Segunda-feira , Abril 8 2024

BRANCOS DE TONDELA DÃO, DE NOVO EM “DESFILE”

Os vinhos de Tondela, e de um modo muito especial os vinhos brancos constituem uma caraterística que os evidencia na cotada região do Dão. E isso acontece desde há muito, desde o tempo que tinham assento no Palácio do Buçaco e toda a sua cadeia de restauração, ou nos hotéis da Figueira da Foz.

Embora, ao longo dos tempos, tenham perdido um pouco da sua identidade, eles voltam de novo a ser uma referência, graças sobretudo a algumas quintas e produtores que procuraram  investir no seu real valor e tirar proveito da situação privilegiada do Concelho, aconchegada entre a Serra do Caramulo e a Estrela.

 DIZ A LENDA…

Segundo a lenda, “Baco passou pelas terras banhadas pelo rio Dão quando por aqui andou em visita a seu amigo En

dovélico, o deus dos deuses da Lusitânia. E perante o sufoco do mês de agosto, foi recebido por uma humilde família lusitana que lhe ofertou tudo, menos vinho, o seu precioso vinho da Campânia, por desconhecer tal bebida.

Em preito de gratidão, mas também por não ter mitigado a sede com a “sua” bebida, prometeu àquela família que aqui mandaria pôr vinha, o que fez através do exército romano. As terras agora de Tondela, graças a Baco, receberam no seu fértil solo a profusão de cepas que iam ocupando os espaços. Os bagos, cada vez em maior quantidade, iam deliciando quem se atrevia na experiência, e as vinhas foram-se desenvolvendo até hoje como atividade produtiva de significativa importância para a economia local”. Pelo menos, assim diz a lenda.

VINHOS, SABORES E MÚSICA

O Município de Tondela, atento a essa viragem para produzir mais e melhor, conquistar novos espaços e ganhar novos mercados, no segundo ano consecutivo, com a adesão das melhores “marcas” do Concelho e em parceria com a CVR do Dão organizou, no passado dia 08, o “Tondela Brancos Dão”, procurando assim participar ativamente na promoção e divulgação dos nossos vinhos, neste caso dos nossos vinhos brancos.

Os melhores produtores locais estiveram presentes na Mostra, dando conta da variedade das castas e qualidade dos seus vinhos, este ano com a inovação de estarem também representados vinhos do Dão de outros Concelhos.

O local escolhido (parque de estacionamento junto ao Mercado Velho), veio dar mais prestígio ao acontecimento, com mais espaço e melhores condições, faltando no entanto, em nosso entender, mais mesas e cadeiras para permitirem uma “Prova” mais cómoda e degustação mais agradável dos produtos artesanais que as barraquinhas instaladas na Rua Aníbal de Figueiredo tinham para acompanhar.

Foi muito tempo para estar sempre de pé!

 SESSÃO DE ABERTURA

Com a presença do Presidente da Câmara, Dr. José António de Jesus, Vereadores e mais staff do Município, expositores, técnicos e público, foi anunciada a abertura Oficial da “Prova”.

A seguir, José António de Jesus percorreu os stands e teve para com os expositores palavras de simpatia e encorajamento.

Enquanto os primeiros “provadores” iam fazendo a sua apreciação, saboreando o vinho branco do Dão amarelo citrino, aromático, frutado e equilibrado, começava a decorrer, no Mercado Velho, uma prova comentada.

 TARDE FORA

Os Momentos musicais e os Show Cooking iam acompanhando as provas, acompanhadas também com as iguarias artesanais já referidas.

Aposta vencida, havendo sempre algumas coisas a melhorar.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *