado, a assinatura do Protocolo, o descerramento da Placa Evocativa e a visita às instalações, foram os momentos seguintes.

Instalações confortáveis, de grande qualidade e maior conforto. Uma obra digna que irá dignificar a vida dos seus utentes.

LANHE CONVÍVIO

A partilha de sabores, mas também uma amizade partilhada pelo Ato de grande significado ali vivido, encerraram o Momento alto que foi a inauguração do CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE S. SALVADOR DE TONDA.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

JANTAR ANUAL DOS HOMENS EM TONDA

No passado dia 5 de Janeiro, decorreu mais uma vez o convívio que reúne à …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *